Ação do I Ride MinutoMotor reuniu motociclistas, que se solidarizaram com a causa

POR ALDO TIZZANI

FOTOS: LAERTES TORRENS FILHO

Uma ação em prol da saúde da mulher. Este foi o foco do I Ride MinutoMotor – Outubro Rosa, que aconteceu em 20 de outubro no Shopping SerrAzul – Km 72, da Rodovia dos Bandeirantes. Depois do moto passeio ligando São Paulo até Itupeva (SP), o seleto grupo formado por homens e mulheres puderam acompanhar um ciclo de três palestras que foram se desenvolvendo de forma bastante descontraída, apesar da seriedade do tema.

Depois da estrada e de café da manhã oferecido pela Sacramento Store, o médico oncologista falou da prevenção e do tratamento do câncer de mama. O que é câncer, fatores de risco, fatores protetores, sinas e sintomas e tipos de tratamento foram temas abordados pelo médico. Dan, que é motociclista, explicou de forma bastante direta que a ‘prevenção é o melhor remédio’. Para o médico, “a mulher deve fazer consultas periódicas e realizar o exame clínico nas mamas, além da mamografia”, conclui Morel.

The Ride 115

Na sequência, Ana Pimenta e Ana Sofia falaram do sonho de rodar de 28 mil quilômetros entre Brasil e Estados Unidos para participar dos 115 anos da Harley-Davidson. A dupla de moto aventureiras do projeto The Ride 115 levaram a bandeira da conscientização e prevenção da doença na viagem, já que Ana Sofia foi diagnosticada com câncer há 10 anos. “Depois de um longo caminho, hoje estou curada. A viagem foi uma forma de celebrar, já que a vida já é uma grande conquista. Por isso temos que viver intensamente cada minuto”, conta Ana Sofia.

Para finalizar, Daniel Kovacsik falou sobre o livro: “Uma vida pelo fim do câncer – Método Kovacsik”. Daniel, que um dos autores do livro, falou de forma entusiasta da origem da doença, da prevenção e do tratamento do câncer. O método foi criado pelo cientista autodidata de origem austro-húngara e radicado no Brasil, Estevam Kovacsik. A terapia de radiestesia usa três peças de metal – acelerador, isolante e o “U” – para atuar no tratamento da doença. Simpatizante do mundo das duas rodas, Daniel Kovacsik disse que o câncer é um agente que se instala no corpo do indivíduo na região do coração e do baço e “em razão da alta exposição a um veio de água contaminado com fezes”.  Porém, segundo ele, é preciso disseminar o Método Kovacsik pelo quatro cantos o mundo. “Dessa forma teremos mais homens e mulheres mais saudáveis”, afirma.

Para Lylian Tsai foi uma experiência unida participar do I Ride MinutoMotor – Outubro Rosa. “Tivemos palestras ecléticas e descontraídas. Essa luta contra o câncer é de todos nós”, conclui a motociclista.

Não esqueça de fazer os exames anualmente, já que os dados do INCA (lnstituto Nacional do Câncer) são alarmantes. Este ano teremos quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Por isso a é palavra-chave é prevenção. Em todo o mundo a doença atinge 1,4 milhões de mulheres e homens.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: