Seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus determinados pela Vigilância Sanitária do estado, campeonato recebe pilotos de 17 categorias para rodada dupla em Itapema

A abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 está remarcada para os dias 15 e 16 de maio em Itapema, Santa Catarina. A prova, em formato de rodada dupla, seguirá com rigor todos os protocolos de prevenção ao coronavírus determinados pela Vigilância Sanitária do estado. Com pilotos de 17 categorias, incluindo as classes direcionadas às mulheres e às crianças, as disputas também somam pontos para o Campeonato Catarinense da modalidade. A base do evento será o Centro de Tradições Gaúchas (CTG).  

As etapas que abririam a temporada 2021 estavam inicialmente marcadas para fevereiro, no mesmo local. Porém, na véspera da largada, não puderam ser realizadas em função de lockdown decretado pelo Governo de Santa Catarina. A medida teve como objetivo diminuir a propagação do coronavírus em todo o estado. “Na ocasião, todos os pilotos e equipes participantes já estavam em Itapema, prontos para a início da temporada. Desta forma, foi decidido que esses pilotos ganharão um bônus na pontuação do campeonato, além das inscrições continuarem válidas para a nova abertura”, explica Maurício Brandão, promotor do Brasileiro de Enduro. 

“Temos muitas expectativas para o início do campeonato, as etapas devem trazer grandes disputas nas trilhas. A exemplo da edição de 2020, o Brasileiro de Enduro tem forte compromisso com o bem-estar de todos e irá seguir rigorosamente os protocolos de saúde para prevenir o coronavírus. Temos a vantagem do esporte ser realizado ao ar livre, em locais abertos, mesmo assim haverá fiscalização por parte da organização. A ideia é manter a evolução do enduro, que cresce e conquista novos praticantes a cada ano”, continua Brandão. 

O percurso da prova terá aproximadamente 42 quilômetros, com três trechos cronometrados (especiais). Os pilotos completarão três voltas por dia no circuito. O Cross Teste Honda traz 3,5 km em trilhas abertas e locais de pasto e com cascalho, bem ao estilo das provas de cross country. O Enduro Teste TM/DYVA, com 3 km, apresenta pasto e terreno arenoso, incluindo trechos de mata e de reflorestamento de pinus. Largando de um gramado, o Enduro Teste KTM – Cadori tem bela vista para o mar e é uma especial mais aberta, com muitas subidas e descidas e percurso de 6 km. 

Protocolos de saúde – O acesso ao CTG de Itapema e às especiais será totalmente controlado pela organização do Brasileiro de Enduro. Além de testes de Covid-19 em barreira sanitária, na chegada ao padock, os participantes passarão por medição de temperatura corporal diariamente. As equipes deverão manter distanciamento de dois metros entre as motocicletas no box, sendo que as ferramentas não poderão ser compartilhadas entre os mecânicos.    

Além disso, todas as equipes devem manter álcool em gel visível e disponível para uso dos integrantes, bem como realizar a higiene do box. O uso de máscaras será exigido em todas as situações, com exceção de quando o piloto estiver competindo e de capacete. O distanciamento físico de dois metros é outra regra importante, a ser aplicada inclusive no pódio – onde os troféus já estarão higienizados no local, à disposição dos pilotos.   

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil, Brasil Moto Tour, Café 3Z e Federação dos Cafeicultores do Cerrado. A prova de abertura conta com o apoio de Prefeitura de Itapema, Pro Tork, Itapema Off-Road, FC Moto e Cervejaria Mühl Bier.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2021

1ª prova – Itapema (SC)
Data: 15 e 16/5
Categorias: E1, E2, E3, EJ, E4, E230, E35, E40, E45, E50, EFeminina, EAmador, Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids 
Inscrições: www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao

Programação*  

14/5 (Sexta-feira)
Das 13h às 18h – Funcionamento da secretaria de prova e produção de fotos oficiais dos pilotos

15/5 (Sábado)
7h30 – Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids) 
8h – Largada das categorias Kids
Das 8h às 9h50 – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 – Briefing categorias para adultos
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pre-finish
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

16/5 (Domingo)
8h – Largada das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

Calendário* – Brasileiro de Enduro 2021
1ª prova – 15 e 16/5 – Itapema (SC)
2ª prova – 12 e 13/6 – A definir
3ª prova – 11 e 12/7 – A definir
4ª prova – 7 e 8/8 – A definir
5ª prova – 26 e 27/9 – A definir
6ª prova – 13, 14 e 15/11 – A definir

* Os horários e datas podem sofrer alterações.

Aproveite para deixar um like, compartilhar e comentar!

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together! 

Deixe uma resposta