Nosso novo colunista, o professor Ademar, vai comentar sobre as funções internas que ocorrem no corpo humano durante a pilotagem

TEXTO: ADEMAR SOUZA
FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nesta coluna, apresentamos o professor Ademar Souza, que é neurocientista e amante do motociclismo desde 1975. O motociclista vai nos ajudar contando como certas partes do corpo humano funciona durante a pilotagem. No primeiro relato, Souza mostra como age o cérebro enquanto conduzimos as motos. Acompanhe!

Pilotar moto regularmente estimula as atividades cerebrais e promove o bem-estar físico. Melhora a memória, os reflexos, a capacidade de tomada de decisões rápidas, o humor, a autoconfiança, o equilíbrio, o tônus muscular e a força física, além de reduzir o stress. A leitura, as palavras-cruzadas, os jogos de tabuleiro, o canto e os videogames são exemplos de atividades que estimulam as capacidades cognitivas (pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções) e prolongam a saúde mental, protegendo o cérebro do envelhecimento precoce.

Atividades físicas também exercem esses efeitos benéficos sobre o corpo e a mente, mas muitas pessoas são bastante resistentes a iniciar e manter uma regularidade nos exercícios físicos e mentais que proporcionam o prolongamento da saúde, promovendo maior qualidade de vida em todas as idades. Estudos científicos demonstraram que a prática do motociclismo tem efeitos positivos na saúde física, mental e emocional.

Para o pleno aproveitamento das vantagens proporcionadas pelo amor às duas rodas, é muito importante aliar os cursos ou aulas particulares de pilotagem, dirigidos a seu tipo de moto e ao tipo de uso que você faz da máquina, com atividades específicas, como fortalecimento muscular e alongamento. No trânsito urbano ou nas estradas o motociclista pode experimentar situações tensas, que disparam reações defensivas/agressivas de consequências desastrosas. Saber controlar as emoções e assumir uma atitude equilibrada são aprendizados que podemos levar para outras situações da vida.

Ao fazer um passeio curto ou uma viagem com os amigos e/ou com uma boa companhia na garupa, este ato proporciona uma grande sensação de felicidade, prazer e alegria. É tudo isso que vai manter o seu cérebro e o seu corpo jovem e eficiente, muito acima da média!

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here