Após ter sido apresentada em 2021, motocicleta chega trazendo herança da esportiva RS660
Se não fosse pela pandemia do Coronavirus, que causou o cancelamento de todos os principais lançamentos de 2020, a nova Tuono 660 da Aprilia teria sido lançada meses atrás, mas agora ela finalmente foi apresentada.
A Aprilia mostrou a versão conceitual da Tuono 660 em 2019, sem deixar dúvidas de que tinha a intenção de levá-la à produção e o resultado final assemelha-se muito àquela primeira aparição.
Com a RS660 emprestando sua estrutura, suspensão e motor à Tuono 660, as especificações já estão bem estabelecidas. O bicilíndrico paralelo é herdou o cabeçote dianteiro do motor V4 da Aprilia, mas com um curso mais longo (63,9 mm em vez de 52,3 mm), aliado ao mesmo diâmetro de 81 mm para atingir uma capacidade cúbica de 659 cc.
Este motor não chega aos 100 cv que apresenta a RS660, mas atinge 95 cv. E por que a pequena mudança? Porque permite que na Europa a marca desenvolva uma versão limitada a 47,5 cv compatível com a licença A2.
No entanto, no uso diário, a Tuono pode realmente parecer mais animada do que a RS660, graças à redução da marcha final, que enfatiza a resposta e a aceleração, em vez de ultrapassar os últimos quilômetros por hora de velocidade máxima.
Além de mudanças na carenagem, a Tuono recebe revisões na posição de pilotagem para se adequar ao seu papel voltado para as ruas.
Os semiguidões são novos seguindo, bem ao estilo das streetfighters, mais largos e mais planos que os da RS660, no entanto, a Aprilia não foi tão longe na alteração da posição das pedaleiras ou na geometria do assento.
A suspensão usa o mesmo kit invertido Kayaba usado na RS660, mas com configurações específicas para ela.
O quadro é, claro, idêntico ao empregado na RS660, usa o bicilíndrico paralelo como parte estrutural. Tanto o chassi quanto o balança – outra peça compartilhada com a RS660 – são de alumínio fundido.
Dado que não é realmente uma naked, apesar das afirmações da Aprilia em contrário, a Tuono 660 é capaz de adotar a mesma inteligência aerodinâmica da RS660. Os painéis laterais da carenagem têm paredes duplas, com seções internas e externas e fluxo de ar canalizado entre elas, onde passa sobre winglets que criam downforce.
Os faróis de LED são iguais aos da RS660 e a Tuono também adota a mesma eletrônica de última geração de seu irmã mais esportiva. Isso significa acelerador Ride-By-Wire, cinco modos de condução – três para a estrada e dois para a pista – junto com controle de tração em várias camadas, controle anti-wheelie, cruise control e sistemas de controle de freio motor. O painel em TFT colorido também é herança da RS660.
Inicialmente, a Aprilia está planejando três opções de cores: preto/vermelho, cinza/vermelho e “Acid Gold” com preto – todas com rodas vermelhas e canelas de supsensão pretas. Como opcionais a Aprilia oferecerá soft case um escapamento de carbono Akrapovič.
O preço da nova Aprilia Tuono 660 2020 está confirmado em £ 9.700 (R$ 71.403, ao câmbio de 7/1/2021), que atualmente é cerca de £ 449 (R$ 3.305) a menos do que o preço da RS600.
E aí, o que achou da motoca? Vingaria por aqui?
Deixe sua opinião
Let’s go together!
[…] RSV4 1100 Factory, seria a base para uma família inteira de modelos que, com o lançamento da Tuono 660 e agora, da Tuareg 660, se […]