Novos ajustes de chassis e novidades eletrônicas são as grandes novidades para o ano que vem.
Nesta sexta-feira (21/10), a Ducati apresentou a nova família Streetfighter V4 (link para o vídeo original aqui).
Com os modelos V4 e V4 S, juntamente com o mais exclusivo V4 SP2, a Ducati continua na aplicação e evolução da vencedora “Fight Formula”.
Apresentada ao público em 2020, a Streetfighter V4 foi um sucesso instantâneo e estabeleceu novos padrões de desempenho no segmento de nakeds superesportivas naked. Apreciada universalmente por sua estética agressiva e minimalista, caracterizada por uma frente inspirada no Coringa dos quadrinhos, a Streetfighter V4 entrou imediatamente no coração dos entusiastas.
A evolução natural da família é uma moto que leva ainda mais longe os conceitos da “Fight Formula”, cujos elementos-chave são a Panigale V4 sem carenagens, guidão alto e largo, peso de 178 kg, motor Desmosedici Stradale de 208 cv, asas duplas laterais e pacote eletrônico de última geração. Uma melhoria que segue a da família Panigale V4.
O design da Streetfighter V4 é direto e minimalista, com sua luz frontal full-LED e seu DRL em forma de V que lembra a visão frontal da Panigale V4. A frente baixa e inclinada para frente, para estender as linhas fortes do tanque, dá à moto um visual de predador.
O tanque de combustível tem as mesmas formas da Panigale V4 2022, que são projetadas para melhor apoiar o piloto durante as frenagens e curvas. Tem uma capacidade maior (17 litros) e é abraçado por novas tampas laterais.
O novo “Front Frame” e o motor Desmosedici Stradale são deixados o mais descobertos possível, com uma carroceria mínima que, através de linhas aerodinâmicas e volumes esculturais, criam um conjunto limpo e essencial. Na versão V4 S, a Streetfighter 2023 está disponível em uma nova pintura “Grey Nero”, arrojada, apoiada no contraste entre o cinza e os vários tons de preto – escuro e lúcido – da carroceria, que destacam componentes técnicos como freios e suspensão e dão à motocicleta um visual cada vez mais agressivo, mas ainda assim refinado.
Eletrônica
A nova Streetfighter V4 implementa a lógica Power Modes já desenvolvida na Ducati Panigale V4 e V4 S com calibrações dedicadas ao motor Desmosedici Stradale na configuração Streetfighter. Existem quatro modos de entrega do motor: Full, High, Medium e Low. Full e Low são recém-concebidos, enquanto High e Medium foram revisados . O modo Full Power permite que o motor expresse todo o seu potencial com curvas de torque sem filtros eletrônicos, exceto na primeira marcha. Para os modos de alta e média potência, um novo sistema de gerenciamento de mapas Ride by Wire foi desenvolvido com calibração dedicada para cada uma das seis marchas, o que garante que o piloto sempre obtenha o impulso ideal toda vez que o acelerador é aberto. O Low Power Mode, por outro lado, foi projetado para pilotar em superfícies de baixa aderência, limitando a potência máxima da moto a 165 hp (167 cv) e oferecendo uma resposta do acelerador particularmente gerenciável. As calibrações dedicadas à Streetfighter V4 garantem a máxima correlação entre o valor de torque exigido pelo piloto e o realmente entregue.
A Streetfighter V4 na versão 2023 vê a introdução do novíssimo Wet Riding Mode para tornar a pilotagem ainda mais segura em superfícies de baixa aderência. O equipamento de série é enriquecido por uma bateria de íons de lítio para a versão S (1,7 kg mais leve que a anterior e já equipada na versão V4 SP).
O painel da nova Streetfighter V4 também segue a evolução traçada pela Panigale V4. Os gráficos são revisados em todas as visualizações, para tornar as informações mais simples e descritivas e auxiliar na calibração dos diversos parâmetros.
Como na Panigale V4, a mudança de marcha é indicada por um sinal externo de LED verde. O painel oferece o modo de exibição “Track Evo”, que replica o layout usado na MotoGP Desmosedici e garante uma visão imediata das informações mais importantes e a intervenção dos controles eletrônicos.
A Streetfighter V4 2023 também evolui graças ao novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2 que garante melhor estabilidade, precisão e direcionalidade nas fases de frenagem e entrada em curva e a possibilidade de o piloto definir com mais precisão a configuração eletrônica para cada uso . Este software apresenta uma calibração diferente de marcha a marcha em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia foi desenvolvida para otimizar a intensidade do freio motor em função da carga na traseira. Na primeira fase de frenagem, quando há pouca carga no pneu traseiro, o EBC EVO 2 fornece menos freio-motor, aumentando-o à medida que se aproxima do centro da curva, onde a intervenção do freio-motor contribui mais para a desaceleração e fechar a linha. Graças a esta modificação, que garante uma intervenção mais equilibrada do comando do freio-motor em todas as condições de condução, também é reduzido o bloqueio da roda traseira nas secções de frenagem mais exigentes.
A Streetfighter V4 ’23 implementa também uma nova estratégia para o Ducati Quick Shift (DQS) que melhora a fluidez das mudanças em cada grau de abertura do acelerador, tanto quando este está parcializado como quando está completamente aberto, lidando com as duas situações de uma forma diferente.
Na troca parcial do acelerador, a estratégia atua tanto por meio de um corte de injeção quanto pela redução do avanço, tornando as trocas de marcha mais suaves graças à ausência de desligamentos e reinícios do motor. Nas trocas de aceleração totalmente abertas, típicas do uso em pista, a estratégia DQS é refinada com uma evolução da fase de restituição de torque que garante mais estabilidade à moto e um empuxo mais homogêneo e, portanto, mais lucrativo no tempo da volta.
Por fim, uma atualização da estratégia de controle do ventilador de refrigeração, que oferece melhor gerenciamento das temperaturas de operação e maior conforto térmico para o piloto já em velocidades típicas de uso em estrada, é adicionada a essas alterações eletrônicas.
Chassis e Ergonomia
Na nova Streetfighter V4, o chassi também segue a evolução da família Panigale V4 para oferecer aos entusiastas melhorias na estabilidade, maior feeling frontal e segurança de pilotagem. O chassi inclui quadro frontal e braço oscilante unilateral, ambos em alumínio, com garfo invertido e amortecedor regulável mecanicamente na versão padrão V4.
A Streetfighter V4 S possui suspensão Öhlins semiativa (garfo NIX30 invertido de 43 mm e amortecedor TTX36) com interface SmartEC 2.0, ganhando em versatilidade, eficácia e rapidez no setup. Além disso, na versão V4 S, os aros são Marchesini forjados em liga de alumínio com importantes vantagens em termos de agilidade na mudança de direção e capacidade de resposta na aceleração e frenagem graças à redução das massas não suspensas.
Assim como na Panigale V4, o pivô do braço oscilante da Streetfighter V4 2023 está posicionado 4 mm mais alto, aumentando a ação anti-squat que auxilia o piloto graças à maior estabilidade, precisão e capacidade de manter a trajetória ao sair das curvas e, em geral , em todas as situações de aceleração.
A distribuição de peso também se move para a frente, aumentando assim a precisão e a velocidade na entrada em curva. Por fim, a ergonomia se beneficia do novo layout do tanque de combustível, cuja forma oferece maior suporte ao piloto durante as frenagens e curvas. O peso em ordem de marcha da Streetfighter V4 S 2023 é de 197,5 kg.
Motor
O Desmosedici Stradale de 1.103 cc, é capaz de entregar 208 cv a 13.000 rpm e 123 Nm (12,5 kgf.m) na configuração Euro-5. Ele foi foi revisado em calibração para corresponder ao diâmetro maior da saída de escape, introduzida para reduzir a contrapressão de escape. Além disso, do lado direito está a tampa da embreagem da Panigale V4, que permite montar facilmente a embreagem seca e a proteção da tampa da embreagem.
Streetfighter V4 SP2
Para impulsionar ainda mais o desempenho da Streetfighter V4 2023, a Ducati também apresenta o modelo topo de linha, a Streetfighter V4 SP2, produzida em uma versão numerada. Uma moto pronta para a pista, graças a um equipamento técnico exclusivo que combina as especificações “Fight Formula” com as especificações “SP”, tornando-a ainda mais eficaz na pilotagem esportiva e em particular na pista.
A Streetfighter V4 SP2 é oferecida com a pintura “Winter Test”, projetada pelo Centro Stile Ducati, inspirada nas motos Ducati Corse usadas durante os testes de pré-temporada dos Campeonatos de MotoGP e SBK. O preto fosco da carroceria, combinado com o acabamento em carbono fosco dos aros e para-lamas, contrasta com os detalhes em vermelho vivo e o brilho do tanque de alumínio escovado exposto, que também está nas tampas laterais dos radiadores. O número de série limitada é gravado a laser no guidão.
A Streetfighter V4 SP2 está equipada com aros de carbono de 5 raios divididos, 1,4 kg mais leves que os de alumínio forjado montados na Streetfighter V4 S e capazes de reduzir o momento de inércia em 26% na frente e 46% na traseira, tornando a moto significativamente mais ágil e mais leve ao mudar de direção. As pinças de freio dianteiro Brembo Stylema R® garantem alta potência de frenagem, bem como desempenho excepcionalmente consistente, mesmo em caso de uso prolongado na pista.
Na Streetfighter V4 SP2 o Desmosedici Stradale está equipado com a embreagem a seco STM-EVO SBK*, que garante uma melhor função de deslizamento, mesmo nas subidas mais agressivas, e mais fluidez em todas as fases “off-throttle”, essencial para ser eficaz na pista ao andar no limite.
Uma contribuição para o desempenho entre as zebras também vem da suspensão Öhlins com molas e hidráulica idênticas às da Panigale V4 que garantem ao piloto a confiança certa para andar no limite.
O equipamento é completado por pedais ajustáveis de alumínio usinados que aumentam o ângulo de inclinação e permitem que o piloto encontre a posição ideal do assento, para-lamas dianteiro de carbono e por acessórios utilizáveis em “track days”, como uma embreagem de carbono, uma tampa para remover o suporte da placa e parafusos para remover os retrovisores.
Cores e disponibilidade (Europa)
Os modelos Streetfighter V4 e V4 S estarão disponíveis nas concessionárias Ducati a partir de janeiro de 2023, enquanto a versão V4 SP2 chegará a partir de março de 2023. A gama de cores é composta por Ducati Red e a nova pintura “Grey Nero”, que estará disponível apenas para a versão “S”.
Existe uma vasta gama de acessórios, que permitem personalizar a Streetfighter V4 tornando-a ainda mais desportiva, começando com o escape Ducati Performance by Akrapovič. Equipado com silenciadores altos na lateral da rabeta, permite uma redução do peso total de 5 quilos e eleva a potência máxima para 220 cv. O ruído está dentro do limite de 105 dB (102 dB com o dB killer instalado).
O catálogo de acessórios também inclui embreagem deslizante para uso em rua, para-lamas, kit aerodinâmico e proteções de quadro e cárter de fibra de carbono, manetes de alumínio e aquecedores de pneus e suportes para quem deseja usar sua Streetfighter V4 no circuito.
Os vídeos de apresentação dos novos Streetfighter V4 e Streetfighter V4 SP2 estão disponíveis no canal da Ducati no YouTube.