Nesta entrevista exclusiva, Maurício Fernandes (um dos responsáveis por trazer a Husqvarna ao Brasil) fala sobre a trajetória da marca e sobre suas pretensões para o mercado nacional
POR GUILHERME DERRICO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Na edição 213 de Moto Adventure, demos destaque à motocicleta Vitplen 701, da Husqvarna – matéria que, inclusive, foi capa da publicação. Para sabermos mais sobre a história da marca sueca, conversamos com Maurício Fernandes, sócio-proprietário da 2W & Fernandes Group (empresa que cuida da importação da Husqvarna Motorcycles e que também administra a concessionária Power Husky, primeira loja a vender motos Husqvarna fora da Europa). “O crescimento da marca no off road brasileiro está bem encaminhado com o nosso trabalho nos últimos cinco anos, com a equipe de Enduro atuando forte e, também, devido à tradição da Husqvarna Motorcycles. Agora, é hora de trabalhar a imagem da Husky on Road com motos modernas, tecnológicas e exclusivas, como as Naked Vitpilen e Svartpilen”, diz Fernandes. A seguir, confira na íntegra o nosso bate-papo com o empresário.
MOTO ADVENTURE: Qual é o conceito da motocicleta nos outros países? E qual é o perfil do proprietário?
MAURÍCIO FERNANDES: A Husqvarna Motorcycles tem os modelos off road para competição, modelos Street e Supermoto. O conceito das novas motocicletas da linha Street é o de máquinas progressivas, com design simples, porém, inovador. “Simples” porque são motos puras, sem muita carenagem, somente a medida certa que o piloto precisa; e progressiva porque são hi-tech e de alta performance. Motocicletas para pilotos modernos, que querem algo à frente do seu tempo.
MA: Qual é o posicionamento editorial da marca?
MF: A marca atenderá tanto o público on road quanto o off road.O Brasil tem muito potencial para essas duas vertentes.
MA: Hoje, a fábrica dispõe de quantos modelos? E qual é o mais vendido?
MF: Atualmente, a fábrica dispõe de toda a linha de Motocross e Motocross Infantil, 2T e 4T, toda a linha de Enduro 2T e 4T, a linha Supermoto (450 Competição e 701 Supermoto Street Legal), a Dual Purpose (701 Enduro Street Legal) e a linha Street, com as Vitpilen 701/401 e Svartpilen 401. No momento, a linha Enduro é a que representa o maior número de vendas no mundo.
MA: No Brasil, teremos quantos modelos?
MF: Temos 100% dos modelos disponíveis de todas as linhas. São 25 motos diferentes, prontas para conquistar os amantes das motocicletas.
MA: Fale um pouco sobre a Husqvarna em si, seu conceito inicial, fundação, particularidades… Sabemos que, no início, a empresa era uma fábrica que englobava outras atividades.
MF: A Husqvarna começou com a fabricação de armas, tanto que o logotipo é uma mira. Depois, passou a atuar com bicicletas e motos em 1903, na cidade de Huskvarna, na Suécia. Então, veio a linha agrícola, assim como diversos outros produtos. Até fogão já fabricaram! Hoje, as motos Husqvarna pertencem ao grupo KTM. A Husqvarna Group, com os produtos de força, é uma empresa totalmente independente, que não tem nada a ver com as motos.
MA: Vocês têm ideia de quantas unidades venderam este ano, no mundo todo?
MF: Sim, vendemos 40 mil unidades.
MA: Teremos outras concessionárias da marca em outros estados? Em caso afirmativo, onde e quando?
MF: No momento, não. Futuramente, com a estabilidade da economia brasileira, isso pode acontecer.
MA: A fábrica participa ou participará de alguma competição nacional?
MF: Sim, e vai entrar para ganhar! Participaremos do Brasileiro de Enduro FIM, Hard Enduro e Motocross.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: