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Gerente Sênior de Marketing e de Produtos da BMW Motorrad no Brasil

À frente da BMW Motorrad, a executiva recebeu o bastão da liderança do segmento premium de motos brasileiro e para mantê-lo, está usando de sua experiência e competências, associadas a uma sólida formação.

Texto: André Ramos (*)

Fotos: Divulgação BMW Brasil

Moto Adventure – Olá Gabriela, muito obrigado pela gentileza em atender a reportagem da Revista Moto Adventure. É tua primeira experiência com o mundo da motocicleta. O que está achando dela até este momento?

Gabriela Cicone – Trabalhei no BMW Group do Brasil de 2006 a 2013 com as marcas BMW e MINI, coordenando o lançamento de MINI no país. Sempre gostei bastante de mobilidade premium e das inúmeras possiblidades de trabalho e desenvolvimento. Agora como líder de marketing da BMW Motorrad no Brasil, não é diferente. O cliente é nosso foco e trabalhamos de forma integrada a tentar sempre surpreender esta expectativa. E por isso agradeço sempre todos(as) que nos escolheram como opção de mobilidade premium no mercado. 

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A linha 40 anos da família GS é um trunfo da marca para sua manutenção na liderança do segmento premium

Moto Adventure – Desde que a motocicleta surgiu, este é um universo ainda muito marcado pela presença masculina; a motocicleta sempre esteve atrelada à conceitos subjetivos de força, masculinidade e rebeldia. Como você analisa esta questão, agora que comanda a área de duas rodas de uma das mais importantes e relevantes marcas do mundo?

Gabriela Cicone – Costumo dizer que a motocicleta é um símbolo de liberdade entre os meios de direção, e é por meio dessa liberdade que conseguimos conquistar mais espaço e oportunidade no mercado de trabalho. Liderar a área de marketing de motos do BMW Group Brasil, sem dúvidas, é um desafio único e bastante representativo em minha carreira.Temos uma atuação focada em diversidade, e rebeldia é uma palavra feminina, assim como motocicleta. Somos uma empresa diversa e inclusiva. Não só na liderança, no time, mas em nossas ações e produtos, sempre pensamos nesta diversidade. 

Moto Adventure – Aproveitando, o que pensa quanto à presença da mulher no mundo da moto? E o que pensa em fazer – ou já está fazendo – para fomentá-la ainda mais dentro da BMW Motorrad?

Gabriela Cicone – Acredito que todos(as) têm espaço no universo de mobilidade premium. No desenvolvimento de um produto BMW Motorrad, pensamos em todos(as) e por isso as diferentes opções de porte ou assessórios. Nossa equipe é diversa e seguiremos sempre a atuar de forma inclusiva.  

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O programa BMW Rider Training é uma das experiências da marca focadas no cliente que a executiva destaca

Moto Adventure – Você já atuou no mercado automotivo, quando esteve na MINI e tem ampla experiência no setor aéreo. Como estas expertises e competências contribuem com a tua atuação no mercado de motos e como elas podem contribuir para que possa fazer algo diferente e que promova impacto no segmento?

Gabriela Cicone – Atuei por sete anos no BMW Group do Brasil com as marcas BMW e MINI, e por anos na indústria aérea em empresas como British Airways, Iberia e Copa Airlines, gerenciando os mercados da América Latina – graças a minha formação em Turismo. Cada mercado é desafiador e único, mas levar a melhor experiência ao consumidor, assim como é um dos nossos principais objetivos em BMW Motorrad, é algo que vejo como semelhança, uma vez que no setor aéreo as experiências são profundamente marcantes para o público. Em BMW Motorrad, por exemplo, investimos em eventos como o BMW Rider Experience, que oferece uma programação exclusiva e dedicada aos amantes de duas rodas – tanto online quanto presencial. Conseguimos, com isso, levar uma experiência diferente aos nossos consumidores. E, da mesma forma, agora vamos lançar o GS Trophy 2021 no Brasil e seguir investindo em experiências para nossos(as) clientes.

Moto Adventure – Você assumiu teu cargo em março deste ano. Neste curto período, como analisa o mercado de motos brasileiro e a posição que a BMW Motorrad desfruta nele?

Gabriela Cicone – Somos líderes no segmento premium de motocicletas no mercado brasileiro. Comercializamos 6.573 unidades nos seis primeiros meses de 2021, um crescimento de 43% em comparação com o resultado registrado entre janeiro e junho do ano passado (4.602 unidades emplacadas). Trabalhamos de forma muito integrada com nossa fábrica própria, a única exclusiva pra produção de motocicletas fora da Alemanha no BMW Group, e com nossa Rede de Concessionários. O mercado cresce e estamos trabalhando para que este crescimento seja integrado com nossa capacidade de produção, entrega e na experiência toda, seja em eventos como em assessórios e serviços. Nossa estratégia é muito conectada com a produção local, e preferimos ter esta conexão produtiva para que os produtos sejam lançados no melhor momento e com todo o apoio da empresa para os clientes, em produtos e serviços.

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A planta de Manaus (AM) é a única a produzir motos fora da Alemanha e teve no final do ano passado sua capacidade produtiva ampliada em 50%

Moto Adventure – O Brasil é o país onde mais se vende G 310GS e F 850GS em todo o mundo. Isso para você é motivo de tranquilidade ou de preocupação?

Gabriela Cicone – Expandimos nossa produção local no final de 2020 na planta BMW Motorrad em Manaus, de 10 mil para 15 mil unidades. Os dois modelos são importantes para nossa estratégia comercial, o que nos ajuda a seguir na liderança do segmento premium de motocicletas no mercado brasileiro. O Brasil foi um dos principais centros de pesquisa para a BMW GS 310 e para a BMW G 310 R.  Como produtos de entrada em nossa marca, eles recebem o mesmo foco e atenção aos detalhes, tecnologias que toda a nossa gama tem. E seguimos a influenciar na evolução destes modelos. A ciclística destas motocicletas é única como em toda BMW Motorrad. A F 850 GS e toda a linha são um caso de amor com o Brasil e temos muito orgulho desta conexão. Desenvolvemos, produzimos e fazemos nossas ações no Brasil por entender que nosso público valoriza e deseja este vínculo local.

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Gabriela Cicone tem passagens pela empresa e associa forte experiência profissional a uma robusta formação acadêmica

Moto Adventure – E como a matriz olha para o mercado brasileiro?

Gabriela Cicone – O Brasil é um mercado importante para o BWM Group. Somos líderes no segmento premium de motocicletas no país e estamos entre os seis maiores mercados do mundo. Nossas ações regionais são bem recebidas pela matriz e demais líderes mundialmente. Somos exemplo!

Moto Adventure – Qual balanço você faz da pandemia e como ela impactou o negócio da BMW Motorrad no Brasil? E quais tuas expectativas daqui em diante?

Gabriela Cicone – Trabalhamos com foco na saúde e segurança de nossos colaboradores, parceiros e clientes. Isso nos fez acelerar experiências digitais e acabou por acelerar algumas ações e tecnologias. Estamos voltando com eventos de experiência e seguindo todas as normas de saúde e segurança pois também é um pedido dos(as) nossos(as) clientes. 

Mesmo durante esse período desafiador, seguimos na liderança no mercado premium de motocicletas no Brasil. No final de 2020, aumentamos a capacidade de produção da planta BMW Motorrad em Manaus, de 10 mil para 15 mil unidades, e já começamos a ter resultados desse investimento. No primeiro semestre de 2021, tivemos um crescimento de 42%, e nosso modelo BMW R 1250 GS é a motocicleta acima de 500 cilindradas mais vendida do país. Em julho/2021, por exemplo, tivemos 1.083 emplacamentos (dados da Fenabrave). Os resultados são promissores! Neste ano ainda celebramos os 40 anos da linha GS com edições especiais das motocicletas F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, além de uma série de condições especiais em toda a nossa linha de motocicletas.

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A R 1250GS é a moto que mais vende no segmento premium nacional

Moto Adventure – Como você analisa eventos como o Salão Duas Rodas? Ainda é um formato interessante à marca face aos investimentos e à baixa possibilidade de testes e interação com o consumidor? Ou vocês pensam em outras possibilidades e formatos?

Gabriela Cicone – Enfrentamos uma mudança representativa que afetou a forma como interagimos. Acredito que teremos espaço, oportunamente, para eventos presenciais e também online, pois são interações diferentes e feitas a partir de propostas diferentes. Iremos, certamente, analisar e avaliar cada oportunidade de acordo com o momento e o cenário, sempre considerando a saúde e a segurança de todos os envolvidos.

Hoje, como marca, estamos mais focados em eventos próprios e estamos acompanhando como os principais salões irão evoluir. Nosso foco está voltado em experiências com nossos produtos para clientes e interessados na marca.

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O BMW GS Trophy voltará a ter a seletiva brasileira realizada em nosso país

Moto Adventure – Falando em lançamentos, o brasileiro pode esperar ainda novidades para 2021? Em caso afirmativo, pode nos adiantar em quais segmentos estes acontecerão?

Gabriela Cicone – Sempre temos novidades.  Em eventos, além do Rider Training e sua agenda de ações para que os clientes evoluam no relacionamento e tecnicamente, podendo sempre exigir mais dos produtos BMW Motorrad, confirmo a volta do BMW GS Trophy local, com as ações classificatórias para o evento mundial.  Estamos prestes a celebrar cinco anos de produção na nossa fábrica de Manaus, e mais novidades estão por serem anunciadas.

Moto Adventure – Para finalizarmos: você pensa em andar de moto, caso ainda não o faça? Até que ponto, andar ou não de moto, pode influenciar nas estratégias, decisões e ações de quem comanda uma área de motos? Você acredita – ou não – que o fato de ser ou não motociclista pode promover maior ou menor efetividade de ações nesta área?

Gabriela Cicone – Como responsável de marketing, minhas atribuições incluem produto e desenvolvimento. Sou iniciante ainda no universo da direção em duas rodas, e esta é uma das vantagens de uma marca tão inclusiva, pois temos produtos para iniciantes e experts, que passam pela versatilidade da GS, a esportividade da linha R, ou mesmo as mais estradeiras como uma Bagger. A tecnologia da BMW Motorrad foca em transformar sonhos em realidade, com liberdade.

(*) Colaborou Tayane Garcia (Jeffrey Group Brasil, assessoria de imprensa BMW Group Brasil)

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