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Yamaha confirma que não irá atualizar suas superesportivas para atenderem à Norma Euro5+. Motos seguirão sendo oferecidas, mas somente para rodarem em pistas.

A Yamaha anunciou que não irá atualizar a dupla de superbikes R1 e R1M para cumprir os regulamentos de emissões Euro5+, mas continuará a vender uma versão apenas de pista a partir de 2025 na Europa.

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“O Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ do R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras”, confirmou um porta-voz oficial à MCN na quarta-feira, 21 de fevereiro.

Isto foi seguido um dia depois por uma declaração da Yamaha Racing, que dizia: “A produção global da R1 continuará no futuro, assim como o programa de desenvolvimento que viu a moto garantir títulos mundiais no WorldSBK e no EWC”.

Embora ainda não esteja claro se a Yamaha UK venderá o estoque de estrada restante do R1 padrão de £ 18.810 e R1M de £ 24.660 sob derrogação (o que permite aos fabricantes registrar um número limitado de modelos não conformes), o R1 não desaparecerá completamente da Europa.

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O comunicado continua: “É por isso que a partir de 2025, considerando o desafio de cumprir os requisitos de homologação Euro5+, na Europa o R1 será disponibilizado com especificações voltadas exclusivamente para uso em pista , como foi feito anteriormente com o R6 .”

Se este será o modelo padrão, ou R1M de especificação superior, ou ambos, ainda não está claro neste momento.

História

Lançada pela primeira vez em 1998, a família R1 alcançou o status de lenda, passando a significar moto esportiva até para quem não entende de moto, conquistando inúmeros títulos globo afora durante a sua vida e capturando a imaginação de múltiplas gerações de fãs de motos desportivas .

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No entanto, o mercado mudou agora, e onde as superbikes já foram uma força dominante, um envelhecimento demográfico e uma sociedade mais consciente da velocidade levaram a um declínio nas vendas.

Ambas as versões receberam a sua última grande atualização antes de 2020, tornando-se compatíveis com a Euro5 com uma série de atualizações sutis no chassi e no motor – além de alterações no estilo e no pacote eletrônico.

Mas a última grande atualização veio em 2015, quando a Yamaha entrou na corrida armamentista das superbikes em rápida evolução, provocada pela BMW S1000RR e pelas primeiras grandes Ducati Panigales V-twin, com uma proposta fortemente revisada. Ganhando uma aparência que permanece até hoje, ganhou também auxílios eletrônicos ao piloto, incluído controle de deslizamento – com a R1 agora abertamente mais voltada para a pista do que para os pilotos de estrada. Ela produziu impressionantes 190 cv no dinamômetro.

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Nada de novo

As Yamaha R1 não são o primeiro conjunto de superbikes a serem retiradas de venda como consequência do estreitamento das metas de emissões. Em 2022, o Diretor de Motocicletas da Suzuki GB, Paul de Lusignan, confirmou que a não menos icônica GSX-R1000 seria descontinuada na Europa.

“Como a atual GSX-R1000R não atende aos regulamentos de emissões Euro5, estes serão os últimos modelos à venda no Reino Unido desta geração GSX-R1000”, disse ele na época.

Ainda não se sabe se mais fabricantes seguirão o exemplo, no entanto, o fato de a Honda ter feito uma grande reformulação em sua CBR1000RR-R Fireblade SP para 2024 – incluindo corpos de acelerador divididos, revisões de suspensão, um virabrequim mais leve e bielas de titânio mais leves – dá esperança para a classe.

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Tal como os dados divulgados pela Motorcycle Industry Association (MCIA) no final de 2023, que mostraram que as vendas de motos ‘desportivas de estrada’ aumentaram 3,9% em comparação com 2022 – passando de 8.704 para 9.042 vendas em todas as marcas.

Dito isto, este número inclui máquinas de turismo esportivo , com a Kawasaki Ninja 1000SX tendo o melhor desempenho no último mês daquele ano. 

Novo começo

Isso não quer dizer que a Yamaha esteja se afastando completamente das motos esportivas, com especialistas da indústria sugerindo que um modelo R9 de três cilindros está em obras para substituir a R6 no World Supersport.

Kervin Bos, que é o gerente de equipe da Yamaha Ten Kate Racing – vencedora dos títulos WSS de 2021 e 2022 com Dominique Aegerter – conversou com a MCN no final de janeiro de 2024 e confirmou a mudança, mas os detalhes ainda permanecem escassos.

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“Tudo está realmente incerto. A única informação que temos é basicamente sobre o modelo de corrida”, disse ele. “O modelo de corrida já está em forte desenvolvimento e muitas coisas já estão acontecendo sobre isso.”

De acordo com Bos, um protótipo da R9 já apareceu para testes em Misano, na Itália, confirmando ainda mais as nossas suspeitas de que a futura moto será baseada no pacote MT-09 existente .

Ainda não se sabe se isso gerará uma moto de estrada, uma vez que a Yamaha não comenta os rumores.

Fonte: Motorcycle News

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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