bmw-m-1000rr-2021-foto-estúdio-moto-parada

Primeira motocicleta a receber a estampa da linha de produtos especiais da marca alemã, motocicleta baseada na S1000RR entrega 214 cv e apresenta asas na carenagem.

A BMW Motorrad começou a jornada “M” em 2018, oferecendo equipamentos opcionais M e peças de desempenho M para quem buscava por um algo a mais em suas motocicletas esportivas, mas agora, a marca alemã acaba de lançar sua primeira motocicleta “M”, a BMW M1000RR também conhecida como M RR, baseada na BMW S1000RR. Assim como os carros M da BMW, a novo M RR é voltado para clientes com demandas particularmente altas relacionadas a desempenho, exclusividade e individualidade.

USINA

A nova BMW M1000RR conta com a mesma usina quatro-em-linha arrefecida a líquido encontrada na S 1000RR, no entanto, a BMW Motorrad fez várias atualizações para enquadrá-la na proposta de performance “M”. A tecnologia BMW shift cam para variação do tempo e levantamento das válvulas foi modificada para um desempenho mais focado em corrida. Além disso, a M RR usa um novo pistão Mahle de 2 anéis, bielas de titânio mais leves e mais longas da Pankl, balancins mais leves e mais finos e portas de entrada totalmente usinadas com geometria de duto. Além disso, a BMW fez alguns ajustes e otimização nos eixos de comando e na área de admissão. Com essas atualizações, a taxa de compressão do motor foi aumentada para 13,5:1. Como padrão, a nova M RR vem com um sistema de escapamento de titânio Akrapovic.

O motor da M RR entrega 214 cv a 14.500 rpm e um torque máximo de 11,5 kgf.m a 11.000 rpm, o que coloca a nova moto da BMW no mesmo patamar da Panigale V4R da Ducati.

CHASSI E AERODINÂMICA

No caso da aerodinâmica, a BMW Motorrad fez diversas atualizações em torno da moto. Para começar, as asas laterais da foram desenvolvidas e testadas intensamente na pista de corrida e e também no túnel de vento do grupo BMW. O objetivo destas asas de carbono com revestimento transparente é melhorar ainda mais a força descendente e as cargas aplicadas às rodas com a velocidade.

A carga da roda na roda dianteira neutraliza a inclinação do pneu, portanto, o controle de tração é menos acionado, o que significa que mais potência é convertida em aceleração para obter tempos de volta mais rápidos. Além disso, tais asas também são úteis ao frear e fazer curvas. A força descendente permite que o piloto freie mais tarde e também ajuda na estabilidade em curvas.

bmw-motorrad-m1000rr-moto-adventure

Em relação ao chassi, seu design é baseado na estrutura de alumínio da RR, no entanto, recebeu algumas melhorias em sua geometria para uso em pista e estrada, alterando a distribuição de carga e oferecendo novas possibilidades de fixação do amortecedor traseiro junto ao pivô da balança. A BMW diz que foi dada atenção especial à otimização da capacidade de pilotagem, frenagem e controle anti-wheeling, bem como à sensação de integração com a moto. Além do chassi, a suspensão dianteira foi revisada com nova mola e novo sistema de fixação interna, para maximizar a sua atuação.

bmw-motorrad-m1000rr-freios-moto-adventure

FREIOS

No caso dos freios, a BMW M100RR apresenta o primeiro freio M da BMW Motorrad. Os novos freios M foram desenvolvidos diretamente com a experiência da marca no WSBK (Mundial de Superbike) para fornecer maior capacidade de controle e estabilidade, os quais trabalham com rodas de carbono.

ELETRÔNICA

Passando para a eletrônica, o novo painel da M RR segue o mesmo design da S RR, apresentando animação inicial com a letra M.

bmw-motorrad-m1000rr-moto-adventure

Como equipamento opcional, um código de ativação pode ser usado para fornecer informações para o sistema M GPS e M GPS Datalogger via interface OBD. Se isso não for suficiente, o pacote de competição M inclui; Peças M Miles, pacote de carbono M e uma balança 220 g mais leve. Além disso, o pacote inclui corrente de resistência M revestida com DLC livre de manutenção e otimizada para fricção, além de um monoposto.

PREÇO E CORES

Quanto às opções de cores, a BMW M1000RR vem em pintura sólida branca clara com esquema de cores esportivas M (azul claro, azul escuro e vermelho). No caso do preço, a BMW Motorrad ainda não o anunciou mas a gente acredita que a moto venha a um preço bastante seletivo.