Modelo criado pelo conceituado estúdio Roland Sands Designs é a primeira variação sobre a R 18 standard, apresentada no início do ano
Lançada em abril deste ano (a gente fez uma reportagem especial sobre o modelo que pode ser conferida em nossa edição de número 224), a BMW R 18 é a motocicleta que tem o objetivo de conquistar uma fatia do segmento das custom bikes para a marca alemã e agora ela acaba de ganhar uma releitura, vinda de um dos mais conceituados estúdios de design do mundo.
Acaba de sair do forno da Roland Sands Designs a versão batizada por eles de R 18 Dragster. A moto foi criada baseada nas memórias do próprio Roland Sands, que conta a sua inspiração. “Com um motor que é tão visivelmente a peça central, pensei imediatamente nos muscle cars. Minha família sempre gostou de andar rápido e meu pai era um piloto de corrida, então achei que fazia sentido despir a moto até o essencial e modelá-la para andar rapidamente em uma pista de arrancada ”, explica o designer.
Roland Sands sempre começa esboçando suas ideias no papel. Isso permite que ele descubra o básico da forma e como seria a geometria da moto e sua posição de pilotagem. “No final, a verdadeira mágica acontece quando damos vida ao desenho”, explica Roland.
“Os eletrônicos foram definitivamente a tarefa mais difícil com a qual lidamos, quando colocamos óxido nitroso, removemos o escape original e alteramos drasticamente a parte de alimentação. Foi um pouco de experiência, mas arriscamos! O produto final é impressionante e caracterizado por um alto nível artesanal, como se pode esperar da BMW Motorrad. Desde o começo, eu mal podia esperar para personalizá-la! ” Roland aponta.
Para criar a R 18 Dragster, a equipe de Roland Sands manteve a geometria da caixa de direção da R 18 mas substituiu a balança para transformá-la em uma moto de arrancadas. Além disso, eles escolheram modificar os para-lamas dianteiro e traseiro para encaixá-los no quadro modificado. Todo o processo de personalização levou cerca de três meses e meio e depois, foi testada durante um dia em uma pista de arrancada.
Toda moto precisa de fornecedores diferentes de peças especiais que dependerá do processo de customização. Todo novo conceito que norteia o trabalho é um processo de aprendizado, mesmo após a construção de mais de 200 motos. Sempre queremos entender o gênero de cada moto que estamos construindo e isso é a chave para mantê-la autêntica e funcional ”, explica Roland Sands.
Além da R 18 Dragster, a Roland Sands também criou duas coleções diferentes de peças de alumínio fresadas para o lançamento da R 18 Cruiser: “Machined” e “2-Tone-Black”. Cada uma delas oferece conjuntos de rodas dianteiras e traseiras disponíveis em dimensões diferentes das dos tamanhos padrão. Além disso, apresentam molduras do velocímetro, suportes para guidão, raisers, manetes e espelhos, bem como elementos de acabamento do motor, tampas de motor e capas de escapamento personalizadas, entre outros itens.
[…] versões especiais que visem mostrar as possibilidades de sua nova criação – e depois da Dragster, agora é a vez da […]