Modelo de características off-road foi apresentado esta semana no EICMA. Com visual insirado na R 1300GS, é equipada com motor bicilíndrico que gera 48 cv.
A BMW Motorrad apresentou esta semana no Salão de Milão (EICMA) a BMW Concept F 450 GS, um novo modelo que se posiciona entre as motocicletas BMW G 310, BMW F 800 e BMW F 900.
Este conceito promete se destacar combinando um manuseio superior com um desempenho robusto, enfatizando o prazer de pilotar tanto na estrada quanto fora dela.
O design mantém o DNA característico da linha GS, com um esquema de cores dinâmico e uma construção compacta, proporcionando uma experiência de pilotagem envolvente.
“A BMW Concept F 450 GS carrega o DNA característico da família GS”, diz Alexander Buckan, chefe de design da BMW Motorrad. “Conseguimos projetar o Concept com o apelo dinâmico esportivo do nosso grande ícone off-road em um formato particularmente compacto.”
Assim como na versão Trophy da BMW R 1300 GS, o esquema de cores azul, branco e vermelho com a cor base Racing Blue metálico representa o caráter muito dinâmico e focado no off-road.
Motor Compacto
Tecnicamente, a BMW Concept F 450 GS é equipada com um motor de dois cilindros desenvolvido do zero, oferecendo 48 cv de potência e excelente torque em baixas rotações.
As dimensões extremamente compactas do motor, uma excelente relação deslocamento-potência e o baixo peso são o resultado de soluções inovadoras e do uso de materiais leves, como o magnésio.
O chassi do veículo estabelece novos padrões no segmento, com um garfo invertido totalmente ajustável e amortecedores inspirados nas tecnologias de rali e enduro, tudo isso mantendo o peso total próximo de 175 kg.
“Conseguimos começar o desenvolvimento deste veículo com uma lousa limpa. O objetivo era permitir excelente capacidade off-road e, ao mesmo tempo, um manuseio ágil e preciso na estrada. Assim, o BMW Concept F 450 GS é equipado com um garfo invertido totalmente ajustável e um amortecedor com amortecimento dependente da carga, aproveitando a tecnologia do esporte de rali e enduro. Por meio do uso direcionado de construção leve e outras soluções de última geração, podemos criar um veículo sensacionalmente leve próximo ao requisito de peso mínimo na classe A2 de 175 kg”, diz Marc Weber, engenheiro-chefe do BMW Concept F 450 GS.
Em termos de segurança e funcionalidade, o modelo inclui recursos avançados como o BMW Motorrad ABS Pro e modos de pilotagem configuráveis, além de uma tela TFT de 6,5 polegadas para integração com o smartphone.
“Seguindo o foco off-road muito esportivo do Concept F 450 GS, implementaremos a moto o mais próximo possível deste conceito. Ajustaremos apenas a altura do assento para melhor acessibilidade e manuseio mais fácil. Como alternativa às rodas de raios cruzados (19 polegadas na frente, 17 polegadas atrás), rodas de alumínio fundido leves, mas de alta resistência, nas mesmas dimensões também são concebíveis”, detalha Johann Simon, gerente de projeto da Concept F 450 GS.
A BMW Motorrad planeja lançar a versão de produção do Concept F 450 GS em 2025 e assim que tivermos mais informações, claro, vamos trazer a você.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!