cfmoto-pronta-para-lancar-sua-450mt-em-2024

Nova trail de média cilindrada é equipada com motor bicilíndrico que gera 43,6 cv e pesa somente 175 kg.

A CFMoto é uma marca chinesa que está presente no Brasil, mas vendendo somente alguns veículos recreativos e recentemente escolheu a EICMA em Milão para revelar a mais recente adição à sua linha de produtos: a 450MT, equipada com uma variante do moderno bicilíndrico paralelo DOHC de 449,5 cc com refrigeração líquida que fez sua estreia nos modelos 450SS e 450NK.

cfmoto-pronta-para-lancar-sua-450mt-em-2024

A 450MT dá um toque de aventura à ideia, reajustando o motor para priorizar o torque em rotações mais baixas sobre a potência de pico e encaixando-o em um chassi leve em tubo de aço com suspensão de longo curso e um visual genuíno de moto de aventura.

Na 450MT, o motor produz 43,6 cv a 8.500 rpm, uma fração abaixo dos 50 cv que a 450NK e a 450SS geram, mas também atingindo um pico de 1.000 rpm mais baixo na faixa de rotação. O torque atinge o máximo de 4,49 kgf.m a 6.250 rpm, o que equivale a cerca de 0,55 kgf.m a mais em relação aos modelos esportivos citados e chega 1.350 rpm mais abaixo na curva. 

Para uma moto de aventura, seja para uso off-road ou para uso diário, essas mudanças fazem muito sentido. O diâmetro de 72 mm e o curso de 55,2 mm do motor permanecem inalterados, assim como a taxa de compressão de 11,5:1, sugerindo que as alterações se resumem a ajustes na eletrônica e nos comandos de válvulas.

cfmoto-pronta-para-lancar-sua-450mt-em-2024

CICLÍSTICA

O motor se encaixa em uma estrutura de tubo de aço com suspensão KYB ajustável em cada extremidade: um garfo invertido de 41 mm na frente e um monoamortecedor de taxa crescente na parte traseira com ajuste remoto, montado em um braço oscilante de alumínio. Existem 200 mm de deslocamento em cada extremidade e 220 mm de distância ao solo. Como seria de esperar de uma uma moto de vocação aventureira, as rodas são raiadas, de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás. As frenagens são feitas por um único disco dianteiro de 320 mm com pinça J.Juan de quatro pistões e um rotor traseiro de 240 mm com pinça de pistão único. O ABS da Bosch é padrão, mas pode ser desligado, e o controle de tração é fornecido pela mesma marca alemã.

cfmoto-pronta-para-lancar-sua-450mt-em-2024

CONVENIÊNCIA

Uma vez a bordo você se depara com uma tela TFT curva de 5 polegadas que inclui toda a conectividade usual para smartphones e uma porta de carregamento USB-C, e toda a iluminação é LED – novamente em linha com as expectativas em 2024. Excepcionalmente, a CFMoto apenas cita um peso seco, chegando a 175 kg sem fluidos. Assim que o tanque de combustível de 14,3 litros estiver cheio e houver óleo e água no motor, isso equivalerá a algo em torno de 190 kg.

A CFMoto espera colocar a 450MT em produção no primeiro trimestre de 2024, tendo sua chegada nos mercados asiático, europeu e norte-americano a partir do primeiro trimestre. Por aqui ainda não há expectativas para que o representante brasileiro da marca traga ete produto, mas quem sabe ele não se anima?

cfmoto-pronta-para-lancar-sua-450mt-em-2024

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!

Fonte: Cycle World

cfmoto-pronta-para-lancar-sua-450mt-em-2024

Especificações 2024 CFMoto 450MT

MSRP:A definir
Motor:DOHC, bicilíndrico de quatro tempos com refrigeração líquida; 4 válvulas/cil.
Deslocamento:449,5 cc
Diâmetro x curso:72,0 x 55,2 mm
Taxa de compressão:11,5:1
Transmissão/Acionamento:Manual 6 velocidades/corrente
Potência reivindicada:43,6 cv a 8.500 rpm
Torque reivindicado:4,49 kgf.m a 6.250 rpm
Sistema de combustível:N / D
Embreagem:Úmida, multidiscos
Gerenciamento/ignição do motor:N / D
Quadro:Tubo de aço
Suspensão dianteira:Garfo USD KYB de 41 mm, ajustável
Suspensão traseira:Multi-link, monoamortecedor KYB, ajustável
Freio Dianteiro:Pinça J.Juan de 4 pistões, disco de 320 mm com ABS Bosch
Freio Traseiro:Pinça J.Juan de 1 pistão, disco de 240 mm com ABS Bosch (comutável)
Rodas dianteiras/traseiras:21 pol./18 pol.
Pneus dianteiros/traseiros:90/90-21 / 140/70-18
Rake/Trail:26,0°/106,6 mm
Distância entre eixos:A definir
Distância ao solo:220 mm
Altura do assento:820 mm (padrão); 800 mm (baixo)
Capacidade do tanque:14,3 litros
Peso seco reivindicado:175 kg
Disponibilidade:A definir