ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Batizada de Hypermotard 698 Mono, novidade vem equipada com o novíssimo motor Superquadro Mono, que entrega 77,5 cv de potência

Nesta quinta-feira,2, a Ducati apresentou ao mundo sua mais nova aposta para encantar os ducatistas, a Hypermotard 698 Mono, uma supermotar com design invocado, equipada com um motor que é o primeiro monocilíndrico da fábrica de Borgo Panigale e que promete arrancar suspiros de seus futuros proprietários.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

A Hypermotard 698 Mono foi projetada e construída para atingir o máximo desempenho no asfalto e está equipada com o novo Superquadro Mono, o motor de estrada monocilíndrico mais sofisticado e de alto desempenho já fabricado. Um motor recordista graças à potência máxima de 77,5 cv e à rotação máxima de 10.250 rpm que constituem novos marcos para a categoria. Este motor deriva do bicilíndrico da 1299 Panigale, do qual herda o pistão com diâmetro de 116 mm, câmara de combustão, válvulas de admissão e escape em aço de titânio e distribuição Desmodrómica, a mesma solução que a Ducati utiliza no MotoGP (todos os detalhes técnicos do o motor Superquadro Mono pode ser encontrado aqui ).

Seu pacote eletrônico permite que os menos experientes aprendam a pilotar como um piloto de Supermotard, apoiado pelo ABS Cornering que para esta moto possui configurações desenvolvidas especificamente para gerenciar os power slides..

O mesmo pacote permite que os pilotos mais experientes explorem ao máximo a alta potência do motor Superquadro Mono e o chassi estável e responsivo. A Hypermotard 698 Mono combina a precisão da dianteira das motos desportivas Ducati com a agilidade típica das Supermotards, para uma condução fácil, intuitiva e acima de tudo divertida como uma moto da categoria deve ter. Esse equilíbrio foi alcançado graças às dimensões do chassi que permitem uma frente mais neutra em comparação com motocicletas derivadas do mundo offroad.

A tudo isto soma-se um design que realça a presença do novo motor Superquadro Mono e que combina os traços distintivos das Supermotards de corrida como a simplicidade, agressividade e leveza visual com a limpeza e sofisticação das superfícies.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Estilo Ducati inconfundível
A nova Hypermotard 698 Mono combina uma estética de corrida tipicamente Supermotard, essencial, compacta e agressiva, com as linhas limpas e a atenção às superfícies típicas do design da Ducati.

O resultado é uma motocicleta fina e elegante. As superestruturas reduzidas ao mínimo comunicam imediatamente a esportividade da Ducati e melhoram o desenvolvimento vertical do novo Superquadro Mono. O banco alto e plano, o para-lamas dianteiro alto e a traseira pontiaguda são elementos que confirmam a sua atitude.

Em linha com o estilo Ducati, as rodas de liga leve de cinco raios com design em “Y” combinam o visual esportivo com a vantagem da leveza. Outro elemento único são os escapes duplos montados na parte superior, um elemento distintivo da família Hypermotard e também das Supermotards de competição. O farol LED super compacto integra a função DRL com perfil de luz duplo “C” e faz da Hypermotard 698 Mono uma motocicleta que não passa despercebida. A mesma assinatura luminosa é encontrada na luz de posição traseira.

A personalidade divertida da Hypermotard 698 Mono emerge claramente na versão RVE, caracterizada pela pintura dedicada “Graffiti”. Esta coloração foi criada com a utilização de adesivos com o objetivo de obter gráficos refinados e complexos inspirados em obras de arte de rua.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Motor Superquadro Mono

A Ducati Hypermotard 698 Mono estreia o novo Superquadro Mono, a mais recente adição aos motores Borgo Panigale que se apresenta como uma nova referência de desempenho entre as motos de estrada monocilíndricas. 

Potente, leve e compacto, vem do bicilíndrico mais potente e refinado já criado pela Ducati: o Superquadro de 1.285 cc da 1299 Panigale. Mantém o diâmetro de 116 mm desse motor, valor recorde para um monocilíndrico de estrada, combinado com um curso de 62,4 mm para uma cilindrada de 659 cc, e soluções altamente sofisticadas.

O pistão “box-in-box”, as válvulas de admissão de titânio, a camisa de cilindro de alumínio, o pino do pistão equipado com revestimento DLC e a distribuição desmodrômica tornam o Superquadro Mono capaz de acelerar em velocidades normalmente reservadas apenas para monocilíndricos de corrida (o limitador é definido a 10.250 rpm) e entrega uma potência máxima de 77,5 cv a 9.750 rpm. Além disso, graças ao escapamento de corrida Termignoni, na configuração de pista a potência aumenta em 7 cavalos, atingindo 84,5 cv, outro recorde para um monocilíndrico. O torque é de máximo 6,4 kgm às 8.000 rpm.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Eletrônicos

O equipamento eletrónico de série da Hypermotard 698 Mono é o mais completo da sua categoria e inclui muitos dos comandos presentes na Panigale V4, desenvolvidos especificamente para esta moto. Há ABS Cornering, Ducati Traction Control, Ducati Wheelie Control, Engine Brake Control, Ducati Power Launch e Ducati Quick Shift (DQS) Up/Down, que podem ser adquiridos como acessórios para a versão standard e são fornecidos como padrão na versão RVE.

O objetivo é sempre o mesmo: aumentar a diversão na condução. E com a Hypermotard 698 Mono, os pilotos menos experientes poderão abordar a pilotagem estilo Motard com a certeza de poder contar com uma eletrônica sofisticada.

A Hypermotard 698 Mono possui quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Urban e Wet) aos quais são atribuídos por padrão o Engine Mode (disponível em 3 níveis), os níveis DTC, EBC e ABS, que podem ser modificados pelo piloto. Tudo é gerenciado pelo painel em LCD de 3,8″ com caracteres brancos sobre fundo preto para garantir a legibilidade das informações. Assim como na Panigale V4, a Hypermotard 698 Mono também traz indicação de mudança de marcha e quando o limitador é atingido.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

A Hypermotard A 698 Mono é a primeira Ducati a oferecer quatro níveis de ABS. Dois deles integram a funcionalidade Slide-by-Brake, que através do uso do freio traseiro permite curvas seguras e repetíveis ao deslizar com força em uma condução esportiva na pista. Com o ABS definido para o nível 3, ao usar o freio traseiro durante frenagens agressivas na pista, o Slide-by-Brake é ativado, permitindo à moto um ângulo de inclinação no power slide fácil de gerenciar. Basta frear, começar a entrar na curva e a eletrônica irá assumir. Este nível foi desenvolvido para pilotos menos experientes na pista que desejam começar a se aproximar lateralmente ao entrar nas curvas. Com este nível de Slide-by-Brake, os deslizamentos traseiros tornam-se mais facilmente controláveis, deixando espaço para a diversão.

Quando o ABS está definido para o nível 2, o Slide-by-Brake permite um ângulo lateral mais amplo e deslizamentos de força mais pronunciados nas curvas. Este nível foi desenvolvido para uso esportivo em pista para quem já tem experiência com deslizamentos de força, mas quer contar com a segurança oferecida pelo sistema ABS. Para pilotos mais experientes que desejam gerenciar de forma independente os power slides, está disponível o nível 1, no qual o ABS, e não as curvas, está ativo apenas na frente.

Por fim, o ABS da Hypermotard 698 Mono também possui nível 4, desenvolvido para situações de baixa aderência para garantir máxima estabilidade e segurança, associado por padrão ao modo Wet Riding.

A moto oferece 4 níveis de Wheelie Control. Os níveis 4, 3 e 2 garantem aceleração máxima nas curvas, minimizando a elevação da roda dianteira. O nível 1, porém, foi desenvolvido para uso em pista e permite o levantamento controlado e seguro da frente, maximizando o desempenho e a diversão.

Além disso, exclusivamente para uso em pista, o software Ducati Performance para Ducati Wheelie Control está disponível como acessório. Esta funcionalidade só pode ser ativada em associação com o escapamento Termignoni Ducati Performance, não permitido nas ruas, e fornece uma estratégia de assistência adicional chamada Wheelie Assist. Neste caso, a eletrônica auxilia o piloto na execução e manutenção de uma empinada prolongada, regulando o ângulo por meio do torque fornecido.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Chassi e ergonomia

A Hypermotard 698 Mono é compacta e leve, pesando 151 kg sem combustível. Resultado obtido graças a soluções como o quadro treliçado, capaz de aliar resistência à rigidez e leveza, aos aros fundidos (-0,5 kg em relação às rodas raiadas semelhantes), aos discos com pinças de alumínio (-17% em relação a uma unidade de aço) e ao leve garfo Marzzocchi, totalmente ajustável e equipado com reguladores externos, com garfos dianteiros invertidos de 45 mm, pesando apenas 8,1 kg.

O braço oscilante de dupla face, leve e essencial, trabalha em conjunto com link conectado a um amortecedor traseiro totalmente ajustável. As rodas são equipadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV, medindo 120/70 ZR 17 na dianteira e 160/60 ZR 17 na traseira.

O sistema de freio dianteiro conta com um único disco de 330 mm desenvolvido especificamente pela Brembo para a Hypermotard 698 Mono, com pinça radial Brembo M4.32. Na traseira há um único disco de 240 mm, também com design dedicado.

A posição de pilotagem foi projetada para garantir o máximo controle na pilotagem esportiva, apoiando tanto a pilotagem tradicional com a perna esticada em direção ao solo quanto a com o joelho no solo. O guidão de seção variável determina uma posição imponente, favorecendo os movimentos do corpo. O avanço é ajustável através de parafusos em U excêntricos.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

O design das pedaleiras foi desenvolvido para maximizar o ângulo de inclinação. Além disso, ao retirar as inserções de borracha é possível obter a máxima aderência com botas de cross quando utilizadas em pista graças a um processamento específico do rebordo. A estrutura superior extremamente estreita da moto e o assento plano revestido com um tecido de aderência otimizado facilitam os movimentos do corpo e das pernas.

Acessórios
Os entusiastas que desejam explorar o alto desempenho da Hypermotard 698 Mono no circuito encontrarão diversas propostas no catálogo Ducati Performance, desde o escapamento de corrida Termignoni, assento de corrida, pedaleiras motard, bem como controles deslizantes e capas protetoras para os cárteres do motor. .

Existem também diferentes componentes de fibra de carbono, que ajudam a tornar o monocilíndrico Ducati mais leve e mais agressivo: desde o painel frontal ao escudo térmico do coletor de escape, até um silenciador homologado em titânio e fibra de carbono. Por fim, quem quiser embelezar a estética encontrará diversas peças em alumínio usinado, como manetes de freio e embreagem, os respectivos reservatórios ou tampa de combustível e setas especiais.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Vestuário
A Ducati criou uma linha de roupas dedicada à motocicleta.

O casaco Overlay Yo é a peça principal da coleção, com um design contemporâneo e original criado em colaboração com a Drudi Performance. Combina um tecido exterior transparente com uma malha 3D termorreguladora. Esta jaqueta super versátil, produzida pela Spidi Sport, pode ser acoplada a um colete protetor.

A coleção é enriquecida pela sweatshirt, certificada para uso em motos graças aos reforços de tecido técnico e protetores CE nos ombros e cotovelos. A combinação perfeita é com o capacete dedicado com visual Supermotard agressivo e personalidade forte. A coleção também inclui botas técnicas específicas para andar de motard e calçado desportivo concebido para o uso diário da moto.

ducati-revela-sua-mais-nova-motard

Cores e disponibilidade
A nova Hypermotard 698 Mono estará disponível nos concessionários da rede Ducati a partir de janeiro/24 na clássica Ducati Red com quadro pintado em epoxi a pó, ou na versão RVE com grafismo dedicado, quadro preto e quickshifter DQS de série.

Para os pilotos mais jovens, detentores de licença A2 (Europa), a Ducati oferece a versão com potência limitada a 35 kW. Nesta versão o Superquadro Mono entrega 43,5 cv a 6.250 rpm e 5 kgm a 5.750 rpm.

Por enquanto não há expectativa da vinda deste modelo ao Brasil ano que vem e o preço na Itália ainda não foi revelado pela Ducati, mas certamente o anúncio acontecerá durante a EICMA, que começa nesta próxima segunda.

O vídeo dinâmico da Hypermotard 698 Mono pode ser visto no canal da Ducati no YouTube .

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!