Motocicleta da marca alemã se destaca pela força e facilidade na pilotagem
Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Divulgação/Lartes Torrens Filho
BMW F 700 GS
Relembrando! No dia 25 de maio de 2017, uma quinta-feira ensolarada, tivemos o prazer de pilotar uma BMW F 700 GS pelas ruas de São Paulo, mais precisamente do bairro do Morumbi até o Ipiranga. Foram cerca de 15 quilômetros de muita emoção e aprendizado. A motocicleta exibe tecnologia de ponta e não deixa nada a desejar: câmbio de 6 marchas, posição de pilotagem ereta, porém, o que mais impressiona é a força do torque, capaz de chegar aos 100 km/h em poucos segundos.
VEJA TAMBÉM: BMW Motorrad Concept Link: Reinventando a mobilidade urbana sobre duas rodas.
Bastou uma simples acelerada para entendermos com quem estávamos lidando. É uma experiência única a oportunidade de guiar uma moto dessa qualidade. Precisa nas curvas, a máquina proporciona ao piloto tudo que ele pode desejar de um veículo de duas rodas: sensação de liberdade e de força ao mesmo tempo. Agradeço à Revista Moto Adventure pela chance de testar a motocicleta em um perímetro urbano.
VEJA TAMBÉM: Depoimento do repórter: 900cc – A primeira vez a gente nunca esquece.
FICHA TÉCNICA:
Motor
Tipo – Refrigeração líquida, 4-tempos, dois cilindros em linha, dois eixos de comando suspensos, quatro válvulas por cilindro, lubrificação por cárter seco
Diâmetro / curso – 82 mm x 75,6 mm
Cilindrada – 798 cc
Potência máxima – 55 kW (75 hp) a 7.000 rpm
Torque máximo – (Nm)/RPM 77 Nm a 5.300 rpm
Taxa de compressão – 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor – Injeção do tubo de admissão eletrônica
Desempenho / Consumo de Combustível
Combustível – Premium sem chumbo, taxa mínima de octanagem 95 (RON)
Alternador / Autonomia
Alternador / Autonomia – Alternador trifásico 400 W
Bateria 12 V / 12 Ah, livre de manutenção
Transmissão
Embreagem – Embreagem em múltiplos discos com banho de óleo, operado mecanicamente
Câmbio – Carreto de engrenagem constante caixa de 6 marchas integrada ao cárter
Transmissão – Corrente
Ciclística / freios
Quadro – Estrutura tubular berço de aço, motor de suporte de carga
Suspensão dianteira – Garfo telescópico, Ø 41 mm
Suspensão traseira – Fundição de alumínio com dois braços oscilantes, suporte de mola central, pré-carga de mola ajustável hidraulicamente (continuamente variável) na manivela, limitador de amortecimento ajustável
Curso da suspensão dianteira / traseira – 170 mm / 170 mm
Distância entre eixos – 1.557 mm
Trail – 95,3 mm
Ângulo da coluna de direção – 64°
Rodas – Rodas fundidas de alumínio
Roda dianteira – 2.50-19 MTH2
Roda traseira – 3.50-17 MTH2
Freio dianteiro – Disco de freio duplo, 300 mm de diâmetro, pinças flutuantes de pistões duplos, ABS
Freio traseiro – Disco de freio único, 265 mm de diâmetro, pinças flutuantes de pistão único, ABS
ABS – BMW Motorrad ABS
Dimensões / pesos
Comprimento (mm) – 2.280 mm
Largura (mm) – 880 mm
Altura (mm) – 1.215 mm (Para-brisa de série)
Altura do banco (mm) – 820 mm
Curvatura das Pernas – 1,810 mm
*Peso em ordem de marcha – 212 kg
Peso total permitido – 436 kg
Carga útil (com equipamento de série) – 224 kg
Capacidade do tanque de combustível – 16 L
Reserva – aprox. 2,7 L
Os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (DIN)
*Peso sem carga e a seco
VEJA TAMBÉM: Nova BMW G 310 R começa a ser produzida em Manaus.