Abraciclo promove 21ª edição do Moto Check-up na Marginal Pinheiros, em São Paulo

Moto Check-up

O objetivo do evento é conscientizar cerca de 3 mil motociclistas sobre pilotagem segura e manutenção preventiva das motocicletas

Texto: Redação
Foto: Divulgação

Moto Check-Up

A Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura Regional de Santo Amaro, SPTrans e Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran, promoverá entre os dias 27 e 29 de junho a 21ª edição do Moto Check-Up. Considerado o maior programa setorial de vistoria gratuita de motocicletas e de conscientização sobre segurança no trânsito da América Latina, o evento será realizado no canteiro central da Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), altura do nº 22.002, bairro de Jurubatuba, em São Paulo.

De acordo com a entidade, a expectativa é que cerca de 3 mil motociclistas, no total, participem dos três dias de duração do evento. No Moto Check-up é oferecida a checagem gratuita de 21 itens mecânicos das motocicletas. Em seguida, os participantes assistem a uma rápida palestra sobre pilotagem segura, com abordagens sobre “pontos cegos” e dicas para evitar acidentes. Também são realizadas demonstrações práticas de frenagem correta e, no final, o participante ganha um vale para troca gratuita de óleo da motocicleta.

”Nosso objetivo com esta iniciativa é contribuir para o aumento da segurança do motociclista, que está diretamente relacionada à conduta correta na pilotagem e ao hábito de efetuar a manutenção preventiva do veículo”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

VEJA TAMBÉM: Highway – Pilotando por São Paulo: Lugares “sagrados”.

Sucesso de público

O Moto Check-up é realizado desde 2008 e, ao longo de 20 edições, já atendeu a mais de 40 mil motociclistas em São Paulo (SP), Santos (SP), ABC Paulista, Recife (PE), Brasília (DF), Manaus (AM) e Teresina (PI), entre outras cidades brasileiras. A 20ª edição ocorreu no mês passado, dentro das ações do “Maio Amarelo”, na Marginal Tietê, em São Paulo.

VEJA TAMBÉM: On The Road Brasil: Serras e rastros.

No evento da Marginal Tietê, que contou com 4.020 participantes, foi verificado que cerca de 50% das motocicletas apresentavam desgastes mecânicos. Destas motocicletas, 88% tinham de um a três itens desgastados. Os principais itens em situação irregular apurados foram estes: nível de óleo (16%), luz de freio (15%), freio traseiro (9%), freio dianteiro (9%) e pneu traseiro (8%).

“Os itens com desgastes apurados revelam que os motociclistas precisam atentar mais para a manutenção preventiva e praticar uma pilotagem mais segura. Estas orientações são dadas justamente no programa Moto Check-up e, quando seguidas, contribuem de fato para a maior segurança do motociclista no seu dia a dia”, diz Fermanian.

VEJA TAMBÉM: Trips & Tips – Segurança pessoal em viagens de moto.

SERVIÇO:

21ª EDIÇÃO DO MOTO CHECK-UP.

De 27 a 29 de junho de 2017, das 09h às 16h.

Local: Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), altura do número 22.022 – canteiro central – Bairro de Jurubatuba – São Paulo/SP (Em frente à empresa MWM).

Ingresso: gratuito – evento exclusivo para motociclistas.

VEJA TAMBÉM: Sonho e superação: Viagem de moto para o Deserto do Atacama, Chile.

DEIXE UMA RESPOSTA