Edição 2025 deste fórum voltado ao setor teve participação recorde de público e reuniu mais de 200 palestrantes que discutiram temas como inovação, inteligência artificial e sustentabilidade.
O #ABX25 – Automotive Business Experience superou as expectativas e registrou recorde de público, reforçando sua posição como um dos maiores e mais importantes encontros de negócios do setor automotivo no Brasil. Mais de 3.700 pessoas participaram de uma programação voltada à inovação, sustentabilidade e transformação da mobilidade: foram oito horas de conteúdo, com cerca de 200 palestrantes que se revezaram no palco para debater novas tecnologias e as tendências que transformam o ecossistema da mobilidade no Brasil e no mundo.

“Nossa missão é ajudar os participantes a ter uma visão mais apurada do futuro para que a caminhada seja, ainda mais, responsável e transformadora. Vocês são os protagonistas que impulsionam as mudanças no setor automotivo, e o #ABX25 é o ponto de encontro onde essas transformações ganham forma e direção”, afirmou a CEO de Automotive Business, Paula Braga, na cerimônia de abertura, realizada no dia 17 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.
Conteúdo, networking e experiência num só lugar
O sucesso do #ABX25 está baseado em três pilares: conteúdo, networking e experiência. Tudo isso acontece ao mesmo tempo em um só lugar.
As trilhas de conteúdo abordaram temas como descarbonização, inteligência artificial, bioengenharia, materiais sustentáveis, estratégias ESG para fábricas sustentáveis, fornecedores, manufatura, mercado, concessionárias, pesados, frotas e ônibus, entre outros.
Já para impulsionar conexões, a grande novidade deste ano foi o Match com Estudantes, que colocou 400 universitários em contato com representantes de montadoras e empresas do ecossistema automotivo para abrir oportunidades no início de carreira. A proposta foi criar um espaço para que os jovens pudessem tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e dar os primeiros passos em suas carreiras profissionais.
No campo da experiência, o principal destaque foi a exposição de três carros icônicos da década de 1990, cedidos pelo renomado CARDE Museu: Ferrari F355 Berlinetta, Audi RS2 Avant e Mitsubishi 3000 GT VR-4. Reconhecido por seu trabalho de preservação histórica, o museu apresenta veículos que marcaram época na indústria automotiva, tratados como verdadeiras obras de arte. Os carros foram expostos com as portas abertas, permitindo que o público se sentasse ao volante e observasse de perto os detalhes e acabamentos que encantam entusiastas até hoje.
Compromisso com a diversidade
A Anfavea e mais empresas assinaram os Princípios do Setor Automotivo pela Diversidade e Inclusão de Automotive Business. As novas signatárias são Volkswagen, Toyota, GWM, Bosch e Valeo, que se juntaram a um time formado pela Mercedes-Benz, Cummins, Iveco, Stellantis, ZF, ThyssenKrupp, Gates, RBS, SAE Brasil, IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e Grupo R1, Escola de Gestão Automotiva, Questtonó.
O documento traz 12 compromissos que contribuem para um ambiente de trabalho mais plural, além de apresentar metas como, por exemplo, comprometimento, equidade de oportunidades, promoção da cultura respeitosa, estímulo da diversidade, apoio à família, entre outros.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!