Evento organizado pela marca japonesa teve o intuito de apresentar e contar as experiências dos pilotos patrocinados

Texto e fotos: Cléber Grafietti

Yamaha Racing

Após alguns anos de muitos desafios e conquistas, a Yamaha Racing reuniu a imprensa no dia 6 de setembro de 2017 numa coletiva bastante descontraída no restaurante Mocotó, na Zona Norte de São Paulo (SP). Os responsáveis pela coletiva e equipe, Laner Azevedo e Pedro Pierotti, apresentaram os resultados alcançados, as metas e projeções para os próximos anos, e deram às vezes aos pilotos de rally Rodrigo Khezan e Ricardo Martins, junto com o piloto de pista Rafael Paschoalin, falarem sobre suas motocicletas e as inúmeras histórias desta última temporada.

O piloto Ricardo Martins, que está há 5 anos na Yamaha, contou sobre usas façanhas a bordo da sua WR450F, como seu bicampeonato no Rally Cross Country e campeão brasileiro no Rally Baja 2013.

Já o piloto Rodrigo Khezan foi bastante desafiado e superou as expectativas ao completar em 2017 o Rally dos Sertões com uma Ténéré 250 original, que teve poucas adaptações, como colocação de pneus de cravo e relação apropriada, mas mantendo suspensão, motorização, escapamento, entre outros itens originais, mostrando a todos o quanto essa motocicleta é “pau pra toda obra”. O piloto, que é muito experiente, com mais de 12 anos de rally, também pilota a TTR230 no campeonato brasileiro de Rally Baja, e está buscando novas conquistas para a Yamaha Racing.

E o conhecidíssimo piloto de pista Rafael Paschoalin contou sobre sua passagem pela América do Norte, acelerando fundo uma Yamaha MT-07 e conquistando o excelente segundo lugar na categoria middleweight, na dificílima subida de Pikes Peak 2017, além da sua estreia com pódios nas corridas insanas de Flat Track montado numa YZ450F. Ele falou, também, de como foi seu curtíssimo período de adaptação, acerto da motocicleta e toda aquela atmosfera que envolve este cultuado modelo de competições tão difundido pelas terras do Tio Sam. Rafael revelou ainda como é seu trabalho de coaching pegando no pé da molecada que está iniciando no motociclismo pela categoria Cup R3.

Muitas conquistas e desafios foram enfrentados nos últimos tempos e, certamente, isso é só mais combustível para que as próximas temporadas sejam repletas de títulos e novidades. Sucesso à equipe Yamaha Racing!

VEJA TAMBÉM: Galeria de fotos: Yamaha MT-03.