A Revista Moto Adventure participou do primeiro BMW Rider Training On Road 2018 (curso de pilotagem), no dia 21 de abril no Campo de Provas da Pirelli em Sumaré (SP). Aproveitamos a oportunidade para descobrirmos as novidades do BMW Rider Experience, programa oficial de experiências da BMW Motorrad, que está sob nova direção

TEXTO E FOTOS: CELSO RENATO A. DA SILVA

Sob Nova Direção

A BMW Motorrad tem um novo operador: trata-se de Bruno Corano, reconhecido piloto e empresário com muito sucesso no segmento de motocicletas, que entre os seus principais negócios despontam o Motoschool, atuando há mais de 10 anos no mercado brasileiro, sendo a escola de pilotagem mais tradicional no país. Outro negócio que se destaca, o SuperBike Brasil é o maior e mais disputado Campeonato Nacional das Américas e figura hoje entre os 5 maiores do mundo. Bruno nos relatou as inovações e novos produtos do BMW Rider Experience em 2018:

  • Rider Training On Road e Off Road, agora com 03 níveis de treinamento;
  • Rider Training G 310 On Road, foco em pilotos com pouca experiência e público feminino;
  • Rider Training High Performance, técnicas esportivas para pilotos com interesse em alta performance;
  • Rider Expedition, viagens em grupos elaboradas com roteiros nacionais e internacionais;
  • Wokshops e Palestras, temas de interesse dos clientes ministradas nas concessionárias.

Além dos novos produtos, Bruno Corano também nos relatou que a frequência e abrangência das ações serão ampliadas, aumentando a oferta em âmbito nacional e, assim, a equipe será incrementada para poder atender esta nova demanda. Também haverá melhorias na comunicação com um novo site e mídias sociais.

Curso de Pilotagem

Neste primeiro curso do ano tivemos como instrutores Bruno Corano, Aloísio Frazão Jr. e Tatiana Paze. O BMW Rider Training nível 1 oferece os fundamentos de uma pilotagem segura, porém divertida. A metodologia desenvolvida pelo IIA*(International Instructor Academy) permite que os participantes absorvam, a cada novo exercício, técnicas para que o piloto termine o dia com uma ótima bagagem de conhecimento, tornando sua pilotagem mais eficaz e consciente.

Começamos com técnicas de pilotagem em baixa velocidade, que simula situações corriqueiras de pilotagem urbana e, aos poucos, começamos a aumentar a velocidade dos exercícios, evoluindo para técnicas de contra-esterço, frenagem de emergência e posicionamento em curvas. Com uma dinâmica bem interessante, onde o treinamento foi dividido em módulos onde em cada etapa era ministrado a parte teórica em sala de aula e, na sequência, a parte prática em pista, permitindo assim uma associação direta entre teoria e prática, melhorando também o aproveitamento, pois a parte teórica não fica maçante e a prática não fica fisicamente cansativa.

*O IIA (International Instructor Academy) é uma academia de qualificação profissional da BMW Motorrad da Alemanha que forma instrutores de acordo com normas internacionais de técnicas de pilotagem. Seu método proprietário é considerado referência no mercado de motociclismo.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here