Duas versões e uma certeza: o prazer na pilotagem!

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

 

Yamaha XTZ 150 Crosser 2018

Apresentada no Salão Duas Rodas de 2017, a nova Crosser 2018 chega com inovações ao oferecer duas opções do modelo: a “Z”, com para-lama alto, e a “S”, com para-lama baixo, potencializando a sua versatilidade e atendendo clientes que desejam estilos diferentes, seja qual for o destino, com um visual mais aventureiro ou mais urbano. Neles, além dos diferenciais que são a marca registrada da Crosser, como a versatilidade, conforto na pilotagem, economia de combustível e a robustez mecânica, ela também chega com 3 anos de garantia, agregando ainda mais valor ao modelo.

A Crosser 2018 foi desenvolvida para oferecer a melhor experiência de pilotagem, levando em consideração as características das ruas brasileiras. Esta motocicleta foi desenhada em conjunto por engenheiros brasileiros e japoneses especificamente para atender o uso diário do consumidor nacional que não abre mão de conforto, economia de combustível e busca ótima performance.

Produzida em duas versões de cores, a “Dakar Areia” (bege sólido) e a “Competition Blue” (azul sólido), a inédita versão “Z” traz como maior diferencial, o “Up Fender”, um para-lama alto de formas arrojadas. Além do aspecto mais aventureiro, ele permite incursões ao fora de estrada em meio à lama.

Na Crosser Z os protetores da suspensão dianteira também são novos, garantindo proteção em dobro do garfo dianteiro para evitar danos causados por impactos de pedras, poeira ou qualquer outro detrito. A carenagem do farol é outra novidade. Seu design moderno se integra perfeitamente ao novo para-lama e ao restante da moto, como as carenagens do tanque, que conta com entradas de ar funcionais.

Mesmo sendo o para-lama alto o destaque estético na nova versão da Crosser Z, suas linhas – assim como da versão S – continuam fortes, agressivas, robustas e modernas, e agora com grafismos que inspiram a aventura. Na versão “S”, permanece o para-lama baixo, porém com a nova carenagem, cujo desenho é mais moderno e arrojado. Outro refinamento estético que torna a Crosser S ainda mais bonita, transmitindo maior sofisticação, é o acabamento em preto fosco das tampas laterais do motor.

 

Painel de instrumentos

O painel é bonito, moderno e completo. Ele é equipado com conta-giros analógico, relógio, fuel trip e um visor LCD digital, além do exclusivo indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total. A iluminação, na cor branca, é eficiente e permite uma ótima leitura das informações.

Segurança

Seu conjunto óptico apresenta farol com lâmpadas alógenas e piscas com lentes transparentes. Ambas versões da Crosser são equipadas com lampejador de farol alto, o que proporciona ainda mais segurança ao piloto, por exemplo, no momento de ultrapassagem.

Para completar, as rodas raiadas com aro 17” (traseira) e 19” (dianteira) são próprias para diferentes terrenos. O para-lama dianteiro, próximo à roda, permite uma dirigibilidade sem trepidação e ainda protege a área de deslizamento do garfo dianteiro de impactos de pedras e outros detritos. O bagageiro moderno com alças de apoio em alumínio resulta em praticidade e segurança, e tem capacidade de carga de 7 kg.

Desempenho

Na Yamaha Crosser 2018 a alimentação do motor é feita por um moderno sistema de injeção eletrônica de 12,2CV (gasolina) e 12,4CV (álcool) Blue Flex de 2ª geração, sistema que permite o uso eficiente de gasolina, etanol ou mistura em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência. O tanque de combustível tem capacidade de 12 litros.

Seu escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha, combinando com sua melhor tecnologia de exaustão e garantindo o fluxo de ar ideal, temperatura e controle de emissões.

O sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas Yamaha, tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc, fazendo assim com que o desempenho e performance da motocicleta seja otimizado e todo o torque e potência seja entregue com fidelidade.

Conforto

Outro diferencial encontrado na Crosser 150 é o sistema de suspensão/amortecimento Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível, e oferece mais conforto, absorvendo melhor os impactos e contribuindo na concentração de massa para melhorar a estabilidade da motocicleta.

Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz outro diferencial, o guidão é ajustável, o que possibilita explorar mais ainda sua versatilidade e aumentar a sensação de conforto. O assento, em dois níveis, foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio de lombar e evitar o impacto entre capacetes durante frenagens, deixando a garupa em uma posição ergonômica adequada, permitindo ter um ponto de visão acima do piloto.

VEJA TAMBÉM: Checklist: conheça os diferentes tipos de motocicletas.