Mais um fruto da parceria entre a brasileira Dafra e a taiwanesa SYM, nova scooter chega com visual contemporâneo e itens de comodidade para brigar dentro do mais concorrido segmento de mercado.
Texto: André Ramos / Fotos: Edgar Klein
Apesar da Dafra ter sido a responsável por fazer com que o mercado de scooters no Brasil experimentasse um processo de amadurecimento a partir do lançamento da Citycom 300i em 2010, a marca estava sem uma scooter para concorrer no segmento entre 150 e 160 cm3, que é o mais disputado e que responde por cerca de 60% das vendas de scooters no Brasil.
Com a descontinuidade da Cityclass 200i no final de 2020, em julho deste ano a marca apresentou sua nova aposta para brigar por seu espaço neste segmento. Batizada de Cruisym 150, a nova scooter é mais um produto fruto da parceria com a taiwanesa SYM, que além da citada Citycom 300 CBS, já foi responsável pelo desenvolvimento da Maxsym 400i, Next 300, Citycom HD 300 e NH 190.
Esta nova scooter chega às concessionárias apresentando design moderno e um generoso pacote de comodidades, conciliando isso ao menor preço da categoria (R$ 14.490 em seu lançamento).
A Cruisym 150 tem visual que agrada, fruto de linhas contemporâneas que se associam a dois amplos faróis; há luzes de posição e lanterna traseira em LED, além de um moderno e completo painel em LCD full digital, trazendo além do velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, relógio, odômetro total e um parcial e até tensão da bateria. Mas não para por aí: a Cruisym 150 é a única do segmento que apresenta tomada USB que dispensa o uso de adaptadores, uma grande comodidade, já que com o adaptador, o celular acaba não cabendo dentro do porta-luvas, além de ser necessário adquirir o dispositivo e ser um elemento que pode dar problema devido ao manuseio constante e à trepidação.
O assento em dois níveis fica a 771 mm em relação ao solo; é amplo tanto para o piloto como para o garupa, com as pedaleiras deste discretamente alocadas junto à carenagem. O piso é plano e facilita a entrada e a saída da scooter, enquanto que o gancho localizado atrás do escudo frontal amplia a capacidade de carga, possibilitando o transporte de bolsas, mochilas e sacolas. Sob o banco há um habitáculo com capacidade para 18 litros, que acomoda adequadamente um capacete fechado, além do bocal do tanque de combustível, que recebe até 6 litros de gasolina. Neste espaço encontra-se também a chave geral, que é um recurso a mais de proteção contra furto.
Mecânica e Ciclística
A Cruisym 150 é equipada com motor monocilíndrico de 149,6 cm3, arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica que desenvolve 12,5 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,22 kgf.m a 6.000 rpm.
O chassi é fabricado em tubos de aço; em termos de suspensões, a Cruisym 150 traz garfo convencional telescópico na dianteira, com curso de 100 na frente e duplo amortecedor na traseira, com três possibilidades de regulagem da pré-carga da mola e 75 mm de curso.
Os freios apresentam discos nas duas rodas, acionados por sistema hidráulico e contam com sistema combinado que distribui a força aplicada ao freio traseiro à roda dianteira. E falando em rodas, estas são fabricadas em liga de alumínio e são aro 14 tanto na dianteira como na traseira.
A Cruisym 150 está à venda nas concessionárias da marca desde o início de agosto, disponível nas cores preto fosco, vermelho metálico e branco.
A matéria completa estará na edição 251 da Revista Moto Adventure.
Especificações
Motor: monocilíndrico, arrefecimento líquido
Cilindrada: 149,6 cm3
Alimentação: injeção eletrônica
Diâmetro x Curso: n/d
Potência: 12,5 cv a 8.000 rpm
Torque: 1,22 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio: CVT
Chassi: backbone em aço
Susp. Diant.: garfo telescópico, 100 mm curso
Susp. Tras.: duplo amortecedor, 3 pos. reg pré-carga, 75 mm curso
Freio Diant.: disco simples com acionamento hiráulico, com CBS
Freio Tras.: disco simples com acionamento hiráulico, com CBS
Pneu diant.: Pirelli Diablo Scooter 90/90-14
Pneu Tras.: Pirelli Diablo Scooter 100/90-14
Peso: 130,3 kg (ordem de marcha)
Tanque: 6 l
Preço: R$ 14.490
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s Go Together!