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Nova scooter de entrada da marca chega à 2ª geração com novo motor e diversos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos

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A Honda Elite 125 foi lançada em dezembro de 2018 (como versão 2019) com a missão de ser o modelo “porta de entrada” do lineup Honda na categoria scooter. Desde então ela é a líder de seu segmento, com mais de 110 mil unidades vendidas desde então, sendo que a maioria de seus compradores (60%) são mulheres, sendo o primeiro veículo motorizado de duas rodas de nada menos do que 62% de seus proprietários e proprietárias de acordo com dados do DENATRAN de 2023.

Passados mais de cinco anos desde a sua chegada ao mercado, a Honda agora anuncia a chegada da segunda geração da scooter, que recebeu profundas alterações estéticas e mecânicas.

A primeira e mais óbvia está no visual. Na parte frontal, as luzes de posição foram destacadas do grupo ótico, ocupando posição mais elevada junto à carenagem do guidão, favorecendo a visibilidade. O mesmo ocorreu com os piscas, agora mais altos, ao lado do farol. Na traseira, que ganhou uma nova e mais ampla lanterna Um novo e mais amlo assento (principalmente para o garupa) foi adotado, assim como novas pedaleiras para este ocupante, agora, retráteis e não mais junto à carenagem.

O compartimento sob o banco foi ampliado e ganhou 1,4 litro de capacidade e agora, oferecendo 15,2 litros, sendo capaz de abrigar um capacete aberto e outros pequenos objetos. O bocal do tanque foi deslocado: ele saiu debaixo do assento e foi para a parte de trás da scooter, eliminando a necessidade de abertura do assento na hora do abastecimento, o que acabou com o risco de contaminação de tal compartimento nas operações de abastecimento. Entretanto, isso gerou uma redução na capacidade do tanque, que passou de 6,4 litros para 5,3 litros.

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A praticidade da nova Elite 125 foi ampliada através de dois ganchos, um localizado na face posterior do escudo e outro logo abaixo da porção anterior do banco. Um prático compartimento na face interna do escudo frontal complementa a funcionalidade da Elite 125 no uso do dia a dia.

Na parte traseira, ainda, a scooter ganhou novas alças para o garupa e a ponteira de escape é nova, com dupla saída e proteção antiqueimadura em tonalidade prata. Ela também está mais próxima ao corpo da scooter, minimizando as chances de contato com as pernas dos ocupantes e o risco de colisões em manobras.

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Novo Painel

Outra importante evolução na Honda Elite 125 é o painel LCD Blackout, totalmente digital e agora mais amplo. Além dos dados tradicionais – velocímetro/hodômetros total e parcial e relógio – ele ganhou computador de borde que traz informações como consumo instantâneo, consumo médio, autonomia restante, indicador de bateria e o Eco Indicator, formado por três lâmpadas que monitoram o modo de pilotagem visando indicar a condução mais econômica. Outro equipamento inédito é o lampejador do farol baixo/alto, no punho esquerdo, algo que amplia asegurança no transito.

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Novo Motor

As demandas ambientais exigidas pelo Promot % fizeram com que a Honda desenvolvesse um novo motor para esta segunda geração da Elite 125, que agora conta com a tecnologia eSP (Enhanced Smart Power), exclusivo das scooters Honda de pequena capacidade cúbica, e já presente na família PCX, que proporciona maior economia de combustível e baixos índices de emissões, uma vez que ela reduz atritos, gerando menores temperaturas.

Mesmo desenvolvendo menor potência e torque máximos que a versão anterior, o motor atual proporciona desempenho equivalente em velocidade máxima e aceleração de acordo com as medições realizadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Notável é, também, a redução das rotações por minuto nos picos de potência – de 7.500 para 6.250 rpm – e de torque – de 6.000 para 5.000 rpm –, o que impacta positivamente na durabilidade.

Isso se deve ao fato deste novo motor ter recebido um novo pistão com diâmetro menor (50,3 mm contra 52,4 mm da versão anterior), mas com maior curso (63,1 mm contra 57,9 mm da versão 2024).

Segundo informações da Honda, a nova Elite 125 desenvolve 8,2 cv a 6.250 rpm e torque máximo de 1,06 kgf.m a 5.000 rom, contra 9,34 cv a 7.500 rpm e torque de 1,09 kgf.m a 6.000 rpm do modelo 2024).

Outra novidade na Elite 125 2025 é o ISS – Idling Stop System, que desliga e religa o motor de modo automático em paradas mais prolongadas, bastando, para isso, acionar o acelerador, o que resulta em mais economia e menores emissões, sem prejuízo à vida útil da bateria, uma vez que o sistema se encarrega de carregá-la quando em uso, mas caso queira desativá-lo, basta acionar um botão no punho direito.

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Novo Chassis

Para acomodar este novo motor mas ao mesmo tempo, proporcionar mais conforto, a Honda dotou a Elite 1256 2025 de um novo chassis, que ampliou a distância entre eixos em 37 mm, o que resultou em maior estabilidade direcional sem prejuízo da maneabilidade, além de também ter ampliado o espaço entre as pernas e o escudo frontal, o que deixa sua condução mais confortável. A distância em relação ao solo aumentou em 38 mm, o que facilitará superar lombadas e outros obstáculos sem risco de afetar componentes mecânicos. Por outro lado, a altura do assento foi reduzida em 7 mm, facilitando a entrada e saída da scooter, bem como a sensação de segurança nas paradas.

A adoção de um novo conjunto mola-amortecedor na suspensão traseira, dotado de três ajustes, é outro aperfeiçoamento importante, pois possibilitará ao usuário alterar a tensão da mola de acordo com suas preferências, peso e/ou condições de utilização. Além da possibilidade de ajustes na carga da mola, o ponto de fixação superior do conjunto mola-amortecedor foi recuado, o que faz com que o componente atue praticamente na vertical, beneficiando assim o conforto e a precisão da suspensão traseira. O curso da suspensão dianteira, do tipo telescópico, é de 90 mm, na traseira, monoamortecida, o curso é de 70 mm.

A nova Elite 125 2025 está quatro kg mais leve (100 kg contra 104 kg), o que impacta positivamente em aspectos dinâmicos como capacidade de aceleração, redução de consumo, maior agilidade e capacidade de frenagem, cujo sistema recebeu um disco tipo Wave de 190 mm de diâmetro associado a um cáliper de pistão simples. Na traseira o freio é por tambor de 130 mm de diâmetro. O sistema CBS – Combined Brake System, possibilita frenagens seguras e em espaços menores – 80 a 0 km/h em 32,5 m de acordo com testes do Instituto Mauá de Tecnologia.

Fechando o pacote de mudanças estão os novos pneus Pirelli Angel Scooter, substituindo os Pirelli SL 26. As medidas permanecem iguais, 90/90 – 12 na roda dianteira e 100/90 – 10 na roda traseira.

Preço, cores e garantia

A Honda Elite 125 2025 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de junho. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. As opções de cores disponíveis são Azul Metálico, Prata Metálico, Vermelha e Branca, e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 12.966,00, R$ 386 a mais apenas que a versão anterior.

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