sera-que-teremos-uma-triumph-tiger-400

Após o sucesso retumbante da Speed ​​400 e da Scrambler 400 X, a Bajaj e a Triumph estão apenas começando.

Como grande produtor de vários tipos de veículos para seu mercado interno na Índia, bem como para exportação, a Bajaj Auto está envolvida em um grande número de projetos. Uma coisa continuamente interessante sobre a empresa não são apenas os veículos que ela produz; é que seu diretor administrativo, Rajiv Bajaj, tende a ser extremamente sincero sobre seus planos para o futuro imediato nas entrevistas. 

Triumph-speed-400

Na verdade, ele aparece regularmente para entrevistas em canais de TV locais onde raramente deixa de fornecer informações sobre o que a Bajaj planeja fazer nos próximos meses. Sua aparição mais recente gerou rumores sobre os planos de Bajaj para sua primeira motocicleta a gás natural comprimido (CNG) em breve.

Para praticamente qualquer outra pessoa, esse tipo de notícia seria mais do que suficiente para ecoar na esfera internacional das motocicletas. Mas para Bajaj claramente não é. Pouco depois de divulgar a notícia da moto a GNV, o executivo falou sobre como está indo o projeto Triumph.

Até agora, diz ele, eles estão produzindo com sucesso 20.000 dos Triumph 400 existentes (que são a Speed ​​400 e a Scrambler 400 X) por trimestre. Com um pouco de esforço extra, ele estima que a fábrica possa realisticamente aumentar a produção para 30.000 unidades por trimestre para acompanhar a forte demanda por essas motocicletas .

precos-das-novas-triumph-400-serao-revelados-na-eicma

Em quanto tempo ele prevê a expansão da fábrica para acomodar o aumento da produção? Teoricamente, até julho de 2024, se tudo correr conforme o planejado. É claro que ainda faltam alguns meses, e mesmo os planos mais bem intencionados às vezes podem dar errado. Então, veremos o que acontece e quando acontece.

Mas se tudo correr bem, o Sr. Bajaj diz deve estar em condições de produzir 10.000 Triumphs 400 por mês em setembro, bem a tempo para a época festiva na Índia. Essas motos serão fabricadas para o mercado nacional e internacional. Mas será que outros modelos estão por vir?

O que esperar?

Quando questionado diretamente se a Bajaj tem atualmente planos de construir motos para a Triumph com cilindradas maiores do que a atual gama de 400 cc, Rajiv Bajaj disse categoricamente que não; a Bajaj permanecerá no segmento de 400 cc por enquanto. No entanto, ele acrescentou que a Bajaj construirá versões semi-desmontadas (SKD) e totalmente desmontadas (CKD) das motos para montagem em outras fábricas.

Embora o executivo tenha dito que atualmente não há planos para a Bajaj construir máquinas de maior cilindrada em sua parceria com a Triumph, ele também disse que a empresa planeja fabricar pelo menos uma moto adicional de 400 cc anualmente para a Triumph pelo menos nos próximos três anos.

sera-que-teremos-uma-triumph-tiger-400

Aqui está o que Rajiv Bajaj disse, e citaremos literalmente aqui:

“Eu mantenho a afirmação de que você se refere a que todos os anos deveria haver pelo menos uma, e não apenas uma, nova motocicleta Triumph centrada no motor de 400 cc. E com certeza estará lá. Esperamos uma nova motocicleta este ano. E, de fato, pelo menos nos próximos três anos, há vários produtos em desenvolvimento no momento.”

A parceria demorou a produzir os primeiros frutos, mas, quando o fez, parece ter começado a funcionar. A demanda pelas duas primeiras motos da linha, a Triumph Speed ​​400 e a Scrambler 400 X, tem sido alta na Índia.

O interesse internacional também tem sido elevado, com muitos comentários positivos sobre o impressionante nível de ajuste, acabamento e componentes observados nestas motos em comparação com muitas outras máquinas desta classe. Embora a RideApart ainda não tenha pilotado uma, tive a oportunidade de conferir essas motos pessoalmente, e a aparência (pelo menos preliminarmente) é o que você esperaria da Triumph.

Podemos esperar ver uma Daytona 400, ou uma Tiger 400, ou uma Bonneville 400? Ainda não está claro qual deles, se houver, poderemos ver primeiro. O que podemos dizer é que, dado o que vimos até agora, parece certo que a Triumph quer continuar a fabricar variantes de menor cilindrada nas famílias de modelos existentes que já estão dentro da sua gama atual. 

De qualquer forma, o Sr. Bajaj não deu mais detalhes sobre as próximos Triumph 400, mas faremos um relatório sobre eles assim que mais informações estiverem disponíveis.

Fonte: Ride Apart

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motocidlistas.

Let’s go together!