Duráveis, eficazes e “estilosas”, lâmpadas de LED ganham cada vez mais destaque no segmento de motocicletas

POR GUILHERME DERRICO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

As lâmpadas de LED conquistam cada vez mais espaço no mercado. E há razões de sobra para o produto ter uma aceitação tão boa por parte dos consumidores. No segmento das motos, por exemplo, a tecnologia é sinônimo de durabilidade, luminosidade e estilo. Segundo a Philips, a demanda tem sido tão expressiva que a marca planeja aumentar o atendimento ao mercado de reposição com a tecnologia LED Philips.

A revista Moto Adventure conversou com Leonardo Figueiredo, gerente de produtos Latam da Lumileds (empresa responsável pela Philips Automotiva) sobre algumas questões fundamentais relacionadas às lâmpadas desenvolvidas exclusivamente para motos, bem como sobre as vantagens dos modelos de LED em relação às lâmpadas tradicionais.

 

MOTO ADVENTURE: No que se refere às lâmpadas de LED, a Phillips tem produtos compatíveis com quais modelos de moto?

LEONARDO FIGUEIREDO: A Lumileds oferece, atualmente, lâmpadas LED Philips para faróis nos formatos H4 e H7 que podem ser utilizadas em motocicletas compatíveis com os modelos de lâmpadas H4 60/55W e H7 55W. Geralmente, são modelos de motos de alta cilindrada, como, por exemplo, a linha Honda CBR e Yamaha XTZ. No entanto, vale acrescentar que ampliar o atendimento ao mercado de reposição com a tecnologia LED Philips está nos planos da companhia, que, em breve, irá lançar opções de lâmpadas em LED para motos de baixa cilindrada.

MA: Qual a potência desses produtos?

LF: A lâmpada LED Philips traz um consumo (potência) aproximado de 15W, ou seja: cerca de 3,5 vezes menos consumo, quando comparada com a lâmpada original da motocicleta.

MA: Qual a faixa de preço das lâmpadas?

LF: As lâmpadas estão disponíveis no mercado tanto online quanto nas principais lojas do segmento. A Lumileds, por não realizar a venda direta para o consumidor final, não informa preço sugerido.

MA: Fale-nos um pouco sobre os benefícios que as lâmpadas de LED podem trazer à motocicleta?

LF: Além do menor consumo, conforme já mencionado, a tecnologia LED Philips reúne três grandes benefícios para o usuário e, consequentemente, para todos que convivem no trânsito, em um único produto: durabilidade (oito anos de vida útil), luminosidade (até 160% mais luz) e estilo (luz mais branca de 6200K). É importante ressaltar que a tecnologia LED não é sempre igual. O LED Philips se diferencia de outras lâmpadas disponíveis no mercado ao projetar luz no local correto, sem ofuscar a visão de outros motoristas. Além disso, é robusto, feito com materiais de qualidade, não tem fios ou partes expostas, é resistente aos impactos, umidade, vibração e tem tamanho compacto, o que facilita a instalação.

MA: Há alguma contra-indicação?

LF: Não há contra-indicação. Só vale lembrar que eventuais avisos eletrônicos indevidos no painel podem ser desabilitados por meio do uso do Canceller Philips, também disponível para o segmento das motos.

MA: O que deve ser feito para que a vida útil do produto seja satisfatória?

LF: A vida útil do LED Philips é muito superior, mesmo comparada aos outros LEDs do mercado. Tecnologias como o AirFlux, que garante o melhor controle da temperatura da lâmpada utilizando o fluxo do ar, o uso de materiais de alta qualidade e a excelência na produção de quem há 100 anos é líder em iluminação automotiva, dão ao LED Philips mais de oito anos de durabilidade. A garantia do produto é a maior do mercado, três anos contra defeitos de fabricação. Basta garantir que a lâmpada tenha sido instalada por um profissional capacitado e que a parte elétrica da motocicleta esteja em bom funcionamento.

MA: Em relação à legislação, há alguma lei contra o uso desse tipo de lâmpada?

LF: Não há restrição. Porém, de acordo com a Resolução Contra 681/17, é necessário solicitar autorização do órgão de trânsito para alterar a documentação do veículo e, assim, regularizar o uso do produto.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here