Husqvarna Vitpilen 701 une a imponência e a exclusividade do design com a potência e a facilidade de condução que uma motocicleta urbana precisa ter. Confira tudo sobre essa máquina de origem sueca agora, em Moto Adventure

POR GUILHERMEDERRICO

FOTOS: JOHANES DUARTE / DIVULGAÇÃO

Se você é apaixonado por motos, curte um design provocante e inovador e, é claro, não abre mão da potência e da facilidade de pilotagem no meio urbano, a HusqvarnaVitpilen701 é uma máquina para entrar na sua lista de testes rides. Novidade no mercado brasileiro, a marca Husqvarna foi fundada em 1903, e é um dos fabricantes mais antigos ainda em funcionamento. Em 2014 a marca foi adquirida pela KTM. A motocicleta é considerada uma versão superpremium das máquinas que estão à venda atualmente no mercado, ou seja, ela é feita para pilotos exigentes! “Trata-se de uma moto muito legal, muito diferente de tudo que eu já havia pilotado. É uma motocicleta dócil e forte ao mesmo tempo, possui uma pegada “racing”, com a possibilidade de uma pilotagem mais suave abaixo dos 4.000 rpm”, afirma Lucas Paschoalin, piloto e jornalista especializado.

A proposta da Husqvarna é oferecer uma nova perspectiva sobre o motociclismo urbano no Brasil. O motor monocilíndrico é potente e promove um desempenho muito bom. A moto é compacta e ágil, perfeita para enfrentar a loucura do trânsito diário das grandes cidades. De acordo com o fabricante, essa motocicleta foi criada para se adequar ao estilo de vida progressivo do motociclismo moderno. O design foi muito bem pensado, e faz uma mescla entre o estilo clássico e o moderno, sem excessos. “O resultado é uma fórmula encontrada pela marca para trazer aos dias atuais uma herança da sua origem sueca. Com traços leves e estreitos,essa nakedé capaz de se mover com facilidade no agitado e caótico trânsito das metrópoles. A moto também chama a atenção pela beleza e causa furor pode onde passa”, disse Maurício Fernandes, sócio-proprietário da 2W & Fernandes Group, empresa que detém os direitos da Power Husky, concessionária que já tem as motos à disposição em São Paulo.

Detalhes

Apesar de focar nas origens e buscar o máximo da leveza, a roda de 17 polegadas se destaca pelas linhas modernas. Elas foram projetadas para apresentar uma longa durabilidade. O logotipo da marca está embutido nas rodas, demonstrando atenção a todos os detalhes. O banco utiliza espuma de alta qualidade, revestida com tecido de couro “mokka” que, apesar da aparência simples, garante maior conforto para o motociclista.Quando o assunto é consumo, o tanque da Vitpilen 701 é integrado ao design e foi desenhado para um melhor encaixe do piloto. A tampa é de alumínio e carrega o brasão da Husqvarna Motorcycles. Para controlar tudo isso, dois semi-guidões estão conectados às extremidades das mesas de alumínio forjado, na cor preta, com detalhes que transformam a pilotagem numa experiência bastante agradável. “A posição de pilotagem é muita tranquila em relação às pernas. Já nos braços, caso o piloto fique muito tempo conduzindo a moto no trânsito, isso pode gerar certo cansaço, devido à posição debruçada”, diz Paschoalin.

O painel digital abriga todas as informações necessárias da motocicleta, através de uma leitura simples. “A tecnologia está muito presente na moto. Ela conta com suspensão muito bem ajustada e câmbio preciso. Há a possibilidade de trocar as marchas sem a utilização da embreagem, o que oferece mais agilidade na passada de marchas e respostas mais rápidas. O controle de tração também funciona muito bem”, explica o piloto.

Potência extrema

No quesito iluminação, o farol de LED da Vitpilen 701 é potente e disparaao redor do arco uma luz contínua de circulação diurna. A lanternaestá integrada à traseira da moto. Se é de potência que você gosta, vamos falar do motor, que é monocilíndrico, refrigerado por líquido, de 692,7 cc. A motocicleta garante 75 cv de potência e 7,5 kgf.m de torque a 6.750 rpm. A injeção eletrônica é operadapelo sistema de aceleração direta ride-by-wire. Como as peças são dealta resistência, o intervalo entre as manutenções pode chegar a até 10.000 quilômetros. O escapamento é confeccionado em duas partes,uma delas é um pré-silenciador feito em aço, enquanto a outra, um silenciador final, revestido em preto para combinar melhor com o estilo da moto.

Tanta modernidade não poderia deixar de contar com um sistema de freios confiável e, neste modelo, a Husqvarna selecionou a Brembo. Um único disco dianteiro de 320 mm e um traseiro de 240 mm garantem maior controle e desempenho às frenagens. Para quem gosta de mais emoção, o ABS pode ser desabilitado.“Os freios são impressionantes e se parecem com os que são utilizados nas competições. Um dos pontos mais legais do ABS é que ele não é tão intrusivo e não bloqueia tanto a frenagem, ou seja, mesmo numa situação de frenagem mais forte, a traseira da moto responde com muita segurança”, explica o piloto.

Tudo isso tem um custo! A motocicleta chega ao mercado com preço sugerido de R$ 79.900,00. “É uma moto forte como uma máquina de competição e bonita como uma cafe racer. Conta com a simplicidade de uma naked e detalhes muito bem trabalhados, com estilo minimalista”, finaliza Paschoalin.

FICHA TÉCNICA:

Motor: 1cilindro, 4 tempos

Partida: Elétrica

Transmissão: 6 velocidades

Refrigeração líquida

Embreagem deslizante APTC (TM), atuada hidraulicamente

Freio dianteiro: Brembo four-piston radial fixed calliper, brake disc

Freio traseiro: Brembo single-piston floating calliper, brake disc

Diâmetro do disco do freio dianteiro: 320 mm

Diâmetro do disco do freio traseiro: 240 mm

Altura do assento: 830 mm

Capacidade do tanque: 12 litros (aproximadamente)

Peso sem combustível: 157 kg

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here