Mais uma festa biker na encantadora cidade de Penedo

TEXTO E FOTOS CLAUDIA TERRA

VÍDEO: CHRISTIAN CRUSADERS

O 1º Riders To Cross Penedo foi realizado com entrada livre no belíssimo City Park Hotel, em Penedo, Rio de Janeiro, nos dias 01 e 02 de novembro com muito Rock n’ Roll e alegria, e proporcionou reencontros e novas amizades com as lendas do motociclismo clássico, como o moto clube Balaios, Falcões de Aço, Cruz de Ferro e dezenas de outros, além da presença dos maiores representantes de mídia motociclística do Brasil, como a Revista Moto Adventure e o blog Entusiasta, organizado por Christian Crusaders e Missionários MCC. De acordo com organizadores, a confraternização reuniu 93 moto clubes vindos de diversos estados e mais de 700 motos de vários modelos e cilindradas. Mais de 200 motociclistas pernoitaram no hotel e mais de 1.500 estiveram presentes no evento, além de vários expositores convidados, que apresentaram seus produtos e serviços sem nenhum custo.

Penedo é uma colônia que surgiu privilegiando o estilo de vida nórdico, vegetariano, apresentando um estilo natural, com liberdade, preservação, amor e respeito pela natureza e aos princípios religiosos. Turistas eram atraídos não somente pela presença finlandesa, mas também pela possibilidade de contemplação da natureza, junto às montanhas e ao vizinho Parque Nacional de Itatiaia, criado em1.937. Penedo é um bairro e parque ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado brasileiro do Rio de Janeiro. É a principal colônia finlandesa no Brasil. A magia de Penedo esta nas ruas, lojas com referências aos elementos da natureza e nas pessoas que sempre recebem todos com grande alegria. Há uma história de que Toivo Uuskallio, o idealizador e fundador da Colônia Finlandesa de Penedo, em seu livro “Na Viagem em Direção à Magia do Trópico”, onde ele diz ter recebido um chamado superior para deixar sua terra natal e migrar para o Sul longínquo. O chamado era muito forte. E, assim, em meados de 1.927, embarcou para o Brasil e fundou Penedo, colônia hippie, de estilo alternativo, natural, uma revolução na época. Uma vibe paz e amor!

E, em nosso tempo, alguns dos principais pilares da colina de Penedo seguem fortes, como respeito à natureza, vegetarianismo e liberdade sempre em pauta, a liberdade vivida em muitas formas, como no motociclismo que sempre tem Penedo como referência de grandes eventos. E a religiosidade também se manifesta no motociclismo, com clubes cristãos como o Christian Crusaders e Missionários MCC. Eles realizaram um belíssimo evento 100% biker original, clássico, Old School, que reuniu vários clubes lendas do motociclismo tradicional do Brasil como Balaios, Cruz de Ferro e vários outros em grande harmonia e alegria. O sucesso encantou e surpreendeu os organizadores que tiveram a primeira experiência na realização de um encontro aberto a todos os motociclistas. O 1º Riders To Cross Penedo foi realizado no City Park Hotel, que tem como proprietário Antônio Ribeiro, que também é membro do Christian Crusaders. O hotel três estrelas está se tornando uma referência para os motociclistas e já recebeu outros clubes como o Balaios, que neste ano celebra seus 50 anos de fundação.

Claro que o veganismo continua presente em Penedo e crescente em todo o planeta. Em Penedo, encontramos o Petit Goumet (https://www.facebook.com/petitgourmetpenedo), restaurante familiar, com seu fundador, Octavio Ribeiro, que começou com vegetarianos no passado, com pouca demanda de clientes. Passou a servir um menu com pratos tradicionais, porém, sem perder o seu lado vegetariano e vegano. O restaurante produz muitos dos alimentos servidos, como verduras, legumes e frutas, tudo orgânico. “O restaurante foi fundado em 2011. Sempre tivemos opções vegetarianas e veganas. Fazemos nosso incrível azeite de manjericão e molho chimi churri para vender. Nossa comida é artesanal, tudo feito aqui, como o molho de tomate, purê de banana da terra assada, as farofas de maracujá. A nossa foccacia de manjericão feita com a farinha italiana 00. Ótima comida, ótimo atendimento, ótima opção para vegetarianos e veganos e para quem deseja alimentação saudável”, diz Octavio Ribeiro.

O 1º Riders to Cross Penedo atingiu seu objetivo maior, o de reunir representantes do motociclismo clássico de diversas bandeiras e ideologias em um mesmo espaço, em paz e amor, pelo estilo de vida em duas rodas. “Nosso objetivo é mostrar que é possível existir um clube extremamente tradicional, sendo cristão. Pois este foi o primeiro evento cristão no Brasil que reuniu as lendas do motociclismo e os brasões mais fortes da nossa história. Conseguimos chegar à nossa meta, que foi demonstrar a seriedade do nosso grupo e o respeito ao qual damos e recebemos dos clubes tradicionais. Nos Estados Unidos, o clube celebrou o aniversário de 40 anos em uma festa aberta. A cada 10 anos fazemos uma festa desta. E todos os anos, no final de julho, realizamos em Whashington, USA, a reunião mundial, onde todos os chapters do mundo se encontram”, explica Christian Crusaders.

“O objeto principal da nossa confraternização em reunião é divulgar a palavra de Deus. Eu estou no ministério há quase 4 anos, somos um clube cristão com o objetivo de alcance, resgate para honra e a glória do senhor Jesus, mas nós seguimos algumas regras administrativas de moto clube de irmandade. Seguimos a Bíblia Cristã, porém, nós não pertencemos a igreja nenhuma, nós temos integrantes de todas as denominações em nosso clube. A gente realmente crê no amor de Jesus Cristo pela humanidade e trabalhamos em cima disso. Não condenamos, criticamos e julgamos ninguém. Nós não podemos aliciar ninguém a pertencer ao ministério, não podemos convidar ninguém a participar, porque nós entendemos que para participar desse movimento a pessoa tem que sentir, tem que estar ciente do chamado de Deus, então se ela quiser ingressar no ministério é ela e Deus, e será bem-vinda!”.

As mulheres não são excluídas no Christian Crusaders, em primeiro lugar por medida de segurança, porque a gente vai a muitos lugares que não seriam adequados para elas. Nós visitamos alguns lugares mais sombrios, perigosos. Mas a mulher, na palavra de Deus, diz que ela é parceira do marido e isso não a coloca na posição de inferioridade, pelo contrário, está escrito na Bíblia que é ela igual. Nós não conseguiríamos andar na rua sem estar coberto com a oração de nossa esposa, sem você ter a sua casa organizada. As esposas dos membros em nosso ministério sempre estão com a gente. A palavra de Deus nos obriga e instrui que ela seja tratada com igualdade, que tudo seja feito de comum acordo, mas a palavra final é do homem. Por tradição, temos o maior respeito para podermos ter maior abertura e pregar o evangelho”, diz Antônio Ribeiro.

O Missionários Moto Clube Cristão foi fundado em Brasília (DF) em 30 de abril de 2010 e tem experiência na realização de eventos abertos. “Temos uma reunião semanal aberta em todas as sedes, sub sedes e representações espalhadas pelo mundo. Além disso, comemoramos o aniversário do clube anualmente com um evento aberto na nossa Sede Mundial em Brasília/DF. E temos ainda encontros fechados que não são divulgados. Temos representações nos Estados Unidos e na Irlanda. No Brasil, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Paraíba também contam com representates”, diz Jhonny Noronha, presidente do Missionários MCC.

O Moto Clube Christian Crusaders foi criado nos Estados Unidos em 1979. Tem membros em mais de 10 países, e no Brasil está presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará. E os membros do clube se referem ao moto clube como ministério e não um clube, como tradicionalmente acontece. É um clube cristão, segue a Bíblia, livro sagrado do cristianismo. Membros sempre estão na estrada em longas missões a bordo das motocicletas. Muitos membros americanos sempre estão rodando aqui pelo Brasil. “Nós fazemos viagens longas. Rodamos praticamente nas regiões em que estamos situados. Gostamos de rodar onde somos bem recebidos. Com certeza, o que os bikers americanos gostam no Brasil é do churrasco”, diz Chistian Crusaders.

“Para mim tudo começou com gratidão de ter sido convidado para um evento atípico, que reuniu fé, irmandade, igualdade, consideração entre outros. Creio que a palavra de destaque tenha sido ‘respeito’, pois a harmonia entre os participantes independente de classe, cor ou credo foi total. Um outro ponto que destaco foi que o evento conseguiu reunir um número significativo de irmãos das antigas. Temos 28 anos de estrada e paixão pelo motociclismo, diz Cal Moto, fundador do Moto Clube ‘Nóis na Pista’, de Pirapetinga (MG).

“Este evento conseguiu resgatar os dinossauros do moto clubismo nacional. Búfalos, Balaios, Hells Angels, Cruz de Ferro, Gangster entre outros Old School.

Durante o evento teve churrasco e almoço, tudo grátis. Também teve sorteios de brindes para as mulheres presentes. E claro, muito Rock! Evento que encantou, bela organização e participação 100% biker. “O evento me surpreendeu muito. Foi fantástico! Foi o primeiro evento aberto e alcançou o sucesso. Graças a Deus deu tudo certo”, diz Denise Ribeiro, esposa de Antônio Ribeiro.

O sucesso desta confraternização encantou participantes e organizadores, porém, consideram apenas a possibilidade da realização de mais uma edição para 2020. Muito grata e feliz pelo convite do Christian Crusaders para estarmos nesta festa biker. Somos todos um no amor pelo estilo de vida biker!

Rode seguro, rode sempre!

Links sugeridos: https://www.facebook.com/mmccsaopaulo/, https://entusiastaadventure.blogspot.com/ , https://entusiastaadventure.blogspot.com/p/blog-page.html, https://www.facebook.com/Entusiastamotorcycleaviation, https://motoadventure.com.br/category/in-english/

VEJA O VIDEO QUE FIZEMOS:

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson. Para segui-la, acesse o blog:

Veja Também