Depois das scooters elétricas CE 04 e CE 02, agora, marca alemã começa a preparar sua primeira moto zero emissões.
A BMW Motorrad pode lançar em breve uma G310 elétrica . Seria a primeira motocicleta movida a bateria da marca alemã: por enquanto, de fato, na tabela de preços da BMW há apenas a scooter CE 04 .
A empresa de Munique já registrou a patente de uma motocicleta com emissão zero, muito parecida com a atual G310. Uma moto de pequeno porte com propulsão elétrica, com potência declarada de 42 HP e torque superior a 6,2 kgf.m.
Portanto, a BMW deixa de lado, pelo menos por enquanto, a ideia de uma motocicleta elétrica de ponta. Aliás, muitos se lembrarão do conceito Vision DC Roadster , que pretendia antecipar o que poderia ser o “ boxer do futuro ”.
De acordo com a patente, componentes como o motor, as baterias e a eletrônica parecem ser atribuíveis à scooter CE 04. No caso do modelo em questão, no entanto, esses mesmos componentes foram dispostos de maneira diferente: o motor é girado em 90° para permitir que o eixo seja posicionado longitudinalmente, enquanto o conjunto é inclinado a 45°, de forma a reduzir o comprimento.
Conheça a scooter elétrica CE 02
A transmissão usa uma engrenagem cônica , que atua como uma engrenagem de redução, e uma correia para transmitir o movimento à roda.
Até a bateria é inclinada , para reduzir o comprimento do veículo e baixar o centro de gravidade. Estas soluções certamente trazem uma vantagem em termos de manuseio .
Conheça a nova scooter da BMW que será vendida no Brasil, a C 400X
O carregador de bateria, por outro lado, está posicionado sob o motor: isso pode ser útil para liberar espaço sob o tanque falso, que pode ser usado como porta-objetos.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s go together!