A marca dos diapasões mostrou todos os detalhes da nova esportiva com motor da MT-07

Com a queda na popularidade das supersport de 600 cc, a Yamaha tomou a ousada decisão, no ano passado, de remover a icônica R6 de sua gama de estrada. Em vez disso, a gritante tetracilindrica viverá somente como um modelo de pista, embora fosse bastante óbvio que a Yamaha estava procurando tapar o buraco em sua gama.

A moto para isso é a nova R7, modelo esportivo derivado da MT-07, com toda a atitude e estilo de uma moto esportiva Yamaha R-Series, mas com o motor CP2 da naked.

Novidades da R7
A mudança mais notável na moto é a introdução de uma impressionante carenagem inspirada na R1M. Desde a entrada de ar montada centralmente até a forma do tanque de combustível e unidade do assento. A R7 parece mesmo uma máquina R-Series. Montada na entrada de ar frontal, há uma pequena luz de LED, com luzes diurnas em forma de Y subindo pelas laterais. As influências da R1 não param por aí, a rabeta também apresentando recortes aerodinâmicos, como visto nas motos mais esportivas da empresa.

Outra novidade bacana é a introdução de um garfo invertido totalmente ajustável e pinças de freio radiais com 4 pistões, ítens que refletem o caráter mais esportivo do modelo e ajudam na pilotagem mais agressiva, em pista. Além disso, o modelo também recebe uma embreagem deslizante e assitida, que reduz o peso no acionamento e auxilia nas reduções agressivas.

O motor é o conhecido CP2, em sua última variação que atende ao Euro5, e produz 72 cv a 8.750 rpm e 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. Para 2021, o CP2 ganha uma nova ECU, escapamento revisado com novo catalisador, dutos de admissão otimizados e novas configurações de injeção de combustível. Além disso, a R7 terá uma relação ligeiramente reduzida para melhor a aceleração.

A R7 também apresenta uma geometria revisada em comparação à irmã naked. O trail é o mesmo, 90mm, embora os garfos sejam mais inclinados na R7 – 23,7 ° em comparação com 24 ° na MT-07. Isso torna a distância entre eixos da R7 5 mm mais curta que na MT-07, com 1.395 mm. A distribuição de peso é de 51/49 de frente para trás. A suspensão traseira é um amortecedor com link montado horizontalmente ajustável para pré-carga e retorno.

A posição de pilotagem também muda bastante com semi-guidões montados abaixo da mesa e um assento ligeiramente mais baixo que estes. As pedaleiras também foram reposicionadas, estão mais elevadas e recuadas, o que permite maior ângulo de inclinação nas curvas.

Estará disponível em duas cores: preto e azul, e preços partem de 8 mil libras no Reino Unido, ou seja, quase 60 mil reais. Porém, dado que a MT-07 sair por R$ 41.190 aqui, ainda há alguma esperança de que, se o modelo vier, custe um pouco menos que o valor sugerido no Reino Unido.

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