A EDIÇÃO ESPECIAL CELEBRA O LEGADO DA MARCA NAS COMPETIÇÕES
Para comemorar o brilhante currículo da Yamaha na motovelocidade, chega ao Brasil a edição especial YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition, uma máquina perfeita para o uso diário e que carrega o DNA de mais de 60 anos de competições e vitórias.
A marca estreou em grandes prêmios mundiais em 1961, no GP da França, e desde então conquistou mais de 500 vitórias com pilotos como Phil Read, Giacomo Agostini, Wayne Rainey, Eddie Lawson, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. O mais recente piloto a integrar esse esquadrão de elite, é Fabio Quartararo, atual campeão e líder da MotoGP na temporada de 2022.
Com produção prevista até dezembro de 2022, esta Edição Especial tem como destaques a pintura branca associada ao famoso Yamaha Speed Block em vermelho. Vem com o number plate amarelo na parte frontal e para-lama dianteiro na cor vermelha. No tanque ainda conta com o emblema alusivo ao aniversário, juntamente com uma faixa vermelha também presente nas laterais da rabeta.
A Edição Especial ainda traz destaques dourados nas rodas, nos garfos e nos emblemas do diapasão, assim como os das Equipes da Yamaha de fábrica. Os manetes são pretos e há um emblema comemorativo especial na tampa da caixa de ar.
A nova YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition estará disponível na rede de concessionários Yamaha na segunda quinzena de maio, e tem o preço público sugerido de R$ 30.890,00 + frete, e para o Estado de São Paulo, R$ 31.902,00 + frete.
MAIS SOBRE A YZF-R3 WORLD GP 60TH ANNIVERSARY EDITION
Um breve olhar sobre a YZF-R3 já é o suficiente para notar que ela carrega o DNA R Series da Yamaha, presente nas superesportivas YZF-R6 e a YZF-R1. Essa inspiração pode ser notada sobretudo no design da parte frontal da carenagem com os dois faróis e luzes de posição inteiramente em LED, e no duto de entrada de ar em forma de M, inspirado nas YZR-M1 do campeão Fábio Quartararo. Esse duto central entre os faróis tem a função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor. Toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento.
Também merece destaque quando o assunto é design, o belo painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Seu visual é arrojado, com um layout mais limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica. E o melhor, ele é supercompleto, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodrômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.
Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo.
Utilizado em modelos de alta cilindrada, o Shift Light é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.
O mesmo arrojo e agressividade de seu design esportivo estão presentes em sua performance e desempenho, tanto dentro das pistas, com a R3 Cup e o Campeonato Mundial de SuperBike 300, quanto nas ruas e estradas. Graças ao seu consagrado motor de alta performance, ela é capaz de oferecer respostas rápidas ao acelerador, força em baixas e médias rotações e ainda empolgar nos giros mais altos.
De concepção moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção, o motor bicilíndrico em linha da R3 tem a capacidade cúbica de 321 cc. Ele conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente. Nele, os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição), e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.
Além do poderoso motor, outra marca registrada da R3 está em sua surpreendente agilidade. Tudo nela foi pensado para torná-la uma motocicleta rápida e equilibrada, características bem-vindas em qualquer situação de uso. Um bom exemplo do esforço da Yamaha neste sentido, é o seu escapamento. Do tipo 2 x 1, ele conta com sistema de câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa.
Contribui para agilidade e facilidade de ser pilotada, a união de seu baixo peso de 171kg em ordem de marcha com à competente ciclística. Outros importantes fatores neste quesito, é o chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior e as suspensões, que conciliam resistência com leveza, promovendo estabilidade e firmeza na pilotagem. Os amortecedores dianteiros que equipam a geração são do tipo USD (Up Side Down) com 130mm de curso, capazes de garantir um incrível equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo.
A maior vantagem da suspensão invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente à torções, principalmente em curvas e nas frenagens. Na traseira, a suspensão da R3 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.
Como uma digna superesportiva, a YZF-R3 também impressiona pela capacidade de frenagem em curtos espaços, freando tão bem quanto acelera. Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298mm de diâmetro. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único. Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS. Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo – ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando o controle.
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