Entrevistamos um dos proprietários da Foguinho Moto Garage, criador de uma série de motos customizadas que remetem às grandes bandas inglesas

 

Uma Royal Enfield Continental GT 535, ano 2017, com cerca de mil km rodados – ou seja, zerada! Pelas mãos dos artistas que trabalham na Foguinho Moto Garage – oficina localizada em São Caetano do Sul (SP) –, esta máquina se transformou em uma “Iron Maiden”. “O projeto foi oferecido aos gestores da Royal Enfield no Brasil. A ideia era customizar dez motos que fariam parte de uma série batizada como “Royal Rock Collection”, na qual cada motocicleta ganharia o nome de uma banda britânica, além de características únicas. “O desafio foi aceito e já estamos colocando a mão na massa. A primeira é a Iron Maiden, que foi modificada visando, além do destaque e beleza do design, o conforto do piloto”, conta Emerson Lambiazzi Soares, mais conhecido como “Foguinho” (um dos sócios da oficina).

As motos serão customizadas e colocadas à venda. Uma vez que o chassi, a injeção e o motor não sofreram alterações, a garantia de fábrica permanece (um ponto positivo e que oferece tranquilidade ao futuro comprador). “Eu queria uma moto mais urbana, que rodasse com facilidade no trânsito caótico das grandes cidades. O visual teria que ser ‘limpo’ – ou seja, nesse caso, ‘menos’ é ‘mais’. Trabalhamos na pintura, banco, guidão, mesa superior e posição de pilotagem mais ereta. Tudo para que a motocicleta ficasse rápida, bonita e eficiente”, prossegue Emerson.

Foi utilizado um par de pneus mistos para atender à condução tanto no modo urbano quanto no off-road. “Esses pneus são maiores e mais largos que os originais. O banco foi modificado para receber um garupa. Originalmente, o banco da Continental GT é feito para carregar apenas o piloto. Instalamos  pedaleiras traseiras e usamos uma ponteira de escape especial cromada. Os freios são ABS. Vale salientar que não mexemos na parte elétrica, não cortamos os chicotes e não mudamos o chassi. O guidão é de alumínio e fizemos um suporte fixo na mesa superior, para deixá-lo mais alto”, revela Foguinho.

PINTANDO O SETE!

Os piscas são em LED, de tamanho menor que os originais. As cores também receberam uma atenção especial. “No caso da pintura, como a moto era preta, usamos o branco e o vermelho para dar um toque diferenciado na tonalidade final. Foi como se usássemos uma vestimenta por cima da cor original, algo que remetesse à banda Iron Maiden, a primeira da nossa série. A manopla foi revestida com couro, uma ação um tanto quanto fora do padrão. Os manetes também foram revestidos e inserimos detalhes em caveira, tudo a ver com o Rock’n’Roll. Todo esse trabalho foi feito em cerca de uma semana”, garante o expert.

ARRANCANDO SUSPIROS

O customizador nos passa detalhes de como é rodar com essa máquina e qual é a reação do público ao vê-la. “Já fiz alguns passeios com a Iron Maiden e é muito legal sentir a curiosidade do pessoal ao ver a moto passar. Nos primeiros quilômetros, ela ainda não estava do jeito que eu queria. Após um bate e volta feito até Sorocaba (SP), cheguei à conclusão de que era necessário fazer algumas modificações. Então, realizamos uma revisão geral, com troca de óleo, aperto de parafusos e ajuste do guidão, entre outros itens”. Ele completa: “As motos que customizamos são feitas para rodar, ou seja, realizamos alterações que deixem a moto confortável e usual e que deem prazer ao piloto. Nossa intenção é que, mesmo customizada, esta seja uma moto usada no cotidiano do condutor”.

A OFICINA

A Tec Max Reparações Automotivas, também conhecida como Foguinho Moto Garage, fica na Rua Oswaldo Cruz, 185 (Santa Paula, São Caetano do Sul/SP). Vale ressaltar que a oficina é uma ASC (assistência técnica autorizada) da Royal Enfield, pioneira no Brasil. “Este é o nosso pontapé inicial. Queremos abrir outras ASC em São Paulo, para que o cliente e amante da Royal Enfield tenha todo o aparato necessário para deixar sua motocicleta sempre alinhada”, conclui Foguinho. Agradecimento à HLX, KustomArt, Midas Motos, Rodrigo Nunes Bezerra e Diego Nunes Bezerra.

SERVIÇO:

Tec Max Reparações Automotivas

Rua Oswaldo Cruz, 185 – Santa Paula – São Caetano do Sul (SP)

Tel.: (11) 4227-5226 / (11) 96196-4884

Instagram: @foguinhomotogarage

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here