Com mais de 1 milhão de quilômetros rodados e tours em todos os continentes, Eduardo Generali lidera a MotoNomads e consolida sua posição como referência no mototurismo premium brasileiro.
Texto: André Ramos
Fotos: Divulgação Motonomads
Entrevista com Eduardo Generali – MotoNomads

Moto Adventure – Eduardo, você cresceu imerso no universo das motos, filho de Ricardo “Atacama” Generali, e comandou por mais de 10 anos os tours da MotoAtacama. Como essa experiência precoce moldou sua paixão pelo mototurismo e influenciou sua visão ao criar a MotoNomads?
Eduardo Generali – Sem dúvidas meu pai foi, e ainda é na verdade, a maior referência que tenho tanto como motociclista como empresário. Vê-lo planejar suas viagens quando eu ainda era adolescente foi muito legal e onde comecei a despertar um interesse não só por moto mas pelo turismo também. Cursei Hotelaria & Turismo na faculdade e apesar de ainda não imaginar que trabalharia com moto turismo, foi fundamental para iniciar essa jornada organizando viagens de moto ao redor do mundo.
Moto Adventure – O lançamento da MotoNomads em 2023 foi uma decisão natural após anos de atuação no setor. Quais foram os principais motivadores para iniciar um negócio próprio, e como definiria o diferencial da empresa?
Eduardo Generali – A MotoAtacama era uma empresa/marca familiar e apesar de eu sempre ter tido autonomia na divisão de viagens, inclusive com CNPJ e finanças separadas da loja de acessórios, eu não possuía uma marca própria, e sim uma licença de uso. Após a venda da loja/marca, decidimos em conjunto que seria melhor a criação de uma nova marca. Hoje a MotoNomads é parceira da MotoAtacama, mas são empresas independentes. Quanto ao nosso diferencial, sem dúvidas toda bagagem que trazemos desde 2011, quando iniciamos a oferecer cursos e viagens, nos trouxe experiência para entender o mercado, nosso público, e poder oferecer um serviço da alto padrão, possivelmente num nível que nenhuma outra empresa no Brasil tenha.

Moto Adventure – Com mais de 250 tours realizados, 3 000 clientes atendidos e 1 milhão de km rodados, como você mantém a qualidade e a personalização dos roteiros para garantir esse padrão premium?
Eduardo Generali – Esse é um grande desafio nosso e algo que levamos muito a sério. Trabalhamos muito para padronizar processos, treinar guias e funcionários, e estamos sempre atentos à nossa operação. Ao todo, temos um time de 10 funcionários no escritório, entre reservas, marketing, financeiro, relacionamento, comercial e operações, e mais 10 guias que atuam na linha de frente em nossas viagens. Enviamos pesquisas de satisfação e conversamos muito com nossos clientes para nunca deixarmos de evoluir e prestar um serviço que surpreenda sempre nossos clietnes.
Moto Adventure – Quais destinos internacionais de maior destaque vocês oferecem atualmente — e há planos de expandir para novos locais em 2026?
Eduardo Generali – Após focar em Brasil e América do Sul em nossos primeiros anos de operação, logo percebemos que para nos diferenciar e seguir atendendo nossos clientes, deveríamos oferecer destinos variados e estar sempre em busca de novidades. Hoje podemos dizer que oferecemos tours em todos os continentes, inclusive para Antártida (cruzeiro em parceria com a Quark Expeditions). Entre nossos destinos, os da Europa são os que temos tido maior procura, como Alpes, Escandinávia, Pirineus e Adriático. Mas Atacama, Patagonia e Peru sempre estarão em nosso calendário.

Moto Adventure – Como tem sido a receptividade do público brasileiro em relação aos tours e cursos da MotoNomads – especialmente nos roteiros off-road e mais técnicos?
Eduardo Generali – Nossa base de clientes sempre aumenta e temos um alto índice de retenção, inclusive lançamos um Programa de Fidelidade para prestigiar quem viaja conosco todos os anos. Quanto aos cursos, agora temos uma frota de BMW GS 900 em nosso Enduro Park, em Itu, graças a parceria com a BMW.
Moto Adventure – Seu canal no YouTube é um importante canal de comunicação. Como você desenvolve o conteúdo digital para destacar bastidores e construir relacionamento com seus seguidores?
Eduardo Generali – Sempre compartilhamos dicas e viagens em nosso canal. A viagem até o Alaska que fiz com meu irmão já tem mais de 1 milhão de views e até hoje é a que teve maior engajamento. Temos feito um trabalho de desenvolver conteúdo de qualidade através de produtores profissionais, para transmitir o que podemos oferecer da melhor maneira possível. Mas nada substitui a experiência real de estar na estrada!

Moto Adventure – A MotoNomads trabalha em parceria com grandes marcas, como a BMW Motorrad. Como funcionam essas colaborações e de que forma isso agrega à experiência dos clientes?
Eduardo Generali – Hoje somos o principal parceiro da BMW Motorrad do Brasil no que diz respeito a tours e cursos. Sempre fomos fãs e usuários da marca, e se tornar parceiro oficial foi motivo de muito orgulho! Basicamente nos unimos para promover o moto turismo e proporcionar oportunidades para o cliente BMW usar sua moto. Seja num cursou ou numa viagem!
Moto Adventure – Que tipo de formação ou curso vocês oferecem para pilotos que desejam elevar habilidades off-road? E qual a importância do piloto desenvolver tais habilidades?
Eduardo Generali – Hoje trabalhamos principalmente com o Curso de Introdução ao off road para Big trails, ministrado em nosso Enduro Park em Itu-SP. Considero a pilotagem de uma big trail como um esporte de aventura, e nada melhor do que um curso com instrutores especialistas para desenvolver as técnicas básicas de pilotagem. Apenas dessa maneira é possível pilotar com conforto e segurança. Temos um ambiente preparado para uma experiência completa que promove uma verdadeira imersão no off road. Além de motos disponíveis, temos cursos de 1 ou 2 dias, com direito a Glamping e passeio guiado por estradas de terra. Nossas turmas são grupos reduzidos de no máximo 10 motos.
Moto Adventure – Ao longo dos anos, quais foram os principais desafios logísticos e operacionais de organizar tours internacionais em diversas regiões do mundo?
Eduardo Generali – Existem inúmeros desafios em nossa operação, pois temos que lidar com diferentes leis, culturas, idiomas, documentação, climas etc e eles nunca vão deixar de existir, porém, com o tempo, e com uma equipe bem capacitada, aprendemos a lidar com os desafios e usar nossa experiência para superá-los e oferecer viagens seguras e livres de imprevistos.
Moto Adventure – Para 2025 e além, quais são os principais objetivos da MotoNomads — tanto em número de tours, expansão para novos mercados ou lançamento de cursos complementares?
Eduardo Generali – Nosso objetivo é seguir sendo referência nacional em mototurismo, crescer com a mesma qualidade que nos fez chegar no patamar que estamos, e continuar inovando em roteiros, em serviço de alto padrão e poder levar cada vez mais brasileiros explorar o mundo sobre duas rodas. Em 2025 serão 40 grupos ao todo e para 2026 nosso objetivo é bater a marca de 50 tours no ano! Quanto aos cursos, além do Off road que já somos especialistas, nossa vontade é poder oferecer cursos on road também, sempre focando segurança e conforto para pilotos de big trails.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!