cofap-destaca-a-importancia-da-manutencao-dos-cabos

Componentes são responsáveis pelo controle da motocicleta e requerem vistorias e atenção para seu bom funcionamento.

Ao conduzir uma motocicleta, a relação entre condutor e veículo é fundamental, e os cabos de comando são os elos vitais dessa relação. São eles, também conhecidos como cabos de controle, que transmitem os comandos do piloto para diversos sistemas da moto, incluindo acelerador, velocímetro, embreagem e freios, além de conta-giros, dependendo da moto. Sua importância é inquestionável, pois o desempenho da moto depende diretamente desses cabos e, mais importante, também a segurança do motociclista depende da correta manutenção desses componentes.

cofap-destaca-a-importancia-da-manutencao-dos-cabos

A Marelli Cofap Aftermarket, a mais importante empresa de reposição de peças do país, informa que os cabos de comando Cofap para motocicletas são produzidos em aço e atuam dentro de um tubo metálico flexível com revestimento plástico. Alguns modelos contam com vedadores do tipo sanfona na extremidade, que evitam a entrada de água e poeira e, assim, protegem os cabos contra o desgaste. Esse protetor é dimensionado conforme as especificações das montadoras e evita, também, eventuais contatos do cabo com o chassi da moto, além de garantir a eficiência do movimento do cabo dentro do tubo protetor.

O catálogo da marca contempla os cabos de acelerador, afogador, embreagem, freio, tacômetro (conta-giros) e velocímetro.

Para garantir que esses cabos desempenhem seu papel de forma eficaz e segura, a Marelli Cofap Aftermarket oferece orientações valiosas:

 Inspeção visual regular

A observação atenta dos cabos, especialmente em suas extremidades, é essencial. Se forem identificados sinais de desgaste, fraying (desfiamento) ou corrosão, devem ser tomadas providências imediatas.

cofap-destaca-a-importancia-da-manutencao-dos-cabos

Substituição

Cabos desgastados ou danificados devem ser substituídos imediatamente. Não adie essa substituição, pois ela é fundamental para a segurança do motociclista.

Revisões periódicas

Agende revisões periódicas para uma avaliação completa dos cabos. Um mecânico qualificado pode determinar se há necessidade de ajustes ou substituições para garantir o bom funcionamento da motocicleta.

Verificação semanal

Uma verificação rápida da condição dos cabos, pelo menos uma vez por semana, é uma prática essencial. Identificar problemas emergentes antes que se tornem graves é a chave para uma pilotagem segura.

cofap-destaca-a-importancia-da-manutencao-dos-cabos

Linha moto

A Marelli Cofap Aftermarklet possui um robusto portfólio para o segmento de duas rodas com mais de 680 códigos de produtos comercializados com as marcas Cofap e Magneti Marelli. Todas as peças possuem as mesmas especificações técnicas dos produtos originais, garantindo, assim, os mais altos níveis de desempenho, confiabilidade e segurança.

 Além da linha de cabos de comando, a marca Cofap conta também com amortecedores, tubos internos, kits transmissão e pastilhas e patins de freio. Já com a marca Magneti Marelli são baterias, lâmpadas, regulador e retificador, filtro de óleo, sensor de temperatura do motor, velas de ignição, kits de motor (camisa de cilindro, pistão, anéis, pino e travas), kit pistão com anéis, bielas e válvulas.

Fotos: Caio Mattos/Honda

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui