Com visual mais moderno, iluminação em LED e freios ABS de duplo canal, modelo continua como excelente opção no segmento de média cilindrada.
Texto: André Ramos
Fotos: Edgar Klein
Para dar continuidade à uma história de sucesso que começou em 2010, a Dafra apresentou ano passado a nova Citycom. Batizada de Citycom HD 300, a nova scooter de média cilindrada da marca apresentou mudança no visual tão acentuada que se não fosse a inscrição do nome em suas laterais traseiras, poderia facilmente se passar por uma outra scooter. As linhas da carenagem estão totalmente diferentes – e 15 mm mais estreitas –, mais fluidas e contemporâneas. A pedaleira do garupa agora esconde-se elegantemente no conjunto, mas por outro lado, os pés do piloto só podem repousar sobre a plataforma, já que não há mais a posição inclinada. Para nossa tristeza, o para-brisas foi eliminado, o que deixa a pilotagem na estrada menos confortável. Agora, só comprando um acessório, que custa mais de R$ 600 nas lojas.
O gancho para bolsas e sacolas foi mantido, algo que seus usuários já aprovavam na versão anterior.
A bateria saiu debaixo do assento e foi parar atrás do escudo, o que abriu espaço para que o bagageiro ficasse com capacidade 17% maior que o anterior. Uma sempre bem-vinda tomada 12V – já com porta USB que dispensa adaptador e protegida por tampa – foi adicionada, conferindo maior comodidade ao piloto. A tampa do tanque agora está camuflada sob uma tampa plástica que se abre a partir do contato. Bem legal.
O duplo farol no escudo frontal deu lugar a um único em LED colocado junto do guidão, o que faz com que, agora, mexa-se à medida que o piloto o movimenta.
As alças do garupa agora são integrais, as quais unem-se sobre as novas lanternas traseiras (também em LED) e trazem o suporte para colocação do baú, eliminando a necessidade de colocação dos suportes horríveis que ficavam interferindo na lanterna e na estética do modelo antigo.
O painel também é novo e mais moderno: são três relógios analógicos, sendo que o esquerdo é destinado ao conta-giros e o direito ao marcador de combustível. Ao centro, o velocímetro tem em sua parte inferior um display em LCD dividido em três: no lado esquerdo estão a tensão da bateria, termômetro do ar e relógio; no direito, odômetros total e parcial e indicador de quando foi trocado o óleo e na inferior, o termômetro do líquido de arrefecimento. Senti falta de um computador de bordo, ou de ao menos, um indicador de consumo médio.
As rodas, embora mantidas no tamanho de 16” na frente e atrás, ganharam novo desenho e são calçadas por pneus Metzeler FeelFree. O disco de freio dianteiro está maior: agora são 287 mm contra 260 mm do antigo, enquanto que atrás não houve alteração. Ambas as rodas contam com ABS, que são muito eficientes e não transmitem vibrações aos manetes quando acionados no limite.
As suspensões foram revalvuladas, o que fez com que a altura em relação ao solo pulasse dos 125 mm para os 145 mm, o que não interferiu na altura do assento em relação ao solo, que continua em 800 mm.
Devido a este conjunto ciclístico e a um quadro já aprovado, a Citycom HD 300 se comporta muito bem em curvas, mas notei que, para mudar de direção, é preciso um esforcinho extra e, quando ela inicia a trajetória, vai mais rápido do que você estava esperando. Não sei se isso deve-se à diferença na distribuição de peso entre a frente e a traseira, mas notei este ponto durante a avaliação.
Em time que está ganhando…
Mas na nova Citycom HD 300 há elementos que remanesceram do modelo anterior. Este é o caso do chassi, como citado anteriormente, do tanque de combustível com capacidade para 10 litros e do motor, o conhecido monocilíndrico arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica de 278,3 cm3, que entrega 27,6 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,6 kgf.m a 6.000 rpm. De funcionamento fluido, apresenta desempenho muito bom na cidade e encara com galhardia a estrada, onde a velocidade chega aos 140 km/h no painel, enquanto que o consumo, no nosso caso, ficou na casa dos 25 km/l.
Apesar de manter a base anterior, a Citycom HD 300 perdeu 12,8 kg em relação à sua antecessora: são 172,2 kg, contra 185 kg da Citycom 300S.
A Citycom HD 300 tem preço de venda sugerido de R$ 23.990 e a versão com freios combinados e design antigo ainda continua sendo oferecida ao preço de R$ 22.690.
Especificações
Motor: monocilíndrico, arrefecimento líquido
Cilindrada: 278,3 cm3
Alimentação: injeção eletrônica
Diâmetro x Curso: n/d
Potência: 27,6 cv a 8.000 rpm
Torque: 2,6 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio: continuamente variável (CVT)
Chassi: tubular em aço
Susp. Diant.: telescópica hidráulica, 88 mm curso
Susp. Tras.: bi-choque, reg. pré-carga, 75 mm curso
Freio Diant.: disco 287 mm, com ABS
Freio Tras.: disco 260 mm, com ABS
Pneu diant.: Metzeler FeelFree 110/70-16
Pneu Tras.: Metzeler FeelFree 130/70-16
Peso: 172,2 kg
Tanque: 10 l
Preço: R$ 23.990