Surpresas e consagração de eternos campeões marcaram a 37ª edição da competição
Os dias 23 a 27 de janeiro vão ficar marcados na história de centenas de pilotos que viveram as emoções da 37ª edição do Rally Cerapió. Um misto de construção de novas amizades, fortalecimento de antigas e de disputas acirradas estiveram envolta ao evento. Consolidação de eternos campeões e o surgimento de novos talentos puderam ser vistos no Cerapió 2024.
As emoções começaram antes da largada promocional com a arrecadação de 8 toneladas de alimentos que foram doados para famílias carentes em parceria com o Rotary Club de Fortaleza Planalto. Ainda no dia 23, centenas de participantes desfilaram pela Rampa de Largada montada na paradisíaca Praia do Cumbuco observados por autoridades do Ministério do Turismo, Governo do Ceará, das prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante e por diretores da Confederação Brasileira de Motociclismo.
A largada do dia 24 foi cedo. A partir das 5 horas, os competidores começaram a enfrentar a etapa mais longa do Cerapió. Foram longas 11 horas entre a Praia do Cumbuco (CE) e Viçosa do Ceará. “Foi um dia bem longo, bem cansativo. Mais de 400km, mais de 11 horas em cima da moto. Mas é isso aí, o rally é resistência, é persistência, é concentrar para buscar os resultados”, disse o vice-campeão da categoria Elite do Moto Enduro, Jomar Grecco.
O dia 25 contou na largada com a neblina e frio de Viçosa do Ceará. Na sequência, os pilotos enfrentaram a descida da Serra da Ibiapaba e a subida da Serra dos Matões com muitas pedras até chegar em Pedro II (PI). “Hoje saímos com uma neblina que eu achei que estávamos em Campos do Jordão. O começo da prova foi bom. Com umas partes de pedra e de muita navegação. A última metade, até o primeiro ponto neutro, com muita areia pesada e muita navegação também. Uma região de mata bem fechada. Então, é o Cerapió mostrando suas caras”, resumiu Dário Júlio.
Depois de uma noite de integração com a população de Pedro II, os competidores enfrentaram uma trilha inédita até chegar em Teresina. Muito lajeado, pedras e vários desafios tiveram que ser superados em várias competições que ficariam acirradas. O resultado da prova, que chegava a Teresina (PI), indicou que o último dia de provas seria emocionante. Categorias com quatro pilotos com chances de vitória, novos talentos podendo superar eternos campeões e centenas de competidores tentando se provar capazes de superar os desafios do Cerapió 2024.
A adrenalina e a apreensão duraram todo o último dia de provas que fez um circuito por estradas entre Teresina e Caxias (MA). Uma mata bem preservada e muitos riachos precisaram ser superados pelos pilotos. Em cada ponto neutro, os competidores comentavam sobre os erros e acertos na navegação. Além disso, a população esteve presente para acompanhar mais um Cerapió.
“Foi mais um Cerapió muito emocionante. Dias intensos vividos por várias pessoas que fazem parte da organização e pelas milhares de pessoas que acompanham a nossa caravana. São esses dias que nos trazem o sentimento de gratidão por trabalhar tantos dias na organização de um evento deste tamanho”, disse o diretor geral, Ehrlich Cordão.
O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo – União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Fotos: Alberto Barbosa/Divulgação
Confira a classificação final do Cerapió:
MOTOS ENDURO
Elite (Cinco primeiros)
1º Guilherme Cascaes (SC)
2º Jomar Grecco (ES)
3º Tiago Wernersbach (ES)
4º Helaindo Onofre Jales (CE)
5º Misael Amariz (PE)
Graduado (Cinco primeiros)
1º Luiz Antônio Araújo (PE)
2º Dario Júlio (MG)
3º Guilherme Portela (PI)
4º Júlio César da Silva (MG)
5º Chagas Matos (PI)
Over 35 (Cinco primeiros)
1º Lenilson de Freitas Viana (PI)
2º Marcos Vincyus (PI)
3º Lauro Rodolpho (PI)
4º Tafarel Guimarães Araújo (MA)
5º Thomas Alves Domingues (SP)
Dupla Graduado (Três primeiros)
1º Tiago Coutinho / Diego Coutinho (PE)
2º Cesar Akássi / Dionizio Soares Godinho Neto (CE)
3º Léo Gomes / Leonardo Costa (CE)
Over 45 (Três primeiros)
1º Sandro Osmar Conci (CE)
2º Juliano Muller (PR)
3º Ricardo Zappelini Daufenbach (SC)
Over 50 (Três primeiros)
1º Sandro Hoffmann (ES)
2º Maurício Ghiraldelli (SP)
3º Reginaldo Martins (PA)
Brasil (Três primeiros)
1º Alex Nunes Azevedo Nunes (MG)
2º Luiz Fernando Vieira da Silva (CE)
3º Alexandre Faria Valadares (PI)
Intermediário (Três primeiros)
1º Gabriel Valeriano (PE)
2º Mirlei Izaias Santos (MG)
3º Davi Mendes (PI)
Over 55 (Três primeiros)
1º Edson Maciel (MG)
2º Cleber Esteves Sacramento (MG)
3º Juvenal Alves dos Santos (SE)
Over 60
1º Álvaro Weyne (MG)
2º José Roberto Dias (MA)
3º Mauro de Lima (SC)
Feminino
1º Bárbara Neves (GO)
2º Késsia Tristão (ES)
Novato (Três Primeiros)
1º Rodrigo César de Sousa (MG)
2º João Eduardo (PI)
3º Gilberto Rogger Matos Cisne (CE)
Dupla Novato (Três primeiros)
1º Elpídio Marques / José Victor Costa Silva (PI)
2º Lucas Guilber / Marcos Junior (PE)
3º Gilson Alves / José Diomar (CE)
Rally (Três primeiros)
1º Márcio Fernandes da Silva (PI)
2º Ciro Igor de Souza Barros (PI)
3º Rômulo Massariol (PA)
Fonte: Assessoria de Imprensa Cerapió
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!