Modelo baseado em uma XSR 900 lançada em 2016 e equipada com motor de 890 cc capaz de desenvolver 119 cv de potência e 9,5 kgf.m participará das provas de subida de montanha.
A Yamaha também está presente no Goodwood Festival of Speed 2023 com um protótipo de motocicleta específico chamado Yamaha XSR 900 DB40 .
Segundo relatos, este modelo é baseado em uma XSR 900 , lançada em 2016 e equipada com motor de 890 cc capaz de desenvolver 119 cv de potência e 9,5 kgf.m de torque máximo, números certamente interessantes se considerarmos que ela pesa apenas 193 kg.
No entanto, o protótipo apresentado em Goodwood celebra o chassis que sustenta este modelo. Vamos falar sobre o Yamaha Deltabox , que foi introduzido pela primeira vez nos anos 80 em motocicletas de corrida e atualmente está presente em quase todos os modelos mais importantes produzidos pela fabricante japonesa de motocicletas.
O Deltabox foi projetado para garantir a máxima rigidez torcional. Possui uma estrutura triangular que conecta o tubo dianteiro ao pivô do braço oscilante e também possui uma seção transversal em forma de caixa.
A primeira vez que a Yamaha usou o Deltabox foi em 1982 com a YZR 500 OW61 Grand Prix. Três anos depois, em 1985, o quadro estreou na primeira moto de corrida de produção: a Yamaha TZR 250.
Voltando ao protótipo Yamaha XSR 900 DB40, DB significa Deltabox enquanto 40 se refere ao número de anos que o quadro está no mercado. Este protótipo de duas rodas será conduzido montanha acima todos os dias até amanhã por vários pilotos notáveis, incluindo Niall Mackenzie , Simon Hancocks e Chris Newbigging.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s go together!