Estado torna-se o quinto a autorizar o tráfego de motos entre os carros. Lei aprovada apoia-se em estudo que mostra que prática reduz riscos de acidentes e lesões.
O Colorado aprovou um projeto de lei para permitir que as motocicletas circulem entre os carros parados, tornando-se o quinto estado a legalizá-lo, depois da Califórnia, Utah, Montana e Arizona.
O compartilhamento de pistas continua sendo um tema controverso. Em seu artigo “Decisão dividida: a divisão de faixas são seguras?” Eric Trow faz referência a estudos para mostrar os efeitos da partilha de faixas em estados onde é legal e descobriu que a prática reduz o risco de colisões traseiras e reduz lesões, embora também introduza alguns novos riscos.
O projeto de lei do Colorado entra em vigor em 7 de agosto de 2024 e permitirá que os motociclistas daquele estado circulem entre as faixas enquanto o trânsito estiver parado ou a uma velocidade de 24 km/h ou menos.
Abaixo, o comunicado de imprensa da American Motorcyclists Association.
O Colorado se tornou o quinto estado a legalizar o corredor depois que o governador Jared Polis (D) assinou o SB24-079 em 4 de abril, permitindo que motocicletas possam circular entre carros parados no trânsito e em semáforos.
O projeto foi aprovado na Câmara e no Senado do Colorado, com forte apoio bipartidário. O Colorado agora se junta à Califórnia, Utah, Montana e Arizona como estados com legislação de circulação entre faixas sancionada.
“A assinatura do SB24-079 é uma vitória significativa para os motociclistas no estado do Colorado”, disse o representante da AMA nos Estados Centrais, Nick Sands. “Com esta nova legislação, os motociclistas serão agora autorizados a vencer o trânsito parado, dando aos condutores a capacidade de se retirarem legalmente de situações de trânsito vulneráveis antes de entrarem em contato com um condutor distraído ou desatento.”
O projeto de lei – patrocinado pelos senadores Nick Hinrichsen (D-Pueblo) e Jim Smallwood (R-Douglas), bem como pelos deputados Javier Mabrey (D-Denver, Jefferson) e Ron Weinberg (R-Larimer) – entrará em vigor em 7 de agosto de 2024. Ele permitirá que todas as motocicletas ultrapassem veículos parados na mesma faixa. As motocicletas serão obrigadas a rodar a 24 quilômetros por hora ou menos durante a circulação e só poderão fazê-lo se a estrada tiver faixas largas o suficiente para passar com segurança. As condições também devem permitir a “operação prudente da motocicleta durante ultrapassagens ou ultrapassagens”.
Ou seja, a nova lei pauta-se por premissas difíceis de serem fiscalizadas, como por exemplo, a verificação da velocidade limite para a circulação, afinal, como irá se medir a velocidade nesta situações? Os carros que devem estar rodando até a 24 kmh, ou os motociclistas? E sendo esta velocidade o limite para os carros, como os motocicliistas vão saber que os carros estão ou não nesta velocidade?
Enfim, o fato é que, circular entre os carros é uma medida que amplia a segurança dos motociclistas e nos confere enorme vantagem no trânsito, desde que isso seja feito com prudência e responsabilidade.
Fonte: Rider Magazine
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!