Moto Adventure foi convidada pela KTM para o lançamento da temporada 2018 dos passeios de aventura off road, realizado na região dos Lençóis Maranhenses. O tour contou com a presença da imprensa e de pilotos profissionais, que puderam testar suas habilidades em meio à natureza exuberante

TEXTO: CELSO RENATO A. DA SILVA
FOTOS: CELSO RENATO A. DA SILVA E EQUIPE BMT

Lençóis Maranhenses, marque esse nome! A KTM promoveu o lançamento dos encontros off road desse ano nessa região abençoada por Deus, onde a natureza encantadora se apresenta a cada esquina. Esta primeira data marca a abertura da temporada e a celebração de uma parceria promissora entre KTM e a BMT (Brasil Moto Tour). A grande novidade apresentada para o ano é a máquina que vai gerar a adrenalina ao passeio, a KTM 450 EXC-F. A BMT é uma empresa de moto turismo inovadora, que há 11 anos traz uma proposta diferenciada ao mercado.Seu objetivo é envolver os clientes numa atmosfera de aventura, levando-os a passeios off road com clima de competição, com todo o conforto e segurança que a estrutura da Brasil Moto Tour Rally Team oferece.

Dimas Mattos, piloto e empresário de sucesso, com conhecimento de mais de 30 anos de experiência em competições e no mercado off road, já participou 17 vezes do Rally dos Sertões, além de ter competido três vezes no Rally Dakar.Ele é o fundador e diretor da BMT, e suas diversas experiências em todas as modalidades off road, tanto em território nacional, como no cenário internacional, agregaram uma excelente visão de mercado, além disso, também é sócio da maior empresa de equipamentos off road do Brasil, a ASW Racing. Toda esta vivência lhe permitiu conceber esta operação de turismo de aventura.

Lençóis Maranhenses

Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Parque Nacional dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.Paraíso escondido no Nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão.

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses conta comárea total de 156,5 mil hectares. As dunas, comuns nessa região do país, são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse “deserto” gigante é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre.Um dos portais mais conhecidos dos Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, onde fica localizada a base da BMT, a 250 km de distância da capital maranhense. Bem estruturada para receber os visitantes, a cidade é cercada pelas águas escuras do Rio Preguiças, que leva este nome por causa da presença do simpático bicho-preguiça. Como os Lençóis fazem parte do parque nacional, é vetada qualquer prática esportiva, e a visitação é controlada.Assim, as aventuras são realizadas nos Pequenos Lençóis Maranhenses, localizados entre os municípios de Tutoia e Paulino Neves, que formam uma grande região, são cheios de altas e pequenas dunas entre 12 m até 30m de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul, ao redor da região mangues, restingas e praias nativas contribuem para fazer dos pequenos Lençóis um mundo de belezas intermináveis e inesquecíveis.

Cinco dias de aventura

Desde o primeiro momento, quando desembarcamos em São Luís (MA), fomos surpreendidos pela organização e carinho da equipe. De cara você vai de microônibus com ar condicionado, e todos recebem suas garrafinhas personalizadas com nome para sua água gelada. Nos deslocamos 250 km em uma estrada tranquila e chegamos à base (pousada) com toda estrutura, piscina, quartos arejados com ar condicionado, um belo espaço para reunião, refeitório, além de todo suporte para as 25 motos, cinco quadriciclos e cinco UTV’s. À noite, Dimas Mattos nos passou um briefing com todos os detalhes, tudo muito bem explicado, de forma contundente, no dia seguinte logo cedo recebemos nosso kit com todos os equipamentos de segurança (dos pés a cabeça), e lógico, a novíssima KTM 450 EXC-F 2018, completamente preparada para a aventura.

Primeiro dia nas motos

Saímos bem cedo por estradinhas e trilhas de areia em direção às dunas nos pequenos lençóis.Depois de 25 km de pilotagem técnica e cansativa devido à areia fofa, pesada, ondulada e alta temperatura, chegamos às dunas. Aqui, a experiência transcende a pilotagem, pois passa a ser intensamente sensorial, já que a pilotagem vai subindo e descendo as dunas. As surfadas em suas paredes circundando lagos, somam-se as paisagens deslumbrantes e o vento constante, algo muito difícil para descrever em palavras, ou mesmo em fotos. Ou seja, todo motociclista aventureiro tem que viver pelo menos uma vez na vida esta experiência.

Depois desse prazeroso balé nas dunas chegamos a um restaurante em uma cabana de palha de buriti, no meio das dunas à margem do Rio Preguiça, em uma região conhecida como Vassouras. Enquanto aguardávamos o preparo do almoço, aproveitamos para nos refrescar no rio.Depois de saborear um delicioso robalo na brasa, fomos descansar nas redes reservadas para o nosso grupo. Energia reposta, retornamos para as dunas para mais uma sessão de surfe, na sequência trilhas e retorno para a base ao final do dia, depois de 120 km rodados.

Aprimorando a técnica

Novamente após um belo café da manhã, saímos bem cedo para o Povoado da Cardosa, por trilhas de areia bem técnicas e cansativas, com travessia de riachos, inclusive sobre balsa feita especificamente para as motos e empurradas manualmente. Fizemos uma parada para lanche e hidratação às margens do Rio Formiga. Depois do lanche e retirada dos equipamentos, fomos transportados em uma picape da BMT para um ponto no rio onde boias nos aguardavam para uma flutuação de 40 minutos de forma divertida, relaxante e segura.

Ao final da flutuação chegamos ao local onde tínhamos deixado as motos. Equipados novamente, retornamos para a base novamente por trilhas de areia.Depois de 80 km rodados chegamos às 14h, onde o almoço já nos aguardava.Após a refeição aproveitamos para descansar, pois,às 16h30, picapes 4×4 credenciadas viriam nos buscar para umpasseio no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde poderíamos nadar nas suas lagoas deslumbrantes e apreciar o pôr do sol.No retorno, passamos no centro comercial para compras de suvenir, e às 20h estávamos de volta à base.

Fechando o ciclo

Último dia de moto!Saímos bem cedo, como nos demais dias. O percurso inicial foi o mesmo do primeiro dia, pelas trilhas de areia até as dunas, e a partir delas seguimos para o Povoado de Caburé, passando pelo Parque Eólico em Paulino Neves. Depois continuamos pela praia deserta atéa Foz do Rio Preguiças, onde efetuamos parada para almoço e descanso. Banho no mar e no rio, peixada e depois rede, um verdadeiro paraíso tropical. Iniciamos o nosso retorno pela praia sentido a Paulino Neves, depois do Parque Eólico retornamos para as dunas, onde pudemos explorar este verdadeiro parque de diversão off road por mais tempo nesta aventura.Ao final, novamente por trilhas até a base, fechamos o dia com 150 km. Premiação com medalhas e um brinde com espumante fechou a nossa aventura motociclística.

Detalhes

Este passeio é bem técnico e ideal para pilotos com experiência em off road, mas a BMT possui alternativas para quem não conseguir a qualquer momento acompanhar o ritmo e o roteiro, com corte de alguns trechos, com quadriciclos ou UTV’s. A equipe registra imagens em fotos e vídeos em todos os dias, e disponibiliza ao final do passeio. É uma experiência de imersão no mundo off road, onde você se desconecta do dia a dia, vivendo intensamente durante os cinco dias, que se inicia e termina no translado efetuado pela BMT.Se você gosta de off road não pode deixar de viver essa saga pelo menos uma vez na vida.

Informações e inscrições:

www.brasilmototour.com.br

Serviços:

Aventur (11) 99296 4677 – Falar com Celsinho, que organiza trips on e off road Brasil afora (www.aventur.tur.br).

Apoio

Kawasaki – Alpinestars – Bell

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here