Moto Adventure conversou com um especialista da MXF Motors, que preparou toques importantes sobre manutenção preventiva

POR REDAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Sempre preocupada com a segurança dos pilotos, Moto Adventure preparou uma lista de dicas para você. Manter a moto off road em bom estado é essencial para garantir sua durabilidade e principalmente a segurança do condutor.

Alguns cuidados simples podem ser adotados para que ela continue com alto desempenho. O especialista Thiago Perucci, da MXF Motors, separou 7 dicas de manutenção para sua motocicleta. Confira:

1 – Manter a moto limpa: Parece óbvio, mas muitos pilotos não sabem que é fundamental limpar o veículo logo após uma corrida para mantê-lo conservado. A lama e os detritos que se agarram à moto podem estragar e até mesmo manchar alguma peças após secar.  Também podem penetrar em retentores, causando vazamentos. Por isso, toda vez que finalizar uma trilha, separe um tempo para a limpeza da moto.

2 – Fazer manutenção regularmente: Para prevenir futuros danos e até mesmo descobrir a possibilidade de qualquer problema que você ainda não tenha notado, mantenha a parte mecânica em ordem. Leve sua moto regularmente para revisão preventiva em um mecânico de confiança. É a chamada “revisão de trilha”.

3 – Deixar a moto sempre coberta: Guardar a moto off road em um local coberto ou com alguma capa protetora é essencial para evitar desgastes causados pelo tempo. Sendo assim, quando não estiver utilizando sua motocicleta, deixe-a longe do sol, chuva e poeira.

4 – Calibrar os pneus: A calibragem influencia diretamente na sua pilotagem, condição de aderência dos pneus, consumo de combustível e em toda parte mecânica da moto off road. Por isso, manter os pneus calibrados é extremamente importante para que ela funcione bem e não cause problemas.

5 – Não exceder o limite do motor: É importante ter noção dos limites da moto. Saiba até que ponto você pode chegar com a aceleração, com o giro do motor, pois forçar além de seus limites pode e vai danificar prematuramente o motor.

6 – Usar desengripante regularmente: Os pontos de possível oxidação (ferrugem) devem ser bem cuidados para garantir uma boa conservação da moto. Para isso, use desengripante com frequência nesses locais. Assim você garante boa manutenção e melhor desempenho da moto na hora do uso off road. O produto também repele a água, o que ajuda a não danificar rolamentos e outras partes móveis de sua moto off road.

7 – Use sua moto: Manter sua moto off road parada por algumas semanas prejudica a conservação, pois a manutenção natural dos itens, a densidade dos fluídos, a conservação da bateria, entre outros elementos precisam ser mantidos em funcionamento.  Sendo assim, use-a constantemente para garantir uma boa conservação.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here