Segundo a imprensa britânica, icônicas esportivas podem deixar de ser fabricadas por conta de limitações para atenderem à Euro5+
Foi relatado que a Yamaha pode descontinuar a produção de sua icônica superbike YZF-R1 na Europa, incluindo o modelo R1M, que vem equipado de fábrica com itens especiais de competição. Esta decisão foi atribuída à falta de atualizações para cumprir os últimos regulamentos Eu5+. Se confirmada, esta mudança marcaria o fim da icônica R1, lançada pela primeira vez em 1998, e poderia deixar a Yamaha sem um modelo de produção na categoria de litros num futuro próximo.

De acordo com um comentário oficial citado em vários relatórios da Yamaha UK (Reino Unido), foi dito que: “a Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da Yamaha R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que fornecerão oportunidades futuras.”
O prazo para a venda de motocicletas que não cumpram a norma Euro5+ será 2025, enquanto a regulamentação Euro6 não deverá chegar muito mais tarde nesta década.
Isso não significa que as motos de corrida baseadas na R1 desaparecerão tão cedo. A Yamaha R6 foi descontinuada em 2021 como modelo de estrada, mas ainda está disponível para venda como moto de pista no Reino Unido, sublinhando a sua popularidade entre os entusiastas de track-day e de corridas graças ao seu fácil manuseio e regimes de motor de alto desempenho.

O mesmo poderá ser o futuro da Yamaha R1 e R1M, visto que são muito populares em diversos campeonatos internacionais, como WSBK, BSB e MotoAmerica . O tempo dirá para que lado sopra o vento, considerando que alguns regulamentos exigem aprovação de estrada para competir no campeonato.
Mais detalhes provavelmente serão revelados nos próximos meses.
Nós, que há muitos anos já não contamos com a R1 entre nós, não nos afetará em nada, mas será uma pena se este ícone do mundo da velocidade deixar as linhas de produção.
Não acha? Diz aí.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!