É-hora-de-se-preparar-para-uma-longa-viagem-de-moto-adventure-capa.jpg

Os acessórios ideais para o piloto durante uma longa viagem de moto

Leia neste artigo o que nossos parceiros da MotoAtacama revelam a partir de sua larga experiência.

Por Olavo Almeida

Quando estamos nos preparando para uma longa viagem de moto, sempre nos lembramos dos acessórios para equipar a big trail. Proteção, conforto, praticidade e durabilidade estão em constante avaliação na motocicleta. Mas não raramente nos esquecemos de conferir os acessórios ideais para o piloto. Afinal, nós precisamos de equipamentos de proteção e conforto específicos para cada tipo de aventura.

Por isso, preparei uma lista com os principais equipamentos e acessórios pessoais para viagens que utilizamos na MotoAtacama Tours e que podem ajudar você, piloto, na hora de escolher a opção mais indicada.

Capacete

capacete é, de longe, o item mais famoso de segurança para motociclistas. Seja para uma viagem de moto ou para o trânsito, mesmo sendo tão conhecido e de uso obrigatório, há muitas ressalvas a serem feitas sobre seu uso.

Alguns são tão finos e leves que parecem uma casca de ovo, e como tal, são frágeis. Outros são pesados, duros e forrados com tecidos grossos que transformam sua cabeça numa estufa. Então, se pretende passar longas horas em cima de uma moto, saiba de que precisará de um capacete adequado, confortável e que realmente ofereça proteção.

Utilizamos e recomendamos capacetes articulados, conhecidos também como escamoteáveis ou robocop. Esse tipo de capacete pode ser utilizado aberto quando em baixa velocidade ou parado, oferecendo conforto e ventilação. Quando em alta velocidade ou terreno mais acidentado, basta abaixar a “queixeira”, tornando-o fechado, como um capacete convencional, para proteger todo o crânio e face.

Além disso, também deve ser observado o tamanho correto e o formato interno do capacete, para que ele se encaixe ao formato da sua cabeça, sem apertar nem ficar frouxo. Seu interior deve ter forração removível, para que possa ser higienizado da forma correta.

Outro item importante no capacete é a viseira: observe sua resistência e espessura.

Nós já utilizamos muitas marcas e modelos, mas o que mais gostamos foram algumas opções da Schuberth , Shoei, AGV e Arai.

Roupas de proteção

O conjunto Jaqueta e Calça para motociclista deve ser bem avaliado antes da compra. Eles vão proteger a maior parte do seu corpo, tanto contra acidentes quanto com relação ao clima, seja ele frio ou quente.

O material e o modo como foram desenvolvidos devem garantir proteção e também conforto. Para mototuristas que encaram viagens de moto por longas distâncias e podem pilotar por diferentes temperaturas em um único dia, o conjunto deve ser versátil e funcional, impermeável e com grande capacidade térmica.

Na hora de escolher a jaqueta para viajar de moto, dê preferência às jaquetas impermeáveis, porém respiráveis, com entradas e saídas de ar reguláveis. Mesmo em dias de calor, viajando por estradas em alta velocidade, o fluxo de ar dentro da jaqueta acaba refrescando o piloto, evitando que passe calor excessivo. Em caso de mudança de temperatura, basta fechar as entradas de ar. Outro ponto importante é a impermeabilidade, que deve assegurar que o piloto fique seco mesmo pilotando debaixo de chuva considerável.

Como os pilotos possuem variados formatos de corpo, a jaqueta deve ter regulagens mais específicas, podendo ser ajustadas para melhorar o conforto. Geralmente, os ajustes são na cintura, punhos e peitoral.

#DICAS: 

  • Algumas jaquetas possuem compartimento para bolsa de hidratação, isso evita que o motociclista pare a viagem para se hidratar e proporcionando maior autonomia sem prejudicar sua saúde. 
  • Outra dica é escolher um modelo com bolsos volumosos e impermeáveis, para facilitar o transporte de carteira, documentos e outros itens de uso pessoal.

As calças para motociclistas devem seguir os mesmos pré-requisitos da jaqueta quanto à impermeabilidade e ajustes. Dê preferência às calças que possuem abertura na altura da canela, pois facilitam na troca de roupa e também para vestir a bota.

Vale ressaltar que tanto a calça quanto a jaqueta para viagem de moto devem ter proteções removíveis e reguláveis. Essas proteções são ajustadas em bolso internos, na altura dos pontos de maior exposição em caso de acidentes, como joelhos, lateral do quadril, cotovelos e braços. Algumas jaquetas oferecem também o protetor de coluna, semelhante aos utilizados em motocross.

Nós utilizamos e recomendamos o Conjunto DURBAN / GORE-TEX da AlpineStars, por conter todas as características citadas, além de ser extremamente confortável. Experimente na sua próxima aventura!

Se deseja mais indicações sobre este assunto, clique aqui e assista ao vídeo em que o Eduardo Generali, piloto e instrutor da MotoAtacama, comenta sobre as peças-chave que todo motociclista de longas distâncias deve priorizar para garantir mobilidade, conforto e segurança.

E as roupas de compressão?

Com o avanço da tecnologia de vestuário, ganhamos mais conforto para fazer uma viagem de moto. Muitos pilotos já utilizam roupas de compressão por baixo das roupas de pilotagem. Desenvolvida para atletas, esse tipo de vestimenta oferece muitas vantagens.

Mas Olavo, o que preciso saber sobre elas?

Bom, em primeiro lugar, elas foram criadas há mais de meio século, sendo utilizadas para a melhora dos tecidos e circulação em pacientes pós operatório. Recentemente passaram a integrar o guarda-roupa de atletas profissionais e amadores. 

O principal benefício da roupa de compressão é a melhora do retorno venoso, reduzindo a fadiga muscular, principalmente para quem passa longas horas pilotando praticamente na mesma posição. Outra vantagem é o reforço do tecido fascial (que recobre músculos e órgãos), reduzindo a vibração dos músculos e diminuindo o gasto energético excessivo. A recuperação após a atividade física – no caso do piloto, após longas horas acelerando – também é mais eficiente quando se utiliza esse tipo de acessório.

Na lista de produtos de compressão existem meias, calças, bermudas, camisas, manguitos, macaquinho completo.. você escolhe qual peça usar, ou todas!

O poder da segunda pele em uma viagem de moto

A segunda pele, aparentemente, é semelhante às roupas de compressão, porém tem um objetivo bem diferente. Geralmente, é utilizada como camada de isolamento térmico para dias de frio. Ela funciona eliminando todo o líquido (suor) produzido pelo corpo, evitando o resfriamento da superfície da pele. Dessa forma, as roupas de frio passam a ter uma eficiência maior no aquecimento.

Há também opções de segunda pele para dias quentes. Elas atuam causando uma sensação de resfriamento na pele, como se você estivesse em uma sombra, além de ter proteção contra raios UVA/UVB.

Os modelos de segunda pele são muito utilizados por montanhistas e, em sua maioria, são produzidos com compostos especiais que não retém odor, ou seja, podem ser vestidos por vários dias seguidos.

Atualmente, já existem opções no mercado de vestuário para motociclistas, com diversas marcas, preços e estilos, que atendem a todo tipo de piloto. 

Gostou? Já usa? Não tem mais desculpa para pegar a estrada sem os equipamentos adequados, certo?

Nós utilizamos algumas marcas e modelos, mas podemos recomendar os produtos da Wedze e da Curtlo.

Botas: por que usar durante uma viagem de moto?

As botas geralmente só são lembradas em dias de chuva ou quando o piloto sofre algum impacto nos pés. E engana-se quem acha que seu uso é somente para viagens de moto com trechos off road.

As botas ou tênis para pilotagem devem ser de material resistente, quase rígidas por fora, porém confortáveis por dentro e bem articuladas, para que os movimentos sejam preservados. Geralmente são impermeáveis e com proteções em pontos específicos, onde recebem mais atrito e impacto. O solado também deve ser bem resistente e aderente, para que o pé não escorregue.

Além do impacto recebido ao atingir objetos como pedras e detritos, o equipamento deve suportar um peso considerável para evitar o esmagamento em caso de colisão ou de queda da moto sobre o pé.

Assim como o capacete, este equipamento tem que ser confortável e justo, porém sem apertar, para garantir total segurança e conforto.

Nós utilizamos os produtos Alpinestars e recomendamos o modelo Toucan.

Luvas: como escolher?

A escolha das luvas para pilotar uma moto é algo muito pessoal e de extrema importância. Elas devem ser extremamente confortáveis, e isso envolve temperatura, mobilidade e sensibilidade.

O material deve ser resistente à abrasão e impacto, além de uma sensibilidade mínima para que o piloto não perca completamente o tato. As luvas também devem ser impermeáveis e respiráveis, para que não fiquem molhadas de suor por dentro.

Recomendamos a utilização de duas luvas para viagens de moto: uma de verão, geralmente de cano curto, mais fina e leve; e outra de inverno, de cano longo, impermeável e mais grossa para pilotagem em dias frios.Com esse kit, você garante conforto térmico e proteção a qualquer momento!

Nós utilizamos os produtos Alpinestars e recomendamos o modelo SMX-2 de verão e a Andes de inverno.

E se chover? Tenha sempre uma capa de chuva

Quem nunca pegou uma chuva inesperada durante uma viagem de moto? Pois é, imprevistos acontecem e é melhor se prevenir.

Mas é importante avaliar o modelo mais indicado para mototurismo no mercado. Neste caso, optamos pela capa de chuva desenvolvida em Nylon emborrachado impermeável, com vedação eletrônica de todas as costuras para oferecer total impermeabilidade.

Também recomendamos que a capa de chuva para motociclista tenha faixas refletivas para visibilidade noturna, elásticos de alta qualidade na cintura e nos punhos, costuras reforçadas e calça com zíper/elástico na altura da canela para facilitar o uso.

Alguns modelos contam ainda com aberturas atrás da jaqueta para facilitar a ventilação e saída de ar, além de uma embalagem mais anatômica com alças de transporte.

Vale a pena levar sua capa preferida em todas as viagens e não ficar pelo caminho durante uma viagem de moto. Mesmo consultando a previsão do tempo com antecedência, o tempo de algumas regiões pode oscilar e o importante é você estar preparado.

Nós utilizamos as capas de chuva da GIVI.

É hora de se preparar para uma longa viagem de moto!

Agora que você já conhece todos os acessórios pessoais para viajar de moto pelo Brasil e pelo mundo, independente da época do ano, é hora de conferir seu guarda-roupa de piloto e experimentar os produtos que você ainda não têm.

Para acessórios de vestuário de qualidade, recomendamos a marca AlpineStars, que é parceira da MotoAtacama, e sempre nos acompanha nas viagens de moto que operamos ao redor do mundo.

Já os melhores capacetes para mototurismo você encontra na MotoAtacama, tanto pelo site motoatacama.com.br quanto pela loja física em Itu, no estado de São Paulo. Temos diversos modelos diferenciados das marcas LS2 e SHOEI, já consagradas neste segmento.

Se você já possui os acessórios ideais para uma longa viagem de moto, é hora de acelerar! No site tours.motoatacama.com.br você escolhe sua próxima aventura e embarca em uma experiência completa de mototurismo. Nossos tours incluem toda a assistência e expertise de mais de 7 anos de estrada e atrações de tirar o fôlego.

O calendário até o primeiro semestre de 2021 já está no ar e nossos grupos são exclusivos para até 10 motos. Clique aqui ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99116-2250 e saiba mais informações.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe seu comentário logo abaixo!

Boas estradas!

Olavo Almeida

Trabalhando com moto turismo desde 2014, Olavo é Tour Leader da MotoAtacama, atuando também na gestão e operação do ramo de entretenimento da Empresa.

Deixe uma resposta

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: