Turismo Veloce coloca a italiana MV Agusta no concorrido mercado das aventureiras. Moto foi desenvolvida com suporte da KTM.
A MV Agusta entrou na arena das motocicletas de aventura com o lançamento da sua nova Enduro Veloce. A máquina segue a mesma linha do modelo LXP Orioli, apresentando desempenho semelhante e parecendo quase indistinguível desta versão mais premium, que é vendida na Inglaterra por £ 26.700 (R$ 169.892,45).
O preço da Enduro Veloce foi confirmado na Inglaterra em £ 21.800 (R$ 138.713,68), embora a data de lançamento nas concessionárias ainda não tenha sido anunciada.
A aventureira italiana é impulsionada por um motor triplo de 931 cc alojado em uma estrutura de liga de aço, oferecendo potência e torque de 122 cv e 10,5 kgf.m de torque respectivamente.
Com peso total de 224 kg com tanque cheio, a Enduro Veloce é totalmente fabricada e montada na Itália e, segundo Alessandro Volpini, chefe de P&D da MV Agusta, a moto “oferece tecnologia não encontrada nos concorrentes”.
DUPLO COMPORTAMENTO
Com mais de 10.000 km de desenvolvimento pela equipe off-road da KTM por trás da Enduro Veloce, ela deve ser capaz tanto dentro quanto fora do asfalto. Volpini adicionou: “quando o asfalto acaba, esta moto irá levá-lo ainda mais longe”.
Disponível exclusivamente com rodas raiadas Takasago Excel sem câmara de 21”/18″ e com 210 mm de curso de suspensão em ambas as extremidades, as intenções off-road da MV são evidentes desde o início.
Tanto os garfos Sachs de 48 mm quanto o monoamortecedor traseiro Sachs são ajustáveis para amortecimento de recuperação e compressão, e a pré-carga também pode ser ajustada manualmente na parte traseira. No entanto, não há opção semi-ativa disponível, embora isso seja algo que a MV afirma que poderá considerar no futuro.
Foram realizados testes de pista significativos durante o desenvolvimento para garantir a máxima capacidade na estrada, apesar da grande roda dianteira, afirma o fabricante italiano. Tal como acontece com a MV, existe um virabrequim contra-rotativo para neutralizar os efeitos giroscópicos do aro dianteiro de 21 polegadas – ajudando a motocicleta a mudar de direção.
O torque é entregue prontamente em toda a faixa de rotação, com saudáveis 85% disponíveis às 3.000 rpm e um quickshifter bidirecional disponível para trabalhar o câmbio de seis velocidades. Uma alavanca de embreagem operada hidraulicamente adiciona um toque premium à mistura e deve fornecer uma sensação leve como uma pena.
Tecnologia inteligente
As pinças Brembo Stylema cuidam das tarefas de frenagem, enquanto o controle de elevação traseira e dois níveis de ABS nas curvas estão disponíveis para ajudar a reduzir a velocidade sem acidentes. Da mesma forma, existem oito níveis diferentes de controle de tração para ajustar e eles atuam em relação à sua escolha de pneu.
Ao mudar de pneus de estrada para off-road, a MV diz que a motocicleta aprenderá as diferentes características e ajustará a intervenção do controle de tração de acordo. O controle de empinada é apresentado como padrão, assim como o controle de largada – capaz, afirmam, de impulsionar a aventureira de três cilindros de 0 a 100 km/h em vigorosos 3,72 segundos.
Apesar da aparência robusta, a aerodinâmica desempenhou um papel importante no desenvolvimento da Enduro Veloce. Muitas motocicletas do segmento sofrem com aerodinâmica inadequada, mas a MV afirma que cuidou para criar uma eficiência aerodinâmica ideal, fornecendo um alto volume de fluxo para o radiador, ao mesmo tempo que o direciona o ar quente para longe do piloto e do passageiro.
Ao se conectar ao aplicativo MV Ride, os clientes podem acessar conectividade telefônica, navegação passo a passo, compartilhamento e gravação de rotas e análise de dados de viagem por meio do painel TFT de sete polegadas. O aplicativo também pode ser usado para definir configurações remotamente, sem a necessidade da presença da motocicleta. Uma vez aplicadas, as configurações escolhidas serão transferidas através do Wi-Fi integrado da motocicleta.
Muitos acessórios
Quer um pouco de personalização? A MV ajuda você. Assim como na maioria das motocicletas de aventura, uma série de acessórios está disponível, incluindo pneus de aventura Bridgestone AX-41, protetor de cárter, barras proteção de motor, faróis de neblina, kit de para-lamas alto, malas de alumínio nas variantes de 32 e 29 litros e duas opções de escapamento Termignoni.
Escassez de estoque resolvida
Após a aquisição da MV Agusta pela família Pierer Mobility (a empresa guarda-chuva que possui a KTM, Husqvarana, GasGas e atua como um órgão de distribuição europeu da CF Moto), houve uma escassez generalizada de peças para os clientes da MV receberem produtos originais para suas motocicletas. A MV afirma que o problema está agora totalmente resolvido, com 22.000 peças transferidas com sucesso do seu antigo armazém para as novas instalações compartilhadas na Áustria.
Ainda não se sabe exatamente quando as motocicletas estarão disponíveis, mas a MV Agusta espera ter motocicletas nas concessionárias até este meados deste ano.
Há anos a MV Agusta não tem um representante no Brasil, o que faz com que não haja possibilidades concretas de termos esta big trail embelezando nossas ruas e estradas.
Fonte: Motorcycle News
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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