16ª edição do Brasília Capital Moto Week, o maior festival motociclístico da América Latina, reuniu mais de 700 mil pessoas

TEXTO E FOTOS: LAERTES TORRENS FILHO

Mais uma vez, estivemos presentes no Brasília Capital Moto Week (BCMW), que chegou à sua 16ª edição. O evento aconteceu entre os dias 18 e 27 de julho, na Granja do Torto, em Brasília (DF). Novamente fomos surpreendidos pelos organizadores, pois, a cada ano, constatamos que o encontro se supera e sempre traz novidades. Foram tantas atrações que não conseguimos visitar tudo o que rolou. Um exemplo muito legal dessas ações foi a campanha para adotar pets abandonados, que foi um grande sucesso. Os visitantes contaram com estandes que fogem aos padrões dos eventos tradicionais do gênero.

Encontramos profissionais que faziam tatuagens, além de salão de beleza, supermercado, açougue, parque de diversões, o Clubinho Honda (espaço de educação para as crianças aprenderem sobre a convivência dos motociclistas com os pedestres e automobilistas) e, é claro, muitos acessórios para motocicletas e seus usuários. Os concessionários das marcas Honda, Kawasaki, Suzuki, Royal Enfield, BMW, Haojue e Kymco, entre outros, tiveram seus estandes lotados. Segundo a assessoria do BCMW, foram 350 mil motos, cerca de 743 mil pessoas e 1.800 motoclubes que passaram por lá nos dez dias de programação. As marcas Honda e Royal Enfield montaram uma pista de Test Ride para que os motociclistas pudessem conhecer alguns modelos.

Mais de 50 bandas se apresentaram em um palco enorme e que contava com tecnologia de ponta. Os visitantes curtiram vários shows de luzes, além de shows de rock. O line-up incluiu CPM 22, Gabriel Pensador, Biquíni Cavadão e Jota Quest, entre outros. Um dos responsáveis pela organização, Marco Portinho declarou que, após o último dia do evento, os espaços reservados para a acomodação dos motoclubes já são vendidos e alcançam uma adesão de 90%.

A VEZ DOS MOTO CLUBES

Uma curiosidade é a prática de festas de moto clubes dentro do BCMW. Para se ter uma ideia, há entidades com mais de mil integrantes e que possuem sedes espalhadas pelo Brasil afora. Eles escolhem o Brasília Capital para reunir a turma e confraternizar. Os clubes mais conhecidos alugam galpões, nos quais cabem barracas de camping, e fazem comida comunitária (por exemplo, o “Dia da Pizza”, o “Dia do Macarrão”, o “Dia do Churrasco” etc.), além de shows de rock com bandas que tocam exclusivamente para eles.

Os organizadores também disponibilizam espaços para proprietários de trailers, ônibus e camping com banheiros completos para aqueles que chegam e não querem tirar as motocicletas para ir à cidade (principalmente os motociclistas que gostam de tomar aquela cervejinha, o que não combina com condução de motos). Um ambiente de paz e harmonia – esta foi a tônica da festa! No BCMW, encontramos um clima familiar, propício para a troca de informações de turismo pelo Brasil. E já que a cidade é localizada no cento do país, notamos a presença de motociclistas vindos do Oiapoque ao Chuí, para troca de experiências de estradas, hotéis, restaurantes, marcas e modelos de motos.

SUSTENTABILIDADE

Juliana Jacinto, uma das responsáveis pelo encontro, nos mostrou a preocupação dos organizadores com o meio ambiente e informou que a questão da reciclagem é levada a sério. Já Pedro Affonso falou sobre a importância do evento para Brasília. “Quase toda a rede hoteleira esteve lotada durante os dez dias de programação, que sempre coincide com o descanso do pessoal do planalto, e a cidade se transforma na Meca do motociclismo brasileiro. O slogan do BCMW resume muito bem a magnitude do encontro: só vendo, só vindo”, diz Affonso.

            Como maiores destaques, podemos citar os empregos diretos e indiretos gerados, além da preocupação com a reciclagem de lixo, a ajuda às comunidades carentes e uma curiosidade: alguns embaixadores estavam presentes. Assim, tivemos a possibilidade de trocar experiências com representantes da Nicarágua, da Sérvia e do Chipre.

PRÓXIMA EDIÇÃO

Marcado para o dia 23 de julho de 2020, uma quinta-feira, o Brasília Capital Moto Week já estuda novidades e atrações inéditas para a 17ª edição. O evento será finalizado no dia 01 de agosto, com o famoso passeio motociclístico.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também