Com estilo minimalista e personalidade marcante, nova motocicleta da marca alemã tem a missão de inseri-la em um segmento onde ela nunca conseguiu se estabelecer.
Nas últimas duas décadas, a BMW consolidou uma história no mundo das duas rodas que começou lá em setembro de 1923, quando Max Friz apresentou a primeira motocicleta da marca, a R32. Ao longo desta trajetória de quase 97 anos, a marca bávara traçou uma linha evolutiva pautada por modelos cada vez mais eficientes, seguros, confiáveis e atraentes, que passaram a conquistar uma legião de fãs e seguidores, que defendem a marca e seus produtos com unhas e dentes.
Apesar de todo know-how acumulado nestas décadas e de todo punch financeiro e tecnológico da companhia, até hoje os alemães não haviam conseguido beliscar um segmento: o das custom – e não foi por falta de tentativa.
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Em 1997, a BMW apresentou a R 1200C, mas seu visual esquisitão não despertou suspiros dos simpatizantes deste tipo de moto e em 2004 sua produção foi encerrada (bem poucas destas unidades vieram para cá).
Uma nova era
Mas no final do ano passado, esta história começou a ser reescrita. Depois de ter sido premiada em sua categoria no Concorso D’Eleganza Villa D’Este, na Itália em maio, e de ser oficialmente apresentada em novembro durante o Salão de Milão (EICMA), a então Concept R18 passou a chamar a atenção do mundo, disparando uma onda de pedidos antecipados nos concessionários da marca na Europa.
E todo esse alvoroço faz sentido, pois unindo passado e presente através de conceitos estéticos, mecânicos e ciclísticos, a Concept R18 passou a dar sinais de que tinha potencial para fazer com que a BMW Motorrad finalmente fincasse sua bandeira no planeta custom.
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“Com esta motocicleta, a BMW Motorrad apresenta a sua versão de uma oferta emocional e autêntica para o segmento cruiser”, afirmou Markus Schramm, diretor da empresa.
Delírio
É impossível olhar para esta motocicleta e não visualizar lampejos de um passado distante sendo trazido ao presente; é uma quase vertigem, que faz com que a imaginação vá para trás e volte abruptamente para o presente assim que os olhos são fisgados por um detalhe contemporâneo, lembrando que, sim, não estamos delirando.
A Concept R18 trazia alguns elementos que lembravam modelos que vira e mexe vemos em filmes antigos; o tanque de 16 litros em forma de gota na cor preta trazia nas laterais as duas finas faixas brancas, que invariavelmente, nos fazem pensar nas R24, de 1948, ou mesmo nas R51/3, de 1951. O mesmo vale para o formato e o posicionamento do sub-quadro, que quase nos engana, pensando tratar-se de uma hard tail, tal a sutileza com a qual o monoamortecedor foi instalado sob o assento. Esta peça lembra muito o da antiga R5 criada em 1936 por Rudolf Schleicher, até mesmo em relação à forma com que os tubos foram dobrados e encaixados. Aliás, foi esta moto (R5) que Edgar Heinrich revelou que foi o ponto inspiracional para a criação da R18. Outro ponto que conecta as duas motos são os escapes, com ponteira em forma de rabo-de-peixe.
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A suspensão dianteira invertida oferecia um toque de refinada tecnologia e fazia uma ponte para o tipo de suspensão utilizado pelas R25/3, de 1954, que usavam garfos Ceriani.
O farol, inspirado em um modelo da Bosch dos anos 50 era puro refinamento clássico e nos transmitia a sensação de estamos olhando para um modelo saído do túnel do tempo, impressão esta que se reforça quando vemos.
First Edition: derrapando no design
Entretanto, a primeira versão da motocicleta, batizada de “First Edition”, acabou sendo apresentada com alguns elementos que a descaracterizaram de sua fase conceitual.
O citado e lindo farol retrô foi substituído por um com iluminação em LED, mesma tecnologia de todas das demais lâmpadas da moto. O assento monoposto que flutuava sobre o para-lama traseiro, foi substituído por outro de visual estranho (há até uma versão de dois lugares vendida como opcional), porém, mais confortável; a suspensão dianteira está mais careta quando comparada com a versão apresentada como protótipo, não apresentando, agora, as finas linhas duplas em formato oval que percorriam as canelas. O cabeçote, que aparecia na cor prata na versão Concept, foi pintado de preto para a First Edition.
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O fino e elegante para-lama traseiro foi trocado por um bojudão nerd, enquanto que o guidão style que apresentava pouca curvatura, foi substituído por outro careta que avança mais na direção do piloto.
Por fim, a R18 First Edition traz uma tampa lateral que escondeu parte do motor e do amortecedor traseiro e o tanque e as canelas dianteiras não têm mais os detalhes em tinta perolizada.
Tudo isso enfeiou a moto e roubou-lhe muito do charme e da sua personalidade inicial – pelo menos na minha opinião!
Permaneceram as rodas raiadas 21”/18”, calçadas com pneus Metzeler Rille. O sistema de freio também é similar nas duas versões, com discos duplos na frente e único atrás.
Motor
A R18 vem traz como coração o maior motor boxer jamais fabricado pela BMW. Trata-se de um bicilíndrico de 4 válvulas, refrigerado a ar e óleo, OHV, de 1.802 cm3, que despeja 92 cv e torque máximo de 15,29 kgf.m, dos quais a maioria já se apresenta ao trabalho entre 2.000 e 4.000 rpm. Em termos de torque, a R18 fica pouco abaixo da H-D Low Rider S, que equipada com o motor Milwaukee-Eight 114, entrega 16,1 kgf.m.
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A embreagem seca com um sistema deslizante que impede o travamento da roda traseira, enquanto que o funcionamento do cardã é exposto.
Eletrônica
Apesar de rezar no catecismo do minimalismo, a BMW R18 conta com alguns elementos tecnológicos que fazem você se lembrar de que está em uma moto do século XXI.
Acelerador ride-by-wire, freios ABS, controle de tração, três modos de pilotagem e o MSR, um sistema que eletronicamente evita o travamento da roda traseira em acelerações ou reduções bruscas de marchas ajudam controlar a motoca e a deixar a pilotagem mais previsível.
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Manoplas aquecidas, assistente de saída em subida e marcha-a-ré elétrica serão vendidos como opcionais. Aliás, este último item certamente será bem-vindo em uma moto que pesa 345 kg e é 5 cm mais comprida que uma Gold Wing.
Na Europa, a R18 tem preço de venda sugerido de 22.800 euros (R$ 135.103,68) ao câmbio de 23 de abril e por enquanto ainda não há planos dela ser vendida por aqui.