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Com 21 códigos para aplicação, modelos atendem motos das principais marcas, como Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.

A Marelli Cofap Aftermarket anuncia a chegada da sua nova linha de produtos para motocicletas: Caixas de Direção Cofap. Com 21 códigos para aplicação em modelos das principais marcas, como Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, a empresa mantém o compromisso com o consumidor: oferecer o maior e mais completo catálogo do mercado de reposição, também, para o segmento de motocicletas.

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A caixa de direção é formada por um par de rolamentos que fica instalado entre a coluna de direção e o chassi da moto, por meio das mesas superior e inferior. Com isso, o motociclista pode fazer curvas, suavemente, ao mover o guidão para os dois lados. A Cofap explica que esses rolamentos sofrem todos os impactos e esforços aos quais a suspensão dianteira é submetida, já que são o elo entre a parte dianteira da moto (composta por garfos, rodas, pneus e outros componentes) e o chassi.

Comercializada com a marca Cofap, a peça está disponível em duas versões: esférica e cônica. A motocicleta sai de fábrica com um tipo de caixa de direção, de acordo com o que foi determinado pelo projeto montadora, mas no mercado de reposição é possível encontrar o componente nas duas versões para o mesmo modelo – a escolha fica a cargo do motociclista. De modo geral, as motocicletas de baixa cilindrada vêm de fábrica com caixas de direção esféricas.

Confira os códigos das caixas de direção esféricas Cofap e suas aplicações: CDC41006 (Honda Biz, Pop 100/110i e PCX 150), CDC41007 (Honda CBX 250 Twister e CB300R), CDC41008 (Honda CG 125 e CBX 200S), CDC41009 (Honda CG 125, 150 e 160), CDC41010 (Honda NXR Bros, XRE e CRF), CDC42004 (Yamaha Fazer 250 fabricada a partir de 2018), CDC 42005 (Yamaha Factor YBR 125 e 150), CDC42006 (Yamaha Fazer 250 e XTZ 250), CDC 42007 (Yamaha NMax 160), CDC420008 (Yamaha XTZ 125 e XTZ 150), CDC42009 (Yamaha YBR 125, Neon 115 e Crypton), CDC43001 (Suzuki Burgman 125), CDC 59001 (Dafra Citycom 300) e CDC 74001 (Kawasaki Ninja 250 e 300).

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Já as caixas de direção cônicas estão disponíveis nos seguintes códigos: CDC41001 (Honda Biz, Pop 100/110i e PCX 150), CDC41002 (Honda CB2 50F Twister), CDC41003 (Honda CG 125, 150 e 160), CDC41004 (Honda NXR Bros, XRE e CRF), CDC42001 (Yamaha Factor YBR 125 e Fazer 150), CDC42002 (Yamaha Fazer YS250 e XTZ 250) e CDC42003 (Yamaha YBR 125, Neo 115 e Crypton).

            As caixas de direção Cofap passam a integrar um dos maiores catálogos do mercado de reposição brasileiro que, além dos amortecedores, líderes absolutos em seu segmento, conta também com tubos internos da suspensão dianteira, kits de transmissão, coxim da coroa, cabos de comando, pastilhas e patins de freio.

            Vale lembrar também que a Marelli Cofap Aftermarket é dona do portfólio de produtos com a marca Magneti Marelli, composto por componentes elétricos, como baterias; bombas de combustível; lâmpadas; reguladores; retificadores; sensores de temperatura; suportes e escovas e velas de ignição; além filtros de ar, combustível e óleo e de  componentes de motor – kits completos e de pistão com anéis, bielas e válvulas.

Atenção aos sinais de desgaste

            A caixa de direção é um componente que sofre desgaste natural ao longo do tempo. Alguns fatores, como intensidade do uso e tipo de piso por onde a motocicleta trafega, podem abreviar a durabilidade da peça. Uma das causas mais comuns de problemas ocorre porque os rolamentos operam sempre dentro de uma faixa limitada pelos ângulos de esterço do guidão, o que pode levar a formação de entalhes na pista de rolamento.

Esse entalhe será percebido pelo condutor quando, ao movimentar o guidão, sentir um travamento, um “solavanco”, como se houvesse um ponto de resistência ao virar o guidão, o que pode causar dificuldade em manter uma linha reta. Esse tipo de sinal é a indicação de que é hora de procurar um mecânico de confiança para avaliar a caixa de direção e, eventualmente, realizar a substituição, lembrando que a segurança na condução da motocicleta depende do perfeito estado de conservação do sistema de direção.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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