Nas Serras Catarinenses surge uma nova prova de cross country, que desafia competidores em uma das mais belas regiões do Brasil
TEXTO: DONI CASTILHO
FOTOS: LUCIANO SANTOS/DFOTOS, DONI CASTILHO/DFOTOS E GUSTAVO EPIFANIO/DFOTOS
Apesar de ser uma prova inédita, o Caminhos da Neve herdou muito do DNA do Rally RotaSC, que esse ano será realizado no final do segundo semestre, dentro do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. Já o Caminhos da Neve faz parte do Brasileiro de Cross Country, em que os competidores usam planilhas para se orientar no percurso. Disputadoentre os dias 29 de junho e 1º de julho, na Serra Catarinense, e com a base montada no Lages Garden Shopping na cidade de Lages (SC), o rally explorou muito bem as características dessa bela região. Muitas serras, caminhos sinuosos e erosões, tudo que uma boa prova de Cross Country deve ter. Só faltaram as travessias dos rios, cortadas da prova devido às chuvas que fustigaram a região na semana que antecedeu o evento.
Na sexta-feira (29), houve uma largada promocional que animou o centro de Lages e, no dia seguinte, o primeiro dia de prova. Os 57 veículos inscritos saíram em deslocamento partindo do Lages Garden Shopping, às 8h, em direção à BR-116, sentido Capão Alto, e sentido Coxilha Rica, para a Especial, um trecho cronometrado de 232 km.
Nas motos, Gregório Caselani(Honda) foi o mais rápido, com o tempo de 01h54min41seg. Em segundo lugar ficou Ricardo Martins (Yamaha), com uma diferença de 01h57min46seg,e Júlio Zavatti (Honda) ficou em terceiro lugar com 02h01min09seg.“Uma prova totalmente diferente das outras do calendário.Frio e chuva a noite inteira, o que deixou toda a especial muito lisa e com bastante barro. Mas é um terreno com o qual estou bastante acostumado a andar, de chão duro, mas com muita pedra.Consegui imprimir um ritmo bom no início, sem saber como estavam os outros pilotos, pois quase não andamos juntos.No fim deu tudo certo”, declarou Caselani.
Entre os quadriciclos, o piloto Geison Belmont (Can-Am Renegade 1000 cc) encarou os obstáculos e finalizou com o tempo 02h09min0seg.Já nos UTV’s, a dupla Gabriel Varela e Eduardo Tadashi Shiga (Can-Am Maverick X3) venceu o dia com 01h47min04seg, abrindo uma vantagem de 2min08s para Denisio Nascimento e Idali Bosse (Can-Am Maverick X3). “Foi um dia bom.Tinha que ler bem o terreno para se sair bem, mas conseguimos fazer uma boa prova e saímos com a vitória no dia”, comentou Gabriel.
2º dia: de São Joaquim, Urubici, Urupema e Painel
O segundo dia do Rally Caminhos da Neve passou pelas cidades mais frias da Serra Catarinense, com aproximadamente 230 quilômetros, com 155 de especial (trecho cronometrado).As características do terreno mudaram bastante em relação ao primeiro dia. O piso mais firme, com menos lama, proporcionou uma prova mais rápida, mas nem por isso mais fácil, já que a prova serpenteou o tempo todo pelas encostas das serras da região.
Gregório Caselani Azevedo, da Honda, faturou o título do Rally Caminhos da Neve na classificação geral das motos, com o tempo de 04h22min55seg. “Grande final de semana!Tive um equipamento impecável e conquistamos o título inédito. Hoje o terreno estava mais sinuoso e mais seco que ontem.Imprimi um ritmo que me senti seguro. Ganhar perto de casa é bom. Estou liderando o campeonato, mas está tudo em aberto.A decisão vai ficar para o Sertões”, festejou o piloto de Caxias do Sul.
O piloto Geison Belmont #30, a bordo do Can-Am Renegade 1000 cc, foi o campeão da categoria quadriciclose, com o resultado, ampliou a vantagem na liderança do campeonato.A dupla paulista Gabriel Varela e Eduardo Shiga (PRO Turbo/Can-Am Maverick X3) conquistou a vitória na geral entre os UTV’s. “A prova foi muito interessante e os locais, bem escolhidos. Fiquei bastante satisfeito com a vitória e pretendo voltar no ano que vem”, concluiu o piloto
“Estou muito feliz e com sensação de dever cumprido, foi espetacular! Só quero agradecer a quem esteve conosco e no próximo ano estaremos aqui no mesmo lugar, e no mesmo período”, comentou André Alcântara, diretor-geral e organizador da prova.
O Caminhos da Neve foi um desafio que exigiu muito dos competidores. Uma verdadeira prova de Cross Country, que já deixou sua marca no calendário de rally.
RESULTADO FINAL:
MOTOS
1) #02 Gregório Caselani Azevedo, Caxias do Sul/RS, SProduction, Honda CRF 450 X, 04h22min55seg
2) #03 Ricardo Martins (Palhoça/SC), SProduction, Yamaha, YZF 450, 04h31min04seg
3) #01 Jean Azevedo, São José dos Campos/SP, SProduction, Honda CRF 450 X, 04h32min59seg
4) #08 Tulio Borges Malta (Lagoa da Prata/MG), Marathon, Kawasaki / KLX 450R, 04h33min56seg
5) #16 Júlio C. Zavatti (Monte Alto/SP), Motos Brasil, Honda CRF 450 X, 04h39min01seg
QUADRICICLOS
1) #30 Geison Belmont (Niterói/RJ), Quadriciclo, Can-Am 1000cc, 02h09min0seg
UTV’s
1) #107 Gabriel Varela (Barueri/SP) / Eduardo Shiga, PRO Turbo, Maverick Can-Am X3, 04h12min24seg
2) #101 Denisio do Nascimento (Brusque/ SC) / Idali Bosse (Corupá/SC), PRO Turbo Can-Am X3 Xrs, 04h16min17seg
3) #115 Marco Antonio Della Giustina (Lages/SC) / Anderson Sirineu Costa (Lages/SC), PRO Turbo, Can-AM Maverick X3 Xrs, 04h24min12seg
4) #110 Adriano José Benvenutti / Ricardo da Rocha (Brusque/SC), UTV Over 45, Maverick Can-Am X3, 04h27min01seg
5) #118 Thompson de Aguiar Bezerra (Criciúma/SC) / Robson Schuinka (Cascavel/PR), ADC – PRO, Can-Am Maverick X3, 04h47min51seg
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: