BMW S 1000 RR ganha potência e novo design na linha 2017

BMW S 1000 RR
BMW S 1000 RR

Superesportiva tem novo modo de pilotagem e preço inicial de R$ 75.900

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

BMW S 1000 RR

Lançada em 2009, a BMW S 1000 RR se tornou um ícone entre as motocicletas superesportivas e acaba de chegar renovada ao mercado brasileiro na linha 2017. Mais leve e potente, o modelo ganhou visual renovado com novos grafismos na carenagem e novas opções de cores: branco/vermelho e cinza/preto. Além disso, a nova S 1000 RR está mais segura com a adoção do ABS Pro integrado ao Modo de Pilotagem Pro. Produzido na nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM), o modelo está disponível nos 39 concessionários da marca no país e manteve inalterado o preço de R$ 75.900.

Estilo único e inconfundível

Em sua terceira geração, todos os componentes da carenagem foram redesenhados, de modo a reforçar o seu caráter esportivo, inclusive o farol dianteiro – no qual foi dada maior ênfase à simetria.

O painel de instrumentos, por sua vez, tem alta resolução e fornece uma exibição ainda mais clara de configurações selecionadas, juntamente com velocidade de estrada e velocidade do motor. Entre as informação e funções que podem ser lidas e definidas pelo condutor, estão setup para DDC e pista de corrida, DTC, tempo da volta e extensão da volta, a velocidade específica da volta, modo de pilotagem ativo, trocas de marcha por volta e muito mais.

BMW S 1000 RR
BMW S 1000 RR

Motorização

No modelo 2017, o modelo manteve o propulsor tetracilíndrico em linha de 999 cc, 4 tempos, com duplo comando de válvulas no cabeçote e 4 válvulas por cilindro. Porém, agora o propulsor desenvolve uma potência máxima de 199 cavalos a 13.500 rpm (seis cavalos a mais que a versão anterior) e 113 Nm de torque a 10.500 rpm. O conjunto, que conta ainda com câmbio de seis marchas, leva o modelo à velocidade máxima de 200 km/h.

Equipamentos

O modelo oferece de série itens como controle de tração (DTC) e controle de suspensão ativa (DDC), que ajusta automaticamente a suspensão de acordo com a situação. Em intervalos de 10 milissegundos, a unidade de controle DDC processa uma riqueza de informações, tais como compressão e retorno do amortecedor. Do ponto de vista do piloto, isso significa que a RR tem a melhor configuração dos parâmetros do amortecimento em todos os momentos.

Além disso, há itens como Assistente de Troca de Marcha Pro (funcionando para passagem de marchas acima e abaixo, sem o acionamento de embreagem) e do atuador eletrônico do acelerador para um controle mais preciso e direto. O piloto opera estes novos recursos por meio do painel de instrumentos recentemente concebido, que pode ser adaptado ao tipo específico de utilização.

Além deles, a nova S 1000 RR possui um sistema de escape com novo design sem silenciador dianteiro, bem como um nova configuração para aumento de torque, sendo que a curva de potência/torque foi aperfeiçoada e com detalhes otimizados. Por fim, estão disponíveis os modos de pilotagem Rain, Sport, e Race com ABS e ASC como itens de série.

BMW S 1000 RR
BMW S 1000 RR

Dimensões e segurança

Pesando apenas 204 kg (em ordem de marcha), cerca de quatro quilos mais leve que a versão anterior, o modelo tem peso total permitido de 407 kg e carga útil (com equipamentos de série) de 203 kg. Em relação às dimensões, são 2.050 mm de comprimento, 826 mm de largura, 1.140 mm de altura, 1425 mm de emtreeixos e 815 mm de altura do assento. A capacidade do tanque de combustível é de 17,5 litros, mais 4 litros na reserva.

Em relação aos freios, há duplo disco flutuante de 320 mm e pinça radial de 4 pistões (dianteiros) e discos simples de 220 mm com pinça de 1 pistão (freios traseiros). As rodas são de alumínio fundido, com medidas de 3.50 x 17″ (dianteira) e 6.00 x 17″ (traseira). Os pneus, por sua vez, medem 120/70 – ZR 17 (dianteiro) e 190/55 – ZR 17 (traseiro).

Por fim, a suspensão traseira conta com a balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado com ajustes de pré-carga, compressão e retorno em baixa e alta velocidade. Já a suspensão dianteira traz garfo telescópico invertido de 46 mm de diâmetro com ajuste de compressão e retorno.

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