Ele começou a atuar no mercado de equipamentos de proteção para motociclistas e motos há 35 anos e hoje é um dos mais relevantes players do segmento. Conheça um pouco sobre a história e a visão de Persio Mattos.
Texto: André Ramos
Fotos: Divulgação
Em uma entrevista exclusiva à Revista Moto Adventure, o empresário e presidente da Sportsco, renomado distribuidor de equipamentos off-road, Persio Mattos, compartilhou sua notável trajetória no universo empreendedor da motocicleta e discutiu os desafios e sucessos enfrentados ao longo dos anos.
Acompanhe a partir de agora, a entrevista na íntegra, cujo resumo foi publicado em nossa edição 280 (março/2024).
Moto Adventure – Conte-nos um pouco sobre tua trajetória no universo empreendedor da motocicleta. Você tem um retrospecto que representa um capítulo importante na história da indústria de equipamentos de proteção, principalmente para o off-road, no Brasil
Persio Mattos – Primeiramente que agradecer a Revista Moto Adventure pelo espaço e oportunidade. Trabalho neste ramo do motociclismo há 35 anos. Foi representante comercial até assumir a presidência da Silva Mattos, empresa que distribuía várias marcas no Brasil, entre elas a FOX e ASW. Eu sempre trabalhei na área comercial, de Marketing, e também era responsável por todos os contatos internacionais. Em 2014, me desliguei da empresa e montei a Sportsco, uma empresa de distribuição de equipamentos OffRoad.
Moto Adventure – Agora, vamos falar um pouco da SporstCo. Como foi que ela surgiu? Fale sobre sua trajetória até os dias atuais.
Persio Mattos – A Sportsco foi criada em 2014, em sociedade com meus irmão Paulo e Dimas Mattos mas após um ano, adquiri suas ações me tornando sócio único da empresa. Iniciamos a distribuição das marcas 100%, POD, FLY e criamos uma marca própria, a Mattos Racing. Nosso foco, até então era exclusivamente no Motociclismo OffRoad e no ciclismo, e em 8 anos tivemos um crescimento significativo no mercado, ampliando o número de produtos e de marcas distribuídas. Com a Marca Mattos Racing, veio a implantação de uma fábrica nacional de equipamentos onde produzimos todo vestuário da marca. Em 2022, através de uma novo acordo, a Sportsco recebeu novos sócios e dentro de um novo planejamento de negócio, fomos atrás de novas marcas e novos mercados. Hoje distribuímos com exclusividade, 12 marcas, sendo elas a 100%, FLY, POD, Mattos Racing, SIDI, MT, AXXIS, AIROH, Dainese Offroad, Suomy, Gaerne cycling e Fasthouse.
Moto Adventure – Como a pandemia afetou teu negócio? Os impactos foram negativos ou positivos?
Persio Mattos – A pandemia foi um período surreal.. Inicialmente, com o fechamento do comércio foi terrível, mas isso logo mudou quando as lojas de moto e bike puderam operar. As vendas continuaram e cresceram. A unidade que mais cresceu foi a de ciclismo. Realmente um boom nas vendas e dificuldades de reposições com velocidade.
Moto Adventure – No pós-pandemia, os preços globalmente subiram muito, devido à crise dos semi-condutores, do aumento do custo do frete, crise dos contêineres… Entretanto, já começa a surgir um movimento, em especial, no mercado de carros, sinalizando uma possível queda nos preços daqui para frente. Você acredita que isso poderá acontecer com o mercado de equipamentos?
Persio Mattos – De uma certa forma já aconteceu. No pós pandemia, as empresas acabaram muito estocadas e promoções foram inevitáveis. Até os dias de hoje podemos observar produtos com descontos em todas lojas. Daqui pra frente acredito que as coisas irão se estabilizar.
Moto Adventure – Como você analisa o atual momento do mercado nacional, focado em teu negócio?
Persio Mattos – Podemos dividir meu negócio em 3 unidades, uma de ciclismo onde o mercado continua muito difícil, com muita oferta de produto, muita promoção e essa situação deve perdurar ainda até meados de 2025. A unidade OffRoad, já começa a voltar ao normal este ano. Pelo menos para a Sportsco, conseguimos equilibrar nossos estoques e com a chegada de novas marcas importantes como a Airoh, projetamos um crescimento interessante para 2024. A grande novidade para a Sportsco é a chegada da unidade OnRoad com os capacetes MT, AXXIS, AIROH e as botas Sidi. Nessa unidade, já estamos tendo um sucesso gigante. Nosso capacetes estão muito ajustados ao preços de mercado com qualidade superior aos nossos concorrente na mesma faixa de preço. Os volumes são altíssimos e os investimentos estão sendo executados para que não falte produto ao cliente.
Moto Adventure – Recentemente, duas marcas importantes entraram para o portfolio da empresa: Axxis e MT, ambas de capacetes. Fale um pouco sobre isso e a estratégia que está por trás delas.
Persio Mattos – MT e AXXIS são marcas espanholas que pertencem ao mesmo grupo, mas são empresas separadas. Essas marcas tinham um distribuidor no Brasil que era licenciado para produção local mas, em 2022, encerrou esse contrato e não foi renovado. Em 2023 a MT e a AXXIS, que são vendidas em mais de 160 países em todo o mundo, escolheu a Sportsco para ser seu distribuidor exclusivo por aqui e o contrato foi assinado. Desde então estamos trabalhando muito para garantir aos lojistas e consumidores, a oferta de um produto honestíssimo, com preços ajustados ao mercado e qualidade superior. Tanto em MT como em Axxis, todos produtos são importados, modelos novos, nada que já se viu no Brasil antes, todos com a nova certificação europeia 22.06, que garante maior segurança ao usuário, e claro aprovado pelo inmetro. Em ambas as marcas, teremos um família de produtos, destinada aos diversos tipos de motociclistas que temos. Estamos trazendo os capacetes abertos, fechados, fechados com viseira interna, escamoteáveis, e pela MT o KRE de carbono. Nossa estratégia está em apresentar ao mercado um linha de produtos diversificada e de alta qualidade, preços agressivos, disponibilidade de reposições, e principalmente, uma empresa idônea e muito respeitada no mercado Offroad que agora se apresenta para o Street também. E também teremos uma linha de capacetes premium da marca AIROH e de botas italianas da marca SIDI para o mercado de rua.
Moto Adventure – 2023 foi um ano muito bom para a indústria da motocicleta e 2024 já começou com quebra de recorde de produção. Isso também se reflete nos números da SportsCo?
Persio Mattos – Sem dúvida, principalmente para o mercado de motos On Road. Esse mercado é muito mais exigente e demanda mais atenção. Os volumes são maiores e os lojistas dependem de um trabalho muito sério por traz. As marcas também fazem toda diferença. Mas em minha opinião a qualidade vai sempre falar mais alto. Mais cedo ou mais tarde essa qualidade vai fazer a diferença nas lojas.
Moto Adventure – Algumas marcas apoiam pilotos e equipes de competição. Como a SportsCo se posiciona neste sentido em relação às marcas que representa?
Persio Mattos – Temos muitos pilotos que apoiamos tanto no Motociclismo Offroad como no ciclismo MTB, BMX, etc. Apoio a pilotos e competições fazem parte de nosso negócio. Para 2024, estamos com o patrocínio de equipes com a 595 Yamaha, Honda Rally Team, TM enduro, Equipe Mattos Racing Enduro, Equipe honda MX, e pilotos como Caio Lopes, o campeão Brasileiro de Motocross Fabio Santos, Gustavo Mesquita, Mario Couto, entre outros. Também somos patrocinadores oficiais do Campeonato Brasileiro de Enduro e do Campeonato Brasileiro de hard enduro. Já estamos de olho nas equipes de moto velocidade e quem sabe ainda este ano teremos novidades.
Moto Adventure – Tua empresa tem foco na importação. Como o câmbio desfavorável impacta o teu negócio? E como contornar isso?
Persio Mattos – Não tem muito como contornar. Com nossa marca própria, implantamos uma fábrica local que não é totalmente afetada pela variação cambial, mas com os produtos importados, o jeito é negociar muito com os fornecedores e tentar na medida do possível sempre aumentar os volumes para diminuição de custos.
Moto Adventure – O que você está preparando para este ano? Lançamentos, novas marcas… O que vem pela frente?
Persio Mattos – Muuuitos lançamentos. Praticamente toda linha de capacetes são novas, e marcas que recentemente trouxemos sendo apresentadas ao mercado com produtos novos, coleções 2024, etc. Também estaremos presentes nas principais feiras de negócios em São Paulo, muitas viagens programadas e visitas a clientes, ou seja, o que vem pela frente é muito trabalho.
Moto Adventure – E para finalizarmos, e quanto ao Salão Duas Rodas? Você acredita que ele ainda poderá, um dia, voltar a acontecer? O evento era bom para uma empresa como a tua?
Persio Mattos – As feiras são interessantes quando bem organizadas e com propósitos específicos. Os valores investidos devem condizer com o mercado se não a coisa não acontece. O Salão Duas Rodas sempre foi muito importante e torço para que volte. Entretanto, temos outros eventos como o Festival Interlagos e o Salão Internacional da motocicleta que tomaram posições e estratégias interessantes e estão muito fortes. Nós estaremos presente em ambos e conto com a visita de todos em nosso stand para conhecer as novidades. J