Modelo apresentado na Itália recebe pela primeira vez o motor Desmosedici Stradale na mesma configuração do Panigale V4, com quem compartilha chassis e eletrônica.
O novo episódio da Ducati World Première ( aqui o link para assistir ao episódio ) tem a Streetfighter V4 como protagonista. Uma moto nascida da aplicação da Fight Formula na nova Panigale V4 – a sétima e revolucionária geração de superbikes Ducati -, movendo assim todos os padrões da categoria para a frente em termos de desempenho, ao mesmo tempo em que melhora o conforto do piloto e a diversão no uso da estrada.
A nova Streetfighter V4 é a superbike Ducati mais bonita, rápida e sofisticada de todos os tempos, despojada de suas carenagens, com um guidão alto e largo, peso de 189 kg, um motor Desmosedici Stradale de 214 cv, asas biplanas e um pacote eletrônico único no mundo.
A derivação da Panigale V4 agora é mais direta do que nunca: o motor está na mesma configuração – a diferença de dois cavalos de potência é devido a diferenças na admissão – e também o chassi e as soluções eletrônicas . Pela primeira vez, a Ducati optou por transferir a tecnologia e o desempenho da Panigale V4 para uma moto naked sem poupar nada, criando uma moto que combina o melhor dos dois mundos. Manuseio de pista como uma moto supersport e prazer na estrada como uma verdadeira naked.
Sua impressionante relação potência/peso de 1,13 cv/Kg , obtida de um motor mais leve e potente (+6 cv), homologado Euro5+, combinado com desenvolvimentos eletrônicos e de chassi como DVO, suspensão Öhlins Smart EC3.0 e o novo sistema de freios Race eCBS , tornam a Streetfighter V4 ainda mais eficaz na pista.
Ao mesmo tempo, é capaz de garantir grande diversão na estrada com conforto superior na pilotagem diária. Isto se deve à maior faixa de calibração garantida pelas suspensões a um chassi mais rigoroso que dá ao piloto maior sensação e facilidade de pilotagem e a um ruído de escapamento mais contido, mas ao mesmo tempo capaz de dar grande caráter à moto.
Motor Desmosedici Stradale
O motor Streetfighter V4 deriva do da Panigale V4, com uma ligação ainda mais direta do que o modelo anterior. A Desmosedici Stradale é derivada de perto do das motos Ducati MotoGP, com as quais compartilha inúmeras soluções técnicas, começando pela arquitetura. É um V4 de 90° com distribuição desmodrômica, virabrequim contrarrotativo e distribuição Twin Pulse, o que dá à Streetfighter V4 um som muito semelhante ao da Desmosedici GP.
A Desmosedici Stradale da nova Streetfighter V4 teve seu diagrama de distribuição revisado em comparação com a versão do modelo anterior, com cames de perfil diferente e maior valor de elevação. O alternador e a bomba de óleo são os mesmos montados na Panigale V4 R, enquanto o tambor de engrenagens é o usado na Superleggera V4. E pela primeira vez, a Streetfighter V4 também apresenta trombetas de admissão de comprimento variável, com valor de 25 mm na configuração curta e 80 mm na longa, aumentando assim simultaneamente a potência máxima e a dirigibilidade.
O motor Desmosedici Stradale, homologado Euro5+, entrega 214 cv a 13.500 rpm e torque máximo de 12,2 Kgm a 11.250 rpm. Valores que podem ser maiores na configuração de pista: ao adotar o escapamento de corrida Ducati Performance by Akrapovič, a potência máxima aumenta para 226 cv. A Streetfighter V4 nunca foi tão potente.
Design
O design da nova Streetfighter V4 mantém o DNA inconfundível da Streetfighter, e sua natureza Panigale despojada da carenagem. Com proporções mais equilibradas e distribuição de volumes entre a dianteira e a traseira, a Streetfighter V4 tem linhas voltadas para a frente que fazem a moto parecer pronta para se lançar em direção à próxima curva. Um farol full-LED completamente novo realça a face agressiva da nova Streetfighter, mantendo sua assinatura de luz icônica. Na traseira, o conjunto de luzes full-LED é funcionalmente dividido em duas partes, gerando aquele duplo C que caracteriza as Ducatis mais esportivas.
O tanque de 16 litros, particularmente estreito no ajuste e caracterizado por um ombro muito distinto, se reflete na maior presença da traseira, mais alongada em direção à traseira, com um porta-placa mais curto e o assento do passageiro posicionado mais baixo do que a Streetfighter V4 2024. Ambos os componentes foram projetados para combinar estilo e funcionalidade, melhorando a ergonomia na pilotagem de motos esportivas.
Por fim, não poderiam faltar as asas biplanas inclinadas para a frente, um elemento distintivo da Streetfighter V4 desde sua primeira versão. Em comparação com o modelo anterior, elas são mais eficazes (+17 kg de downforce a 270 km/h) e integradas à linha de forma mais refinada e sofisticada. As asas permitem uma moto com qualidades de chassi muito ágeis, mas ao mesmo tempo estáveis e rigorosas em altas velocidades. Por fim, o escapamento colocado sob o motor mantém a marca estilística das motos esportivas Ducati, mantendo o centro de gravidade baixo e deixando uma visão clara do novo Hollow Symmetrical Swingarm de dupla face, também visualmente mais leve pelas grandes aberturas de escapamento em ambos os lados.
Ergonomia
A posição de pilotagem da nova Streetfighter V4 é derivada da Panigale V4, mas foi definida com o objetivo duplo de melhorar o controle do veículo e aumentar o conforto, especialmente para pilotos mais altos. A unidade assento-tanque, graças ao maior espaço, oferece mais liberdade de movimento longitudinal e torna mais natural alcançar e manter a postura aerodinâmica. Um recesso profundo na parte superior evita interferência com o protetor de queixo do capacete.
Ao mesmo tempo, a área traseira do tanque, combinada com as tampas laterais e o formato do selim, oferece melhor suporte ao piloto durante a frenagem, entrada em curva e curvas. O piloto acha mais fácil se ancorar com os joelhos para neutralizar a desaceleração e a inclinação para fora do selim quando a moto está em uma curva, reduzindo assim o esforço nos braços e, portanto, a fadiga.
Em comparação com a Streetfighter V4 anterior, a curva do guidão foi movida para trás, agora mais perto do piloto em 10 mm, e os pedais estão mais baixos e mais para a frente, e posicionados 10 mm mais para dentro. Isso aumenta o conforto do piloto sem comprometer a distância do solo. Finalmente, os dois transportadores localizados dentro dos painéis laterais afastam o ar quente das pernas do piloto, melhorando o conforto térmico.
Chassi derivado da MotoGP
A Streetfighter V4 nunca esteve tão perto da Panigale V4. Graças ao chassi muito rigoroso da nova superbike da Borgo Panigale, neste modelo não foi necessário alongar o braço oscilante para dar estabilidade à moto, mas bastou trabalhar nas dimensões do chassi dianteiro (+0,5° de ângulo de direção, +1 mm na trilha) para encontrar a síntese entre agilidade e estabilidade.
Derivado diretamente da nova Panigale, o chassi da Streetfighter V4 é completamente novo. O Front Frame é, portanto, mais leve (3,47 kg de peso em comparação com o anterior 4,42) e remodulado em rigidez em comparação com o modelo anterior (-39% na lateral) para oferecer maior confiança ao inclinar e maior eficácia em assumir o ápice e manter a trajetória.
Além disso, o Ducati Hollow Symmetrical Swingarm de dupla face melhora a tração ao sair das curvas e a sensação do piloto na aceleração, com uma redução na rigidez lateral (-43% em comparação com o braço oscilante de um lado do modelo anterior) e um alívio geral do conjunto da roda traseira forjada do braço oscilante igual a 2,9 kg. Na Streetfighter V4 S, as rodas de liga de alumínio forjadas com cinco raios tangenciais, inspiradas nas da DesmosediciGP, pesam apenas 2,95 e 4,15 kg, respectivamente para a dianteira e a traseira.
A suspensão Öhlins NIX/TTX de terceira geração controlada eletronicamente da Streetfighter V4 S expande seu espectro de ajuste, permitindo o uso de calibrações mais confortáveis para uso em estrada e mais sustentadas e eficazes ao andar entre os meio-fios de um circuito. Ao mesmo tempo, a velocidade aumentada das válvulas hidráulicas oferece uma resposta mais precisa e exata em todas as situações de pilotagem. Além disso, em comparação com a Panigale V4, a ligação da suspensão traseira foi revisada em progressividade para oferecer maior conforto na estrada, que é ainda mais aumentado graças à estratégia “Cruise Detection”. Esta última suaviza a suspensão quando detecta um ritmo constante, como em transferências de rodovias, aumentando significativamente o conforto do piloto.
Como a nova Ducati Panigale V4, a Streetfighter V4 também monta pinças de freio dianteiro Brembo Hypure™ . Mais leves (-60 gramas por par em comparação com o Stylema do modelo anterior) e de maior desempenho, as pinças Brembo Hypure™ dispersam o calor gerado pela frenagem de forma mais eficaz, oferecendo desempenho mais consistente e, portanto, maior eficácia para os pilotos na busca de seus limites.
O sistema Race eCBS com funcionalidade Cornering, desenvolvido pela Ducati em colaboração com a Bosch, é capaz de ativar e modular o freio traseiro, limitando as transferências de carga e melhorando a estabilidade da moto na fase de frenagem tanto em uso na estrada quanto na pista, mesmo quando o piloto aplica apenas o freio dianteiro. O sistema, que oferece cinco níveis contra os três do modelo Streetfighter anterior, intervém de forma semelhante ao que é feito por pilotos profissionais nos níveis mais baixos, reservados para uso na pista, enquanto melhora a segurança e a estabilidade nos níveis mais altos, projetados para uso na estrada.
Ducati Vehicle Observer
O Ducati Vehicle Observer, um algoritmo desenvolvido pela Ducati Corse na MotoGP, simula a entrada de mais de 70 sensores, refinando assim as estratégias de controle eletrônico, que podem atingir uma eficácia sem precedentes na produção em série. A precisão dessa funcionalidade permite que os controles intervenham de forma quase preditiva para acomodar prontamente as necessidades do piloto na busca pelo máximo desempenho.
A Streetfighter V4 2025 é de fato equipada com um pacote completo de controles eletrônicos: Ducati Traction Control DVO, Ducati Slide Control, Ducati Wheelie Control DVO, Ducati Power Launch DVO, Engine Brake Control e Ducati Quick Shift 2.0. O sistema DQS 2.0 usa uma estratégia baseada exclusivamente no sensor de posição angular do tambor de marchas, podendo assim usar uma haste de troca de marchas sem microinterruptores e, portanto, oferecendo ao piloto uma sensação mais direta com curso reduzido.
Novo painel 8:3
O novo painel de 6,9″ com proporção de 8:3 oferece máxima legibilidade e está perfeitamente integrado à linha da nova Streetfighter. O vidro protetor utiliza a tecnologia Optical Bonding, para garantir ótima legibilidade em um fundo preto, mesmo durante o dia. A interface oferece visualizações diferenciadas (Infomode) para uso na estrada ou na pista, combinando completude e legibilidade das informações no primeiro caso, ou apoiando o piloto na busca pelo máximo desempenho no segundo.
O painel muda dinamicamente seu layout, movendo as colunas e redistribuindo os espaços, para oferecer máxima visibilidade às funções que estão sendo usadas no momento, como o navegador. Da mesma forma, ao selecionar o modo Views, a coluna esquerda ganha espaço movendo o conta-rotações para a direita e comprimindo a coluna direita, para exibir as diferentes funções disponíveis, incluindo o TPMS, torque instantâneo e potência entregue, valores de aceleração lateral e longitudinal, ângulos de inclinação instantâneos e ação no acelerador e no freio.
O Road Infomode tem gráficos muito limpos, com grande destaque para o conta-rotações circular, colocado no centro e com a indicação da marcha engatada no interior. O lado esquerdo da tela é reservado para as configurações, o navegador, se instalado, o tocador de música, o gerenciamento do smartphone e dos punhos aquecidos dos acessórios, e as diferentes funções disponíveis para cada um desses recursos. No lado direito estão as indicações de velocidade, tempo, temperatura da água e controle de cruzeiro, se ativado.
O modo Track, combinado por padrão com o Race Riding Mode, é projetado para dar ênfase máxima às informações mais relevantes na pilotagem em circuito. O conta-rotações é posicionado na parte superior da tela, com uma escala comprimida até 9.000 rpm, enquanto no centro o piloto encontra a indicação da marcha engatada, e à direita os níveis definidos para os controles eletrônicos (modificáveis através do botão direito) e sua ativação. Na coluna da esquerda encontramos o cronômetro, que ao montar o acessório DDL ou através do módulo GPS é capaz de mostrar o tempo de volta com diferentes tempos parciais, número de volta e a indicação da melhoria em termos absolutos ou em referência à sessão usando os mesmos códigos de cores – branco, cinza, laranja, vermelho – usados na MotoGP.
A nova Streetfighter V4, disponível nas versões V4 e V4 S, com suspensão e amortecedor de direção Öhlins, rodas forjadas e bateria de lítio, chegará às concessionárias em março de 2025. Ambas são oferecidas na configuração monoposto, com kit de passageiro disponível como acessório.
Por enquanto, não há previsão de quando esta nova versão chegará ao Brasil, mas acrditamos que até o encerramento do primeiro trimestre de 2025, poderemos vê-la nas revendas nacionais.
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