motocicleta yamaha ténéré 700 2025 arrancando em estrada de terra

Após anunciar sua chegada em junho do ano passado, finalmente marca confirma o início das vendas. Modelo que será vendido por aqui foi apresentado no EICMA 2024 e é a mais recente versão da moto aventureira. Ela já tem preço sugerido e entrará em pré-venda no mercado brasileiro na próxima segunda-feira (31/03).

Depois de termos anunciado sua vinda ao Brasil, a novíssima Yamaha Ténéré 700, apresentada globalmente durante o EICMA 2024 (Salão de Milão), já tem preço sugerido no Brasil. O modelo é o único da categoria com a garantia de quatro anos e Revisão Preço Fixo, exclusividades da Yamaha.

Os entusiastas brasileiros da lendária motocicleta genuinamente off-road poderão reservar o modelo a partir da próxima segunda-feira (31/03) para se tornarem os primeiros proprietários da nova Yamaha Ténéré 700. Confira os detalhes abaixo.

O legado da Yamaha Ténéré

A icônica Ténéré, moto que dominou o Rali Paris-Dakar na década de 1990, será para sempre lembrada como uma das muitas motocicletas lendárias na história da Yamaha. E a Ténéré 700 honrou essa herança quando o caminho para o Próximo Horizonte foi revelado em 2018.

Proporcionando uma pilotagem aventureira genuína para qualquer lugar com um pacote leve e acessível, a Ténéré 700 foi um sucesso imediato que transformou o mundo do motociclismo de aventura.

Com uma especificação superior e um novo estilo de rali ousado, a Ténéré 700 passou por uma evolução significativa que mantém a Yamaha na vanguarda desta categoria cada vez mais desejada.

Perseguindo o Próximo Horizonte: a nova Ténéré 700

Equipada com o lendário motor bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689 cc com 68,9 cv de potência a 9.000 rpm, 6,6 kgf.m de torque a 6.500 rpm, taxa de compressão de 11,5:1 e refrigeração líquida, a nova Yamaha Ténéré 700 tem o novo acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que proporciona respostas rápidas e precisas. Mais do que nunca, a Ténéré 700 é uma moto capaz de levar seu condutor para muitos lugares, sem limite.

O mais recente design aventureiro da Yamaha

Inspirada nas famosas motos de rali da Yamaha do passado e do presente, a Ténéré 700 ostenta um visual totalmente novo combinado com ergonomia desenvolvida para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road.

A silhueta da Ténéré 700 se mantém icônica, alta e ereta (com design vertical), na parte dianteira, afinando na compacta traseira. Ela leva em conta as lições aprendidas ao longo de décadas vencendo provas de rali, combinando harmoniosamente funcionalidade, ergonomia e desempenho para proporcionar a pilotagem mais envolvente em todas as condições. O design frontal oferece excelente visibilidade e proteção para o piloto, em grande parte graças ao para-brisa de uma peça, enquanto a seção central e traseira minimalista contribui para uma posição de pilotagem que dá ao piloto bastante espaço para posicionar seu corpo, com atenção especial aos pilotos que querem se levantar e redistribuir o peso do corpo ao pilotar off-road, em pé.

O tanque de combustível foi movido para a frente para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo a linguagem de design clássica da Ténéré e a parte superior do tanque de 16,2 litros agora fica mais baixa. Essas mudanças contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem.

Vista de frente, a Ténéré 700 ostenta o visual clássico de “torre de rali”. O novo design do farol apresenta quatro projetores de LED individuais empilhados em uma estrutura de alumínio, no estilo dos modelos de rali contemporâneos da Yamaha, com a montagem do suporte em forma de “Y” dando um visual distintamente novo. Onde muitas motos de aventura podem parecer volumosas, as novas carenagens da Ténéré 700 transmitem sensação de leveza, mas permanecem resistentes e prontas para lidar com qualquer situação que o piloto desejar enfrentar.

É importante destacar que se trata de uma motocicleta que tem capacidades off-road genuínas e a roda dianteira de 21 polegadas não está presente no modelo por acaso. Ela foi projetada para enfrentar qualquer estrada, pavimentada ou não, com bastante distância do solo e suspensão de longo curso configurada para absorver até as condições mais desafiadoras

Suspensão dianteira ajustável de competição

Qualquer moto off-road precisa de um design de suspensão de alto nível e longo curso, especialmente para o que se propõe, e a nova Ténéré 700 se beneficia da suspensão dianteira desenvolvida para competição.

Os novos garfos invertidos são projetados para enfrentar até mesmo os terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para impressionantes 240 mm de distância do solo.

Os garfos dianteiros da Yamaha Ténéré 700 são totalmente ajustáveis. Os ajustes de compressão e retorno do amortecedor podem ser realizados com precisão girando parafusos em cada extremidade dos garfos. Além disso, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado também na parte superior de cada garfo.

Suspensão traseira desenvolvida para rali

Assim como a suspensão dianteira da nova Ténéré 700 excede as expectativas de uma moto de alta cilindrada para aventura, a suspensão traseira foi projetada para oferecer um passeio suave e estável na estrada e no off-road. A nova configuração combina um novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno.

Desenvolvido como resultado do feedback do programa de Rally Raid da Yamaha, o novo link progressivo da suspensão traseira foi redesenhado e melhorou a capacidade de amortecimento da suspensão, com o curso da roda de 200 mm.

O resultado é uma configuração de suspensão traseira que fornece excelente feedback ao piloto e desempenho consistente, não importa quão difíceis sejam as condições.

Painel e comandos premium elevam a experiência de pilotagem

A Yamaha Ténéré 700 estreia um painel TFT colorido premium de 6,3 polegadas, com estilo e funcionalidade excepcionais, além de dois temas disponíveis: EXPLORER e STREET.

o painel da nova yamaha ténéré 700 é em TFT no estilo torre de navegação

O tema EXPLORER foi concebido para elevar a experiência de condução para todo tipo de terreno, assegurando que todas as informações essenciais estão acessíveis num simples olhar. Este tema apresenta um estilo digital dinâmico, refinado e moderno, combinando o apelo estético com a funcionalidade prática para uma experiência de condução intuitiva. Já o tema STREET está mais próximo dos primeiros modelos Ténéré, incorporando um design mais tradicional de estilo analógico.

Instalado verticalmente em um design inspirado em “roadbooks” de Rally Raid, a tela oferece conectividade com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração perfeita de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “Turn-by-Turn” pelo aplicativo Y-Connect. Esses recursos podem ser controlados usando o joystick no punho esquerdo, o que significa que o motociclista pode assumir o controle sem precisar parar ou mesmo tirar as mãos do guidão.

yamaha ténéré 700 vista de lado com cena de deserto ao fundo

Para facilitar a integração perfeita com o smartphone do usuário, a motocicleta vem com uma tomada de carregamento USB Tipo C como padrão. A tomada é protegida por uma tampa à prova d’água e está convenientemente situada no lado direito do cockpit, garantindo que os dispositivos móveis permaneçam totalmente carregados mesmo nas viagens mais longas.

O display TFT de 6,3 polegadas permite que o piloto verifique claramente a velocidade, rotações do motor e navegação, enquanto outros recursos incluem medidor de combustível, consumo médio de combustível, temperatura ambiente e um indicador de marcha engatada.

Complementando o novo painel TFT estão os novos comandos do guidão, que oferecem mais funcionalidade e tornam a navegação pelas muitas funções fácil e intuitiva.

yamaha ténéré 700 sendo pilotada na terra entrando em curva de forma agressiva

Projetados ergonomicamente para fácil operação, circuitos impressos flexíveis são usados para permitir que cada comando manipule mais funções por meio do uso de um joystick de cinco direções. Além disso, os indicadores de direção foram atualizados, com novos recursos adicionados ao comutador do lado esquerdo: a seta pode ser configurada para sinalizar três vezes e apagar ou então sinalizar continuamente por mais tempo e apagar automaticamente.

ABS e Controle de Tração comutáveis para o máximo controle off-road

Dando ao piloto da Ténéré 700 o controle máximo em um ambiente off-road, os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície.

O TCS tem duas configurações, ligado e desligado, e pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS. Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS.

Para o ABS, o Modo 1 é o padrão e ativa o sistema antibloqueio nas duas rodas, enquanto o Modo 2 desativa o ABS apenas na traseira. O Modo 2 é particularmente útil em superfícies com algum cascalho, permitindo a liberdade do piloto de aproveitar do giro da roda traseira em curvas, mas tendo a garantia do ABS na frente. O Modo 3 desliga a intervenção do ABS e entrega o controle total da frenagem ao piloto, fornecendo aos motociclistas experientes o máximo controle em quaisquer superfícies. Esses modos podem ser selecionados por meio do menu no painel TFT.

Cores e disponibilidade

A pré-venda da novíssima Ténéré 700, modelo Yamaha desenvolvido para a prática de off-road, aventuras em trilhas e viagens longas, começará na próxima segunda-feira, dia 31 de março de 2025, 12h00 (horário de Brasília). Os interessados devem acessar o site oficial da Yamaha (https://www.yamaha-motor.com.br/tenere-700/product/30143) para fazer a reserva mediante o pagamento de R$ 7.000,00.

A nova Yamaha Ténéré 700 tem preço sugerido de R$ 72.990,00 (além de frete e seguro), com quatro anos de garantia e Revisão Preço Fixo, exclusividades da Yamaha. Disponível nas cores Racing Blue (Azul Metálico), Frozen Titanium (Cinza Fosco) e Sky Blue (Azul Sólido), a Yamaha Ténéré 700 será produzida no Brasil, em Manaus (AM), a partir de agosto, com a chegada à rede de concessionárias Yamaha prevista para o mês de setembro.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui