Com sede nos EUA, instituição foi criada em 2014

Texto: Cláudia Terra
Fotos: Razor Riders

Razor Performance Riding (RPR)

A Razor Performance Riding (RPR) é dedicada ao desenvolvimento e  aprimoramento do conhecimento em manobras de motocicleta, em especial nas motos premium de alta performance, para maior segurança no trânsito. A instrução é fornecida por instrutores profissionais, que possuem amplo conhecimento, visão, experiência e habilidades. A escola ajuda e ensina o aluno a desenvolver o nível de confiança e habilidades básicas e avançadas em manobras de baixa velocidade com a motocicleta até o desenvolvimento de conhecimentos  avançados para a competição. A Razor ensina técnicas avançadas de pilotagem, onde os alunos desenvolvem a concentração e processamento rápido do pensamento e confiança para tomada de decisão no comando da moto e assim evitar  acidentes.

A Razor foi criada pelo norte americano Scott Overstreet, que é o proprietário e instrutor, em abril de 2014, e está sediada na Flórida – USA. Scott é um premiado piloto de competição, que tem a motocicleta inserida em sua vida desde criança. Sua paixão pelo motociclismo o levou a desenvolver suas próprias técnicas de pilotagem e a criar a Razor. “O nome Razor veio de um apelido dado a mim por amigos por causa do meu jeito de pilotar”, explica Scott.

Ele tem grande espírito de alegria e ama compartilhar seus conhecimentos para ajudar os motociclistas a terem sempre uma pilotagem segura e viverem plenamente com prazer de pilotar. “Gosto de ver meus alunos aprendendo e se divertindo com sua  moto, tudo em  sintonia e com boas energias” comenta Scott.

Parceiros de renome

A Razor tem parceria com a Harley-Davidson nos Estados Unidos, na Espanha e no Brasil, onde a escola está presente. E, de acordo com o fundador, em breve a  Razor estará presente em outros  países. Scott  é certificado pela Motorcycle Safety Foundation (MSF) como Instrutor nos anos de 2001 e, em 2002, como Rider Coach. Em 2008, ele foi certificado como  Police Motor Operator e em 2012 como Police Motor Operator Instructor. Ele também compete anualmente em seminários de treinamento de motos e  competição nos Estados Unidos.

Todos os cursos RPR são desenvolvidos com parte teórica e parte prática. As aulas são transmitidas aos alunos com 4 abordagens fundamentais, onde são ensinados os conceitos da RPR. O instrutor explica o curso e o exercício e, em seguida, demonstra o método a ser utilizado. A seguir, os alunos farão tudo que foi ensinado. Todos os níveis de treinamentos discutem e incluem, entre outros, os seguintes ensinamentos: entrada e saída da área de estacionamento; condução ofensiva e defensiva; técnicas avançadas de torque em extremos; estacionamento com alinhamento; desligamento do motor, levantamento de uma motocicleta “derrubada”, entre outros aspectos.

O aluno terá que usar, nas aulas, sua própria moto com registro válido e comprovante de seguro; deve possuir uma carteira de motorista válida para pilotagem de motocicleta; ter pelo menos um ano de experiência de condução ou um mínimo de 400 km rodados. A motocicleta deve estar em bom estado de funcionamento, incluindo sistemas de refrigeração e carregamento, além de uma bateria em boas condições. Deve usar equipamento de proteção, que inclui um capacete fechado e homologado, jaqueta e calça comprida, luvas e botas que cobrem os tornozelos. Absolutamente, nenhum pneu de corrida ou pneus compostos ou, ainda, pneus de carro serão permitidos na moto, independentemente se estes forem ou não aprovados por instituições competentes.

A Razor oferece os seguintes cursos:

Moto 101 – General Instruction: Com 6 horas de duração, que inclui ensinamentos de controle coordenado de aceleração e fricção, colocação de roda, controle de freio, torneamento em baixa velocidade, colocação de pés e avaliação de superfície.

Advanced Razor Riding – Innovating Techniques: Duração de 12 horas. Controle coordenado de embreagem e aceleração aumentado, colocação avançada de roda e seleção de linha, aumento da frenagem controlada e travagem reduzida, além da análise de superfície aprimorada. Inclui associação e conclusão do curso Moto 101.

Police/Expert Civilian Motor School Training – Duração de 80 horas: treinamento policial e especialista em escola civil de motor. Embreagem e aceleração máxima – dominando o controle de fricção; colocação avançada de roda; seleção de linha – dominando o caminho da viagem; aumento da frenagem controlada; posicionamento do corpo amplificado, compreendendo a dinâmica entre piloto e sua motocicleta.

Refresher Riding Clinic: 3 horas de duração. O condutor atualiza os fundamentos de pilotagem básica como: controle de aceleração e fricção, paradas rápidas; controle de freio e visão, seleção de linha, manobras de baixa velocidade e manobras evasivas.

RMS + BRMU Motor School.  Especial para quem gosta de viajar. Esta classe é composta por duas partes, projetado para pilotos no Brasil, mas agora está aberto a outros estudantes nos USA e outros países em que a Razor está presente. A aula começa com uma semana no Brasil (maio) e uma semana na Flórida (outubro) para uma certificação e conclusão combinadas, com duas semanas de duração.

Razor Riders Brazil

Aqui no Brasil, a Razor está oficialmente presente este ano e já prepara sua sede física em Campinas (SP), com a Razor Riders Brasil, que tem como instrutora e diretora a Lylian Tsai, que também é diretora do H.O.G., em Campinas e representa oficialmente a Razor Performance Riding (RPR) aqui  no Brasil. Além de Campinas, a Razor está presente  na  capital São  Paulo, com a  PVB  (Pilotagem em Baixa Velocidade) e com a Safe Rider em Curitiba (PR). Há planos para expansão e treinamento de novos instrutores pelo Brasil. De acordo com Lylian, a Razor no Brasil oferece os mesmos cursos que são oferecidos pela Razor norte-americana. Os cursos são oferecidos normalmente na escola, podem ser realizados pelos alunos de modo individual, personalizado com aulas particulares.

Os alunos possuem diversos níveis de pilotagem. Tanto civis quanto militares. Ensinamos qualquer um, independe da motocicleta, porque a técnica de pilotagem é para baixa velocidade e para qualquer moto.  Os interessados nos cursos da Razor são formados por muitos proprietários de Harley-Davidson, inclusive as mulheres. Muitas já fizeram o curso. “A maioria dos alunos inscritos possuem a moto Electra Glide Ultra, porque essa moto é mais difícil de manobrar e, aplicando nossa técnica, é possível pilotar em baixa velocidade sem nenhuma dificuldade”, explica Lylian Tsai. A evolução e a habilidade na pilotagem acontece de acordo com a intensidade dos treinos. “É uma progressão, cada vez que você treina, aumenta um pouco sua habilidade. Nós estamos sempre aprendendo algo novo”, lembra Lylian.

Lyian, que também é dentista, gosta de fazer seus treinamentos sozinha, e fala do  seu encantamento pelas manobras em Harley-Davidson de alguns policiais  americanos, fato que a fez decidir fazer o  mesmo com sua HD aqui no Brasil. “Eu sempre admirava os policiais americanos fazendo manobras entre os cones e eu tinha uma moto igual, foi quando decidi que eu também conseguiria. Scott foi fundamental para que eu pudesse aprender, porque nenhum instrutor brasileiro foi capaz de me ensinar. Comecei a treinar quando troquei minha moto Harley-Davidson Deluxe pela Road King Police. Scott foi o meu treinador desde o início. Eu treinei um ano no Brasil, praticava todos os finais de semana, sem exceção. Eu só não treinava quando chovia. Ele me treinava online. Me preparei durante um ano para conseguir fazer o curso Motor School na Flórida. É um curso muito difícil. Fiquei 10 dias treinando o dia todo na Flórida e no último dia tem a prova. A prova consiste em fazer um circuito em um determinado tempo, sem errar, ou seja, sem tocar em nenhum cone, sem colocar pé no chão, sem tombar a moto, etc. Eu sempre treinava aqui e lá sem usar o freio. Uma técnica bem difícil. De acordo com Scott, fui a única aluna dele que fez todo o treinamento e a prova sem freio. A prova é uma sucessão de exercícios, um circuito. Eles chamam lá de ‘No Brake’. Aqui no Brasil, treinei durante um ano, inclusive aos sábados e domingos, exceto quando chovia. Chove pouco onde eu moro. E treinei durante 10 dias, o dia todo, nos USA, debaixo de sol, um calor intenso. Foi difícil. Tem que ter preparo físico. Ficar das 8h30 até às 18h treinando é muito árduo, mesmo com intervalos. Eu treino e ensino. Gosto de treinar sozinha, raramente treino com alguém. Me concentro melhor sozinha”, conta  a instrutora, que encanta com seu controle perfeito sobre  as grandes e belas motos.

E, para quem ama suas máquinas e deseja ter 100% de controle e segurança nas manobras, Lylian dá a dica: “Aos motociclistas que desejam aumentar suas habilidades, digo que treine sempre que puder, aprenda a técnica correta e aplique nos treinos. A habilidade melhora aplicando corretamente a técnica e nos treinamentos frequentemente”.

Razor: marcando presença em outras escolas

Além de suas sedes próprias, a Razor no Brasil aceita convite de outras escolas de pilotagem para estar presente em suas dependências para ensinar as técnicas de pilotagem a todos que desejarem. Para tanto, basta que a escola tenha bons equipamentos de segurança tanto para o motociclista, quanto para a motocicleta (proteção para evitar danos em caso de quedas) e local seguro para realizar os treinos.

De acordo com Lylian, o número máximo de alunos por turma é de somente 6 inscritos, isso para que todos recebam total atenção  na  execução das  manobras e as  façam  com toda segurança. A intenção da Razor é estar presente em todo o país, levando suas técnicas a todos para que pilotem sempre com segurança e curtam suas motos com confiança em qualquer situação de trânsito ou nas estradas.

“Sempre bom fazer o que gostamos da melhor formar que pudermos e aprender novas técnicas, que nos dão mais segurança e confiança nas manobras diárias em nossas motos. Isso nos dá mais prazer e alegria, evitando acidentes, quedas e danos nas motocicletas e em nós mesmos. Isso aí, rodemos sempre com segurança e harmonia no transito e nas rodovias”, finaliza Lylian.

 

Perfis indicados:

https://www.facebook.com/RazorRidersBRAZIL/

http://razorperformanceriding.com

https://entusiastaadventure.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/EntusiastaAdventure/

 

Vídeo:

 

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson. Para segui-la, acesse o blog:

http://entusiastaadventure.blogspot.com.br

#cmdterra

 

VEJA TAMBÉM: Viagem de moto por Catas Altas, Minas Gerais.