No momento, o motor batizado de Omega 1 é apenas um conceito, mas pode ser o início de uma revolução no uso do motor rotativo
O motor rotativo, também conhecido como motor Wankel, graças ao inventor desse tipo de motor, Felix Wankel, não é uma novidade, já que os primeiros modelos datam da década de 1930. Porém, seu uso nunca foi amplamente adotado e apenas uma empresa conseguiu fazer bom uso prolongado dessa arquitetura de motor, a Mazda.
Mas essa história pode estar prestes a mudar. A start-up Astron consguiu desenvolver um projeto de motor rotativo muito interessante que pode ter lugar ainda nos dias atuais, onde parece que todos estão voltando a atenção para motores elétricos. O Omega 1 Turbine, nome dado ao novo motor, promete entregar incríveis 160cv em um pacote super compacto de apenas 15 kg!. Agora imagine o que um “motorzinho” desses poderia fazer em uma moto!
Um dos principais problemas com o motor Wankel é descobrir como selar o rotor na borda externa da carcaça do motor, um problema que a Astron parece ter resolvido. A Astron também afirma que o novo design é muito mais eficiente do que um motor a gasolina convencional, graças à ausência de peças alternativas e perdas de energia muito menores.
O segredo é que ele separa os quatro tempos de um motor à combustão – admissão, compressão, combustão e exaustão – e divide o ciclo em duas câmaras separadas. No total, o motor possui quatro rotores, um par na extremidade dianteira cuidando dos cursos de admissão e compressão, o outro par na extremidade traseira cuidando da combustão e exaustão. Entre os dois conjuntos de rotores há uma válvula de disco rotativo, um pouco como um motor dois tempos com válvula rotativa, e uma pré-câmara.
Outra ferramenta que aumenta a eficiência é a capacidade do motor de pular ignições quando a velocidade de cruzeiro é mantida. Ela permite que o motor dispare a cada rotação durante a aceleração mas, uma vez que a velocidade de cruzeiro for atingida, o motor só irá disparar quando houver necessidade (a cada cinco, dez ou cinquenta rotações). Quando o motor precisar de mais de força, o computador aumentará a taxa de disparos para entregar potência quase instantânea com pouquíssimo atraso do acelerador. O sistema pode até ser ajustado para eficiência máxima, potência máxima ou uma combinação, dependendo da aplicação desejada.
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